Racismo e discurso capitalista: identidade e laço social no Brasil

Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como o racismo constitui um dos mecanismos estruturantes do discurso capitalista, sendo um de seus suportes fundamentais. Sustentamos que a noção de raça funciona como um semblante no interior desse discurso, organizando modos de identificação e sociabilidade com base em critérios aparentes de discriminação, (sobretudo a cor da pele).

Acerca do "Estilo tardio" em Theodor W. Adorno. Conceito e limites

A presente tese trata do conceito de Estilo tardio (Spätstil) em Theodor W. Adorno. Ela avalia a gênese histórica de seu problema passando por autores como Hegel, Kant e Walter Benjamin até chegar em Theodor W. Adorno, autor que sistematizou a noção e a formulou como conceito filosófico. Adorno experimenta a ideia de estilo tardio sobretudo em dois casos, a produção de velhice de Beethoven e os hinos tardios de Hölderlin. A tese dedica um capítulo a cada artista. Em ambos os casos, é notado o debate com a estética psicologista, que Adorno critica com o conceito de intenção (Intenktion).

Defesa de Tese - Isabela Noronha

Data da publicação: ter, 15/07/2025 - 16h41min

"Muito além do rejeito: múltiplos resíduos da mineração de ouro em Paracatu – MG" é o título da pesquisa de doutorado da Isabela Noronha, que realizará a defesa de tese no dia 24 de julho de 2025, às 14:00, em formato híbrido, no Auditório Daniel Hogan, Nepam.

 

➤ PROGRAMA: Doutorado em Ambiente e Sociedade

➤ ALUNA: Isabela Noronha

➤ ORIENTADOR: Roberto Donato da Silva Júnior

 

 

COMISSÃO EXAMINADORA

✓ Dr. Roberto Donato da Silva Júnior - UNICAMP (Presidente)

✓ Dra. Gabriela Marques Di Giulio - USP (Titular)

✓ Dra. Lorena Cândido Fleury - UNICAMP (Titular)

✓ Dra. Maria Cristina Oliveira Souza - UNICAMP (Titular)

✓ Dr. Marko Synesio Alves Monteiro - UNICAMP (Titular)

✓ Dra. Adela Parra Romero (Suplente)

✓ Dra. Jerusa Schneider (Suplente)

✓ Dra. Tatiana de Lourdes Massaro (Suplente)

 

INFORMAÇÕES GERAIS

📅 Data: 24 de julho de 2025 (quinta-feira), às 14h00

🗺 Local: Auditório Daniel Hogan, Nepam em formato híbrido


" A COGNIÇÃO SEGUNDO DURANDUS DE ST. POURÇAIN "

Esta tese visa elucidar o conceito de processo intelectivo de Durandus de Saint-Pourçain, tal como articulado em seu Comentário sobre as Sentenças II, dist. 3, q. 5. Consequentemente, para compreender a teoria cognitiva de Durandus e seus aspectos inovadores, torna-se imperativo examinar os princípios basilares do autor. O primeiro princípio é este segundo o qual a cognição intelectual e a cognição sensível são processos concomitantes; isto é, tudo o que o intelecto conhece vem dos sentidos.

ANTIFUROR CURANDIS: A LÓGICA DA FANTASIA EM JACQUES LACAN

A presente tese dedica-se à investigação de um problema teórico-clínico autoimposto por Jacques Lacan em seu ensino: a lógica da fantasia. Esse empreendimento adquire centralidade a partir do Seminário 14: A Lógica da Fantasia, no qual Lacan propõe uma estruturação formal através da escrita do matema ($◇a), articulando os operadores sujeito ($), punção (◇) e objeto a.

O desenvolvimento da crítica (dialética) do conceito de Estado em Marx

Diversas correntes teóricas que se reivindicam marxistas postularam uma suposta superação histórica do pensamento de Marx. Segundo esses intérpretes, o capitalismo teria assumido uma dinâmica distinta daquela prevista pelo filósofo alemão, resultando na perda da centralidade do fator econômico como elemento determinante na reprodução das relações de produção capitalistas.

João Filopono e a noção de lugar: uma leitura do Livro IV da Física de Aristóteles e do Corolário sobre o Lugar

Esta pesquisa examina a evolução do pensamento de João Filopono a partir de sua atuação como comentador do Livro IV da Física de Aristóteles, com foco no trecho conhecido como Corolário sobre o Lugar. Considera-se que, embora formado na tradição neoplatônica da escola de Amônio, Filopono já manifestava divergências conceituais com o aristotelismo antes da ruptura oficial com a escola, tradicionalmente situada no ano de 529 d.C.