Departamento Sociologia

Classe CSS para cor: 
dep_sociologia

Prosa Sociológica e Workshop com Michelle Redondo

Data da publicação: ter, 15/07/2025 - 11h51min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia receberão a pesquisadora Michelle Redondo (Post-Doctorante du Cresppa/GTM - Membre du Laboratoire d’Études de Genre et de Sexualité – LEGS - UMR 8238) para duas atividades entre 6 e 7 de agosto:

 

06/08/2025

Prosa sociológica:como o cuidar e o cuidado se tornaram uma pesquisa feminista

17h às 19h

Sala Multiuso

 

07/08/2025

Workshop: metodologia em entrevistas em profundidade

9:30 às 13h

Sala Multiuso

 

Os eventos recebem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e foram organizados por Bárbara Castro, Mariana Chaguri, Leonardo Fontes e Michel Nicolau Netto, professores do Departamento de Sociologia.

__alt__

 


Programação:

Data Título
qua, 06/08/2025 - 17:00 Prosa Sociológica e Workshop com Michelle Redondo

CONCURSO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

Data da publicação: qui, 10/07/2025 - 14h41min

Em breve, o Departamento de Sociologia da Unicamp abrirá inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Doutor.

A Unicamp estabeleceu novas regras para seus Concursos, saiba um pouco mais sobre elas e se prepare para nosso Concurso.

Para se inscrever, será necessário submeter os seguintes materiais: 

I - documento de identificação pessoal;
II - exemplar do Memorial Circunstanciado;
III - arquivo digital contendo a compilação de todos os documentos integrais de cada trabalho ou documento mencionado no Memorial Circunstanciado;
IV - Plano de Trabalho.

O Memorial Circunstanciado deve apresentar uma apreciação das atividades e dos trabalhos desenvolvidos ao longo da trajetória acadêmica e profissional. Nele também deverá constar:
I - títulos universitários;
II - curriculum vitae et studiorum;
III - atividades científicas, didáticas, artísticas, técnicas e profissionais;
IV - prêmios acadêmicos e títulos honoríficos;
V - bolsas de estudo em nível pós-graduado;
VI - cursos frequentados, congressos, simpósios e seminários dos quais participou.

O Plano de Trabalho poderá conter atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Confira as principais regras em: https://www.pg.unicamp.br/norma/32054/0


Ecologia e Consciência de Classe: Tradições, Lutas Operárias e o Movimento Climático Contemporâneo

Data da publicação: qua, 14/05/2025 - 10h49min

Ecologia e Consciência de Classe: Tradições, Lutas Operárias e o Movimento Climático Contemporâneo

No dia 19 de maio, às 19h, no auditório Fausto Castilho, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o cientista político e ativista Jonas van Vossole, da Universidade de Coimbra, irá discutir ecologia e consciência de classe. Na conferência, o pesquisador buscará desconstruir a ideia comum de que a classe trabalhadora industrial — por sua defesa da indústria e do emprego — é necessariamente uma força conservadora no enfrentamento das mudanças climáticas e das contradições ecológicas do capitalismo. Na primeira parte de sua conferência, analisará o papel da natureza e do trabalho no capitalismo a partir da teoria do valor de Marx, explorando as diferentes formas de acumulação e como estas moldam a relação entre sociedade e meio ambiente. A segunda parte abordará as relações entre ideologia, consciência ecológica e consciência de classe, investigando como essas dimensões se entrelaçam ou se distanciam em diferentes contextos históricos e políticos. Por fim, a conferência abordará comparativamente as formas e métodos de luta da classe trabalhadora e dos movimentos climáticos contemporâneos, com o objetivo de aprender com suas diferenças e similitudes e, a partir delas, propor uma aliança política capaz de enfrentar o capitalismo e suas contradições sistêmicas.
 
A atividade terá a mediação de Patrícia Rocha Lemos, pós-doutoranda pela Universidade de São Paulo.
 
Jonas van Vossole é cientista político, sociólogo, economista e ativista. Tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de Coimbra e atualmente é pesquisador FCT-CEEC no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação concentram-se em economia política, ecologia política, eco-marxismo, movimentos sociais, relações internacionais, crise ecológica e estudos da democracia. É co-coordenador da Oficina Ecologia e Sociedade (ECOSOC) no CES e da Associação de Economia Política para a região Centro de Portugal.
__alt__


Programação:

Data Título
seg, 19/05/2025 - 19:00 Ecologia e Consciência de Classe: Tradições, Lutas Operárias e o Movimento Climático Contemporâneo

Lançamento do livro A SOCIEDADE EM LAÇOS: TEORIA DO VÍNCULO SOCIAL

Data da publicação: seg, 02/06/2025 - 15h47min

ATENÇÃO PARA O NOVO HORÁRIO: 17:30

O Instituto de Filosofia e Ciência Humanas recebe, no dia 03 de junho de 2025, o autor Serge Paugam para o lançamento do livro A SOCIEDADE EM LAÇOS: TEORIA DO VÍNCULO SOCIAL. O lançamento será no Auditório Fausto Castilho, às 17:30 horas, e contará com a mediação do Prof. Dr. Leonardo Fontes, do Departamento de Sociologia.

O livro é resultado de pesquisas sobre o que liga os indivíduos uns aos outros e à sociedade como um todo e da anaálise de como os laços sociais estão normativamente interligados em cada sociedade, tendo envolvido, portanto, comparações entre vários países ou regiões do mundo.

Serge Paugam é sociólogo, pesquisador, e diretor de pesquisa do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e  da EHESS (Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais), na França.

__alt__


Programação:

Data Título
ter, 03/06/2025 - 18:00 Lançamento do livro A SOCIEDADE EM LAÇOS: TEORIA DO VÍNCULO SOCIAL

Lançamento do livro Influência.

Data da publicação: sex, 06/06/2025 - 15h44min

O IFCH promove no dia 10 de junho, às 17h, o lançamento do livro Influência (Alameda Editorial), do sociólogo Renato Ortiz, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. O evento acontecerá na Sala Multiuso do prédio da Administração do IFCH e é aberto ao público, fazendo parte da programação da Prosa Sociológica.

Em "Influência", Renato Ortiz investiga a ascensão dos "influenciadores digitais" e como esse fenômeno, aparentemente recente, está profundamente ligado à evolução da internet e da cultura digital. O livro traça um panorama histórico desde as origens militares e científicas da computação no pós-Segunda Guerra até a transformação da informação em dados binários, destacando como a lógica técnica do digital redefine a comunicação e o poder social.

Com uma abordagem sofisticada e erudita, a obra já é considerada uma referência para entender o impacto da internet na sociedade contemporânea. Ortiz analisa não apenas as plataformas digitais, mas também como a noção de "influência" se tornou central na cultura global.

Renato Ortiz é autor de obras como Cultura Brasileira e Identidade Nacional, Mundialização e Cultura e O Universo do Luxo. Além de sua carreira acadêmica, é também compositor, tendo disponível nas plataformas digitais o album Viagem.
 

__alt__