Publicações

Gênero, raça e trajetória escolar: memórias das educandas do Projeto Educativo de Integração Social - PEIS
Bruna Melo Santos

Introdução

Capítulo um - Educação de jovens e adultos no Brasil: educar e resistir

Capítulo dois - Metodologia: história oral, memórias e indivíduos

Capítulo três - Construindo um caminho teórico: raça e gênero

Capítulo quatro - Relatos de vida e trajetória escolar

Considerações finais

Referências

Anexos

 

Esta pesquisa se debruça sobre as temáticas de gênero e raça a fim de pensar as trajetórias escolares de mulheres negras que frequentam a Educação de Jovens e Adultos e que estão matriculadas no Projeto Educativo de Integração Social – PEIS. Com o objetivo de refletir acerca da influência dessas categorias sobre tais trajetórias de vida e compreender como essas mulheres percebem ou não essa influência em suas memórias, optou-se pelo desenvolvimento de um trabalho que tivesse como metodologia a História Oral. As memórias resultantes das entrevistas realizadas com 6 educandas constituem a centralidade deste trabalho, mas, além disso, dialoga com uma revisão bibliográfica que passa pela história da EJA no Brasil, pela atuação do projeto na cidade de Campinas, bem como por aspectos chaves dos conceitos de raça e gênero. A interdisciplinaridade característica deste trabalho, suas análises históricas e seu diálogo com a educação propõe reflexões que permitem mudanças no cenário educacional e social, no sentido de acolher indivíduos e experiências historicamente excluídos dos processos formais de ensino.


Série: Monografia
Ano: 2021
ISBN Impresso: 978-65-87198-16-33
ISSN Impresso: 22369759
Peso: 100 gramas
Tamanho: 15x21
Número de páginas: 120
Arquivo digital do livro: PDF icon livro-bruna_melo-versaofinal.pdf
Resumo do livro: Arquivo indisponível
R$0,00
Online