Eventos

Classe CSS para cor: 
eventos

Homenagem ao professor Márcio Damin

Data da publicação: sex, 09/05/2025 - 15h19min

Os membros do Grupo de Pesquisa em Metafísica e Política e do Grupo Physis convidam a comunidade acadêmica para a homenagem ao professor Márcio Damin. O encontro será realizado no dia 15 de maio (quinta-feira), às 10 horas, no Auditório Fausto Castilho, no IFCH.

A atividade busca celebrar a memória e o legado intelectual do professor Márcio Damin, cuja trajetória foi marcada pelo compromisso com o pensamento filosófico, a pesquisa crítica e a formação de gerações de estudantes e pesquisadores.


Nota pesar do Departamento de Filosofia

Data da publicação: ter, 06/05/2025 - 18h23min

O Departamento de Filosofia lamenta profundamente o falecimento de Márcio Augusto Damin Custódio, nosso colega desde 2010, ocorrido na madrugada de 6 de maio de 2025. Formado integralmente pela UNICAMP, tornou-se livre-docente em 2017 com a tese “Matéria em Tomás de Aquino e Descartes” e, recentemente, dedicava-se ao estudo de Margaret Cavendish.

Márcio foi um professor exemplar, muito querido pelos alunos e alunas, um orientador que mantinha uma relação próxima e amigável com seus orientandos e orientandas, além de ser um colega sempre presente, cordial e acolhedor. Dedicou-se incansavelmente ao bom funcionamento do curso de Graduação, assumindo a coordenação associada e a coordenação de graduação entre 2010 e 2018, liderando projetos fundamentais para a licenciatura em filosofia. Da mesma forma, exerceu o cargo de coordenador de pós-graduação entre 2018 e 2022, conduzindo processos importantes para a renovação e internacionalização do PPGF. Será lembrado por sua dedicação à universidade pública e por sua gentileza e tranquilidade.

O Departamento de Filosofia lamenta profundamente o falecimento do Prof. Márcio Damin e expressamos nossas profundas condolências à esposa, Sueli Sampaio Damin Custódio e a seus familiares, amigas e amigos.


Fascismo na Itália: ideologia, intelectuais e autoritarismo

Data da publicação: ter, 06/05/2025 - 15h49min

Nesta entrevista, o professor Álvaro Bianchi, do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Pensamento Político (Pepol), analisa as complexas relações entre fascismo, liberalismo e antiliberalismo na Itália dos anos 1920, traçando paralelos com o cenário político atual.
A partir de seus três artigos mais recentes, publicados nas revistas "Fascism: Journal of Comparative Fascist Studies", "Novos Estudos CEBRAP" e "Dados – Revista de Ciências Sociais do IESP-UERJ", Bianchi discute como o fascismo soube explorar alianças com setores liberais para ascender ao poder, o papel legitimador de intelectuais como Vilfredo Pareto, a centralidade da violência política na ideologia fascista e as implicações históricas desse período para a preservação das democracias contemporâneas.

Artigos citados na entrevista (acesso aberto/acadêmico):
Fascism, Anti-Liberalism and Liberalism in Italy (Fascism: Journal of Comparative Fascist Studies):
https://brill.com/view/journals/fasc/13/2/article-p153_1.xml

Fascismos: ideologia e história (Novos Estudos CEBRAP):
https://doi.org/10.25091/S01013300202400010003

Vilfredo Pareto e o fascismo (Dados – Revista de Ciências Sociais):
https://doi.org/10.1590/dados.2025.68.3.375


 


Mesa-redonda "A quem interessa a homotransfobia: cotas trans, cultura e política"

Data da publicação: ter, 06/05/2025 - 16h17min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) receberá, no Auditório Fausto Castilho, o evento A QUEM INTERESSA A HOMOTRANSFOBIA: COTAS TRANS, CULTURA E POLÍTICA.
Com a participação de Ronaldo Alexandrino (FE), Wagner Romão (IFCH) e Alice Domingues Blanger, o evento pretende promover o debate sobre políticas de cotas para pessoas trans. A atividade faz parte de uma série de eventos organizados pela CPDC (Faculdade de Educação) com temas da atualidade na área de educação.
A mesa redonda acontecerá no Auditório Fausto Castilho, , dia 13/05/2025 das 14:30 às 17:30 e será transmitido pelo Youtube @FaculdadedeEducacaodaUnicamp