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Criatividade visual e Transformações entre o povo Matipu do Alto Xingu

Esta dissertação discute as relações entre estética e agência no repertório estético do povo Matipu, da aldeia Ngahünga, localizada na região do Alto Xingu (MT). A partir de uma etnografia sobre criatividade visual e produção de socialidade, privilegia-se olhar principalmente para duas produções, as pinturas corporais e as pulseiras e colares de miçangas, perseguindo relações que elas mobilizam entre os Matipu e que os Matipu mobilizam em suas fabricações. Parte-se da consideração de que tanto as pinturas como as miçangas constituem um conjunto mais amplo de ornamentação corporal, que se inserem em um estilo regional. O trabalho centrado na aldeia não perde de vista, assim, a dimensão do sistema multiétnico e multilíngue do Alto Xingu do qual os Matipu são parte junto com outros nove povos, e com quem partilham de um repertório estético. A pesquisa é permeada, ademais, pelo esforço em investigar de que modo noções locais de criatividade artística são atualizadas pelo o que vem sendo descrito na literatura Amazônica como um pensamento ameríndio pautado na transformação.

Data da defesa: 
sexta-feira, 23 Março, 2018 - 17:00
Membros da Banca: 
Antonio Roberto Guerreiro Junior - Orientador
Elsje Maria Lagrou - Membro Externo
Artionka Manuela Goes Capiberibe - Membro Interno
Ilana Seltzer Goldstein - Suplente Externo
Fabiana Bruno - Suplente Interno
Nome do Aluno: 
Gabriela Aguillar Leite
Sala da defesa: 
Sala Multiuso
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