Publicações

Introdução
Capítulo um - Educação de jovens e adultos no Brasil: educar e resistir
Capítulo dois - Metodologia: história oral, memórias e indivíduos
Capítulo três - Construindo um caminho teórico: raça e gênero
Capítulo quatro - Relatos de vida e trajetória escolar
Considerações finais
Referências
Anexos
Esta pesquisa se debruça sobre as temáticas de gênero e raça a fim de pensar as trajetórias escolares de mulheres negras que frequentam a Educação de Jovens e Adultos e que estão matriculadas no Projeto Educativo de Integração Social – PEIS. Com o objetivo de refletir acerca da influência dessas categorias sobre tais trajetórias de vida e compreender como essas mulheres percebem ou não essa influência em suas memórias, optou-se pelo desenvolvimento de um trabalho que tivesse como metodologia a História Oral. As memórias resultantes das entrevistas realizadas com 6 educandas constituem a centralidade deste trabalho, mas, além disso, dialoga com uma revisão bibliográfica que passa pela história da EJA no Brasil, pela atuação do projeto na cidade de Campinas, bem como por aspectos chaves dos conceitos de raça e gênero. A interdisciplinaridade característica deste trabalho, suas análises históricas e seu diálogo com a educação propõe reflexões que permitem mudanças no cenário educacional e social, no sentido de acolher indivíduos e experiências historicamente excluídos dos processos formais de ensino.
Série: Monografia Ano: 2021