Esta dissertação consiste na etnografia do projeto Esculturas Urbanas, uma proposta artística que instalou cinco esculturas de caráter permanente no centro da cidade do Rio de Janeiro, durante os anos de 1996 e 1997. O projeto contou com as obras de José Resende, Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Waltercio Caldas e Ivens Machado, tendo como guia dois objetivos. O primeiro deles foi construir uma comissão curadora para a cidade, responsável por selecionar obras de arte adequadas para o espaço público do Rio de Janeiro, enquanto que o segundo objetivo buscou requalificar áreas do centro classificadas, à época, como degradadas. O projeto sintetiza discursos e práticas de um momento sócio-histórico onde a cidade buscava recuperar sua imagem. Nesse sentido, argumento que o projeto Esculturas Urbanas – sendo, simultaneamente, agente e paciente desse processo – demonstra que a narrativa sobre a reconstrução da imagem da cidade passou por uma disputa estática, espacial e temporal.
Espaços Plásticos na Cidade: Um estudo antropológico sobre o projeto Esculturas Urbanas e os usos da arte no espaço urbano do Rio de Janeiro
Data da defesa:
sexta-feira, 26 Junho, 2020 - 17:00
Membros da Banca:
Profa. Dra. Taniele Cristina Rui (Presidente) - UNICAMP
Dra. Heloisa André Pontes - UNICAMP
Dra. Julia Galli O`Donnell - UFRJ
Programa:
Nome do Aluno:
Isaura de Aguiar Maia Cezário
Sala da defesa:
Integralmente à distância - Link do Google Meet - https://meet.google.com/cvd-tjbq-fut