Últimas notícias

24/09/18 - Nova data para envio do texto completo:

os textos completos para publicação nas Atas do XIII Encontro de História da Arte - Arte em Confronto: embates no campo da História da Arte devem ser encaminhados até dia 14/11/18.

Clique aqui para acessar as Normas de Publicação.

 

-----

 

XIII Encontro de História da Arte

Arte em confronto: embates no campo da História da Arte

de 10 a 14 de setembro de 2018

Sobre o encontro

           Tendo em vista os embates, desafios e tensões da vida em sociedade aos quais o campo da arte está invariavelmente sujeito, o Encontro de História da Arte, nesta décima terceira edição, propõe como tema Arte em confronto: embates no campo da História da Arte.

           A realização do XIII EHA visa promover um espaço de discussão observando as interfaces entre arte e política, arte e ideologia , arte e cidadania e arte e democracia. Muito mais do que entender a arte como sobreposta a cada um destes temas, a proposta do Encontro é discutir como a potencialidade transgressora dos meios artísticos penetra nas fissuras destas questões. Espera-se debater olhares e perspectivas teóricas com relação à visualidade de uma história dos conflitos, seja enfrentando uma obra – interagindo e colocando-se diante dela –, confrontando-se com o próprio conceito de arte ou ainda buscando compreender artistas que assumiram uma poética combativa

           Assim, O XIII EHA é um convite aos que têm se lançado ao desafio de assumir agências e posicionamentos engajados com suas pesquisas em artes. Nesta perspectiva, obras como as de Sidney Amaral, emblema desta edição, fornecem uma via de acesso aos enfrentamentos cotidianos vivenciados por muitos artistas e pesquisadores que lidam com a herança e as mazelas do passado colonial e escravocrata na sociedade brasileira contemporânea.

           De modo geral, o XIII EHA, a partir do tema em questão, espera aprofundar debates e ampliar diálogos não exclusivamente nos domínios da História da Arte, mas também entre as pesquisas realizadas nas diversas esferas da História do Cinema, da Cultura, do Patrimônio e demais áreas dedicadas à investigação sobre o fazer artístico. Assim sendo, a comissão do Encontro vem a público convidar todos os pesquisadores para submeterem seus trabalhos.

           Com base na temática proposta para a XIII edição do EHA sugerimos os eixos temáticos abaixo relacionados. Salientamos, no entanto, que trata-se apenas de sugestões e que as comunicações podem abordar outros temas além dos indicados.

 

Eixos sugeridos

- Patrimônio, memória e poder

- O papel das instituições em tempos de crise e censura às obras de arte / O museu como espaço de resistência

- Exposições como territórios de embates teóricos

- Arte como território de resistência: arte e protesto, arte e contestação

- Disputas por representação: o impacto e as contribuições dos estudos pós-coloniais e decoloniais na história da arte

- Disputas narrativas: A mão afro-brasileira e  a contribuição de artífices e mestres de ofício para as artes nacionais / Artes indígenas - concepções ameríndias sobre arte

- Instrumentalização da produção artística com fins religiosos e políticos

- Arte e representação de conflitos, guerras e antagonismos sociais

- Confrontos teóricos e disciplinares / O papel da arte nos embates histórico-culturais

- Arte de rua: a cidade como espaço de expressão e contestação

- Confrontos e/ou possibilidades de diálogos teóricos e técnicos na arte e arquitetura religiosa

- Arte e Sociedade: reflexões e embates sobre a Tradição Clássica

- Confrontos na Iconografia e Simbologias Cristãs

- Tradição e Ruptura: Circulação, e Difusão das Imagens

- Outros temas/comunicações

© 2002-2018 Encontro de História da Arte | SOBRE O SITE | CONTATO