O ensino de história e as representações de masculinidades na música caipira entre as décadas de 1940 e 1960

Essa pesquisa apresenta uma proposta pedagógica de Ensino de História com música caipira e sertaneja de raiz. As canções foram produzidas entre as décadas de 1940 e 1960, as gravadoras da capital paulista centralizaram a produção e difusão desse gênero musical, que atingiu principalmente o público da região Centro-sul do Brasil. O contexto histórico compreende o grande fluxo migratório do campo para a cidade, o processo de industrialização, a expansão dos meios de comunicação e a globalização. Esse período de transição pode ser percebido a partir da análise das canções como fonte histórica. Essa análise tem uma perspectiva e abordagem inusitada, pois propõe a investigação das representações de masculinidades hegemônicas e das relações de gênero. Para tanto, além de fonte histórica, a relação entre melodia e letra são interrogadas para compreensão das canções como objetos de estudo no Ensino de História. Desta forma, o objetivo é destacar a historicidade das masculinidades e das relações de gênero.

Data da defesa: 
terça-feira, 11 Agosto, 2020 - 09:00
Membros da Banca: 
Raquel Gryszczenko Alves Gomes - Presidente (UNICAMP)
Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel (UNICAMP)
Deivison Gonçalves Amaral (PUC-RIO)
Programa: 
Nome do Aluno: 
Ulisses Rodrigues Nogueira
Sala da defesa: 
Integralmente a Distância, link para transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/01f7ea54-59ba-4e91-8678-30eb0b10195d