Publicações

O espelho do mundo. Juquery, a história de um asilo
Maria Clementina Pereira Cunha

A coleção Sebo Eletrônico, editada pelo CECULT e pelo Setor de Publicações do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, oferece novas edições de obras que foram consideradas importantes ou ainda são referência em suas respectivas áreas de estudo. Impressas há tempos, fora de catálogo nas editoras e livrarias, voltam agora a circular em formato digital, com um projeto gráfico pensado para tornar mais atraente e confortável a leitura eletrônica.

O conjunto inclui inicialmente a produção do CECULT, mas também pretende agregar outros textos clássicos da historiografia brasileira, escritos a partir dos anos 1980 e assinados por autores vinculados a diversas instituições universitárias.

 

Publicado pela primeira vez em 1986, este livro analisa o surgimento da medicina mental no Brasil nas últimas décadas do século XIX e a implantação de um hospício modelar, segundo suas regras, na cidade de São Paulo. Para tanto, examina os postulados adotados pelo alienismo e suas prescrições, o próprio funcionamento da instituição nomeada como Hospício do Juquery bem como seus significados históricos na conjuntura do pós-abolição e da mudança de regime político. A análise opera também com a ótica dos homens e das mulheres internados no Juquery, buscando nos prontuários o embate entre o ponto de vista dos médicos e dos pacientes. Finalmente, trata do momento em que, diante de uma visão crescentemente autoritária, o hospício abandona o “otimismo terapêutico” de seus fundadores para se tornar um depósito de seres humanos sem saída e sem esperança.

 

Obs: O e-book pode ser acessado no link: https://www.cecult.ifch.unicamp.br/publicacoes/colecao-sebo-eletronico

 


Série: Coleção Sebo Eletrônico
Área de conhecimento: História
Ano: 2022
ISBN Digital: 9786587198194
Peso: 0 gramas
Tamanho: 15x21
Número de páginas: 338
Arquivo digital do livro: PDF icon espelho-mundo-compactado.pdf
Resumo do livro: Arquivo indisponível
R$0,00
Online