Departamento Sociologia
Lançamento do livro Influência.
A África utópica como antirracismo ou como movimento identitário
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas promove a palestra A África utópica como antirracismo ou como movimento identitário, com Michel Agier (EHESS) e mediação de Antonio Sérgio Guimarães (USP). Coordenada por Mário Medeiros (Departamento de Sociologia/IFCH), a palestra ocorrerá no Auditório Marielle Franco do IFCH, às 14 horas, no dia 03/04/2025.
Apoio:Programa de Pós Graduação em Sociologia (IFCH/Unicamp)
Apoio técnico: Coordenadoria de Eventos, Extensão e Difusão (IFCH/Unicamp)
Local: Auditório Marielle Fanco do IFCH (Prédio de Graduação, térreo)
Rua, Cora Coralina, 100
Campinas/SP
A África utópica como antirracismo ou como movimento identitário
Lançamento do livro CLANDESTINA
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas promoverá no dia 23/04 o lançamento do livro "Clandestina" de Ana Corbisier, com participação de Fábio Querido, docente do departamento de Sociologia da Unicamp, e Higor Codarin, Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorando em sociologia pela UNICAMP. Este evento aberto contará com pautas de discussão relacionadas a luta armada na ditadura militar brasileira e a vida na clandestinidade dos militantes do período, em especial Ana Corbisier, exilada no fim da década de 1960, aliada de Carlos Marighella na ALN e pertencente da guerrilha rural cubana durante os anos 1969 a 1975.
O evento acontecerá no Auditório Marielle Franco no térreo do IFCH de forma presencial.
Rua Cora Coralina, 100 - Cidade Universitária, Campinas
23/04/2025 - 16h
Lançamento do livro CLANDESTINA
Prosa Sociológica: Sociology in China
A próxima edição da Prosa Sociológica discutirá o tema Sociology in China no dia 26 de março, às 17 horas, no Auditório Marielle Franco. O evento contará com a presença do sociólogo chinês Qiu Zeqi, professor da Universidade de Pequim, que abordará como as Ciências Sociais, em especial a Sociologia, têm estudado as transformações sociais, econômicas e organizacionais na China ao longo das últimas quatro décadas. Organizado pelo professor Tom Dwyner e pelo Departamento de Sociologia do IFCH, o debate será realizado em inglês e é aberto ao público.
O professor Qiu Zeqi, novo convidado do Programa Cesar Lattes do Cientista Residente, é referência internacional na área de sociologia das organizações, com pesquisas que exploram desde as mudanças nas estruturas corporativas chinesas, impulsionadas pelas reformas econômicas e pela globalização, até o impacto da tecnologia e da digitalização nas práticas de gestão e nas relações de trabalho. Seus estudos também destacam o papel das ONGs e iniciativas comunitárias no desenvolvimento socioeconômico, além de avanços metodológicos na análise de redes sociais dentro de organizações.
Prosa Sociológica: Sociology in China
Seminário de 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia
O Seminário 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia será realizado entre os dias 10 e 12 de março de 2025, no IFCH Unicamp. O evento celebrará as cinco décadas de trajetória do programa, reunindo docentes e discentes de diversas gerações que contribuíram para a construção de suas linhas de pesquisa e sua relevância acadêmica .
O seminário tem como objetivo não apenas refletir sobre as origens e a história do programa, mas também discutir seu presente e futuro. A programação contará com mesas-redondas, aulas magnas e debates que abordarão temas centrais da sociologia, como pensamento social brasileiro, ciência e tecnologia, cultura, trabalho, desigualdades, cidadania, crise ambiental e justiça social.
A abertura do evento ocorrerá no dia 10 de março, às 9h30, com uma mesa composta pela professora Rachel Meneguello, pró-reitora de pós-graduação da Unicamp, e pelo professor Leonardo Fontes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Em seguida, serão realizadas as mesas Pensamento Social Brasileiro e o Fazer Sociológico no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência, Tecnologia e o Fazer Sociológico no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. À tarde, o debate seguirá com a mesa Perspectivas sobre a Conjuntura Contemporânea: Cidadania, Crise Ambiental e Justiça Social. O dia será encerrado com a aula magna As Ciências Sociais e seu Tempo, ministrada pelo sociólogo Renato Ortiz.
No dia 11 de março, o seminário continuará com mesas que discutirão as perspectivas do programa, sua formação, diálogos e trajetórias, além de temas como cultura, trabalho e desigualdades. O destaque do dia será a aula magna O Nosso Fazer Sociológico Crítico: Gênese, Consolidação e Desafios, com Ricardo Antunes.
O evento será finalizado no dia 12 de março, às 15h, com a cerimônia de entrega do título de Professora Emérita a Élide Rugai Bastos, reconhecendo sua contribuição fundamental para o programa e para as ciências sociais no Brasil.
O seminário é aberto ao público e será uma oportunidade única para celebrar a história e o impacto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp.