Publicações

O leitor encontrará aqui duas histórias pouco conhecidas e entrelaçadas: a história transnacional da maçonaria como canal de mobilidade social e de formação política, cultural e moral do cidadão; e a história da presença de cidadãos negros nas altas esferas da sociedade brasileira em plena era da escravidão. Muitos desses homens de letras, artistas, políticos e profissionais liberais, chamados então de 'pessoas de cor', foram também maçons.
Este foi o caso de três personagens centrais deste livro: Francisco Ge Acaiaba Montezuma, o Visconde de Jequitinhonha - introdutor do Rito Escocês entre maçons brasileiros; Francisco de Paula Brito - jornalista e editor, fundador da afamada sociedade literária Petalógica; e Joaquim Saldanha Marinho - líder republicano e Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.
Ao enfrentar este duplo desafio acenado pela história da maçonaria em suas conexões internacionais e a história desses intelectuais negros que se destacaram no mundo das elites brancas no século XIX, a autora reencontra temas de suas pesquisas anteriores como abolicionismo, haitianismo e o medo da 'Onda Negra', racismo e anti-racismo, cidadania; desta vez, são temas presentes em debates e lutas de maçons do Brasil e também da França e dos Estados Unidos.
ISBN 9788539100743
Páginas 288
Edição 1ª
Tipo de capa Brochura
Editora Annablume
Ano 2010
Série: Consignados Docentes IFCH Área de conhecimento: Sociologia Ano: 2010 Peso: 350 gramas Tamanho: 14x21 Número de páginas: 288 Arquivo digital do livro: Arquivo indisponível Resumo do livro: Arquivo indisponível