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Produção Acadêmica

Desafios éticos para o uso de inteligência artificial na educação e na pesquisa

Tipo: Produção Bibliográfica
| Ano: 2024

Resumo

Este  artigo  discute  os  desafios  éticos  e  as  práticas  reflexivas  envolvidas  na implementação  da  Inteligência  Artificial  (IA)  na  educação  brasileira,  considerando  as implicações  socioculturais  e  as  desigualdades  regionais.  Analisacriticamente  a multimodalidade como chave para compreender o impacto das tecnologias digitais, destacando a necessidade de uma integração que vá além do uso técnico, promovendo um ensino reflexivo e  culturalmente  sensível.  Explora  preocupações  relacionadas  à  autoria  e  originalidade  de trabalhos  acadêmicos  gerados  com  IA  enfatizando o  papel  da  integridade  acadêmica  e  a necessidade de diretrizes claras para garantir a autenticidade das produções. O artigo também examina  a  personalização  do  ensino  proporcionada  pela  IA  alertando  para  os  riscos  de padronização  que  podem  reduzir  a  interação  humana  e  o  desenvolvimento  crítico  dos estudantes. Além disso, discute questões de privacidade e proteção de dados no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sublinhando a importância de políticas públicas que garantam  acesso  equitativo  às  tecnologias  de  IA,  especialmente  em  regiões  com  menos recursos. Finalmente, propõe uma reflexão crítica sobre o uso dessas tecnologias, incentivando educadores e estudantes a desenvolverem uma compreensão mais profunda e ética de seu papel na sociedade, com base em autores como Paulo Freire, Émile Durkheim e Pierre Lévy.

Membros

MARCOS PAULO MAGALHAES DE FIGUEIREDO