Nesta pesquisa, está em jogo a investigação da contribuição do pensamento político anticolonial de Frantz Fanon (1925-1961) para a reformulação da filosofia da educação de Paulo Freire (1921-1997). Tal investigação envolve tanto os escritos de Paulo Freire quanto a sua trajetória, as transformações do seu pensamento, suas experiências no Brasil e no Chile, as esperanças dissolvidas pelo golpe empresarial-militar e os novos desafios encontrados, alguns velhos dilemas também, a Guerra Fria, a dependência da América Latina, o subdesenvolvimento do Terceiro Mundo. Freire toma contato com o livro de Frantz Fanon, Os condenados da Terra (1961), em um momento de muita preocupação com os dilemas e desafios subjetivos envolvidos em transformações estruturais revolucionárias. Enfrentando problemas históricos concretos, os primeiros escritos de Freire, um pedagogo pernambuco exilado na capital chilena, refletem a busca por respostas emancipatórias para lidar sobretudo com esses aspectos subjetivos das transformações estruturais nas quais estava envolvido, quando formula a introdução de uma teoria político-pedagógica revolucionária, a Pedagogia do Oprimido (1968), que intencionava contribuir com outros processos políticos.
ANTICOLONIALISMO E PEDAGOGIA LIBERTADORA: A CONTRIBUIÇÃO DE FRANTZ FANON PARA PAULO FREIRE
Data da defesa:
sexta-feira, 28 Fevereiro, 2025 - 14:00
Membros da Banca:
André Kaysel Velasco e Cruz (Docente) - Presidente
Fabiana de Cassia Rodrigues (Docente) - Titular
Fabrício Pereira da Silva (Colaborador) - Titular
Álvaro Gabriel Bianchi Mendez (Docente) - Suplente
Bernardo Ricupero (Colaborador) - Suplente
Programa:
Nome do Aluno:
José Victor Alves da Silva
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses I