Existe 'universidade' em pajubá?: Transições e interseccionalidades no acesso e permanência de pessoas trans*

A última década foi marcada por passagens importantes no acesso de pessoas trans* no ensino superior. Embora tais ações se revistam de fragilidades, além de manter estreita interdependência com medidas de promoção de permanência, delimitam um cenário novo: as primeiras pessoas trans* que utilizaram o nome social nos exames para ingresso no ensino superior começam a finalizar seus cursos, algumas delas seguem carreira acadêmica e diversos programas de graduação e pós-graduação estendem suas ações afirmativas para pessoas trans*. A pesquisa busca se atentar às questões de acesso e permanência de estudantes trans* no ensino superior público brasileiro, observando, sob uma perspectiva interseccional, dinâmicas políticas, epistemológicas e afetivas nas transições de tais corpos e histórias entre redes estatais, acadêmicas e ativistas. Desse modo, procura atentar-se a) ao mapeamento e historicidade desses percursos legais e seus meandros práticos, considerando suas nuances e dobras; b) às estratégias de agenciamentos individuais e coletivos, tanto na universidade em sua multiplicidade interna quanto em sua inserção em redes mais amplas, tendo em vista seus limites e desafios e c) às categorias e debates mobilizados nos relatos de estudantes trans* no cotidiano nesse (e além desse) espaço. Para tanto, esta etnografia pretende articular análise documental e quantitativa, entrevistas com estudantes de graduação e pós-graduação e observação em eventos organizados por/para pessoas trans*.

Data da defesa: 
quinta-feira, 27 Maio, 2021 - 14:00
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Regina Facchini (Presidente) - UNICAMP
Dr. Rodrigo Ferreira Toniol - UNICAMP
Dra. Flavia Mateus Rios - UFF
Dra. Gleicy Mailly da Silva - UNICAMP
Dra. Amara Moira
Nome do Aluno: 
Brume Dezembro Iazzetti
Sala da defesa: 
Integralmente à distância - https://www.youtube.com/watch?v=2D8-cSYsIFg