Este trabalho visa analisar o modo como as crianças atingidas por barragens em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana-MG, refazem suas vidas após o rompimento da barragem de Fundão. Explora-se etnograficamente como a partir das crianças é possível compreender o conflito social derivado desse crime, tendo em vista que as crianças são sujeitos centrais na disputa e negociação dos processos de reparação, assim como também o são os espaços frequentados por elas, um deles a escola. Investiga-se a trama de relações sociais em Mariana (MG) em torno da questão das reparações, na qual se entrelaçam os atores e as noções de crianças, família, escola, casa, Fundação Renova, Bento, Mariana e Estado. A partir destas relações são colocados em disputa os modos de gestionar a vida dessas crianças e a forma como estas refletem sobre sua própria experiência após o rompimento da barragem. Dessa forma, busca-se compreender as maneiras através das quais os moradores de Bento, e em particular as crianças por meio das suas brincadeiras, refazem suas vidas, destacando como as categorias mobilizadas de ‘criança’, ‘atingido’ e ‘família’ são moldadas e construídas neste contexto etnográfico.
O Bento das crianças: o refazer da vida após o rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG)
Data da defesa:
quinta-feira, 14 Maio, 2020 - 12:30
Membros da Banca:
Profa. Dra. Nashieli Cecilia Rangel Loera (Presidente) - IFCH/UNICAMP
Dra. Thais Tartalha do Nascimento Lombardi - FCA/UNICAMP
Dra. Emilia Pietrafesa de Godoi - IFCH/UNICAMP
Programa:
Nome do Aluno:
Diego Santiago Ortiz López
Sala da defesa:
Integralmente à distância - Link Google Meet: https://meet.google.com/pgn-cbrs-kef