Publicações

Louis Althusser realizou, com as suas intervenções teóricas e políticas nos anos sessenta, uma verdadeira revolução no campo do marxismo. Essas intervenções, no fundamental, nunca perderam a sua necessidade e a sua atualidade. O marxismo continua dominado por uma leitura idealista de Marx, que o filósofo francês enfrentou em seu tempo, dando-nos as suas razões, isto é, explicando-nos os seus mecanismos de funcionamento. A presença do humanismo burguês - de que a teoria da alienação e seus subprodutos são um testemunho eloquente - aproximaram o marxismo do "socialismo jurídico", não obstante a crítica do direito encontrada em O capital.
É por isso que ler Althusser é uma tarefa urgente e imprescindível,1 para que o marxismo possa recuperar a sua capacidade de oferecer uma crítica efetiva da sociedade burguesa.
Neste livro, procuramos reunir um conjunto diversificado de textos que procuram oferecer elementos para a retomada de um marxismo crítico, assim como revelar a fecundidade do althusserianismo para a reflexão filosófica e política.
