![]() |
II EHA - Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas- 2006 |
O tema para o II EHA foi Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas. Este evento foi organizado por uma comissão de alunos do doutorado e do mestrado em História da Arte do IFCH. Sua intenção inicial é dar continuidade ao esforço da primeira versão – também fruto do esforço do conjunto discente – e consolidar o espaço de comunicação entre os pesquisadores de todo o Brasil. Mais uma vez o objetivo foi prontamente alcançado e proporcionou a interação de estudiosos com diversas abordagens de pesquisa. Seguindo o exemplo da edição anterior, nós continuamos abertos a todos os níveis de pesquisa, da iniciação científica aos estudos avançados de proeminentes historiadores e centros de pesquisa que vieram compartilhar suas reflexões com todos os presentes. Recebemos uma grande quantidade de propostas de comunicações e painéis, tanto que optamos por não mais termos duas sessões, mas quatro sessões ao mesmo tempo para podermos abrir oportunidade ao máximo de pessoas. Mesmo elaborando uma prévia seleção a partir dos resumos enviados o II EHA dobrou de tamanho em relação ao primeiro, o que acarretou para nós um estímulo para contribuirmos com a produção acadêmica em história da arte no Brasil. Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas foi o tema escolhido pela comissão organizadora deste evento. Esta temática abrange todos os campos e interesse e diálogo da História da Arte e anima discussões entre pesquisadores de todos os níveis. Nas palestras ministradas pelos professores Luiz Marques (IFCH UNICAMP), Luciano Migliaccio (FAU USP) e Maria Berbara (IA UERJ) as abordagens sobre a historiografia artística da tradição clássica foram amplamente debatidas. Na segunda sessão de palestras houve uma certa continuidade deste debate, pois o Barroco brasileiro foi tratado desde a abordagem da conservação até o universo da divulgação de estudos da arte brasileira, passando por revisões e discussões historiográficas detalhadas, feitas pelos professores Beatriz Ramos de Vasconcellos Coelho (CEIB UFMG), Luiz Alberto Freire (EBA UFBA) e Percival Tirapelli (IA UNESP). No segundo dia do evento contamos com os debates acerca do poder revolucionário contido nos objetos e nas apropriações que em diferentes momentos os artistas (re)elaboram na arte contemporânea. O professor Nelson Aguilar (IFCH UNICAMP) com sua análise das 'Reciclagens revolucionárias de Lina Bo Bardi' e a apresentação do diálogo imagético tecido entre Aby Warburg e suas pranchas do 'Atlas Mnemosyne' com a apropriação deste formato pelo artista americano R. B. Kitaj e a influência deste sobre o artista brasileiro Wesley Duke Lee. Continaundo na mesma seara da arte contemporânea as palestras da tarde trataram do conceito de Conferência-Performática do maestro Henrique Liam. Ao mesmo tempo em que a professora Nancy Kaplan (IFCH UNICAMP) discorreu sobre Andrea Mantegna como eixo para tratar de problemas metodológicos acerca de Vasari e do Renascimento. No último dia iniciamos os trabalhos com a apresentação dos pesquisadores Andrés Zarakin (Conicet e Universidad de Buenos Aires) e Gilson Rambelli (CEANS) sob a coordenação do professor Pedro Paulo Funari (IFCH UNICAMP). As palestras apresentadas abriram o universo da arqueologia com abordagens bastante específicas como a arqueologia do mundo contemporâneo e a arqueologia subaquática. Neste mesmo dia uma novidade, em relação à primeira edição foi colocada em prática: uma mesa-redonda com jovens pesquisadores que em comum possuem a dedicação aos estudos sobre o século XIX no Brasil. A professora Ana Paula Simioni (EACH USP) coordenou e debateu sobre os desafios metodológicos da pesquisa em Arte do século XIX no Brasil, participaram desta mesa Elaine Dias (Doutora em História pelo IFCH e pós-doutoranda da FAU USP), Letícia Squeff (doutora pela FAU USP) e Renato Palumbo Dória (Doutor pela FAU USP e professor da UFU). Neste mesmo dia podemos contar com as palestras de encerramento dos professores Agnaldo Farias (FAU USP) que abordou os problemas da crítica de arte no panorama recente da arte brasileira e o professor Jorge Coli (IFCH UNICAMP) que apresentou uma fala inspirada sobre a especificidade da História da Arte. Em todos os três dias do eventos houve comunicações que versaram sobre teoria e crítica de arte, arqueologia, as problemáticas de metodológicas das tradições clássicas, conservação, restauração e patrimônio, história da arquitetura, história do design, psicologia e arte, antropologia e arte, iconografia e iconologia, biografia de artistas, museus e museologia, arte e fotografia, novas tecnologias, ensino das artes, história da música e musicologia, colecionismo, literarua e arte, instituições e questões curatoriais, mecenato, imagem-texto, cinema, entre outros temas. E os painéis que ficaram expostos todos os dias na Casa do Lago. Primeiro dia - 27 de março de 2006 08h00min Abertura das inscrições 08h45min Auditório 1: Abertura oficial do II Encontro de História da Arte e apresentação de pessoal de apoio. Coordenação Prof. Dr. Marcos Tognon 09h00min Auditório 1: Palestras Coordenação Prof. Dr. Luiz Marques (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UNICAMP) Prof. Dr. Luciano Migliaccio (Faculdades de Arquitetura e Urbanismo USP) Profa. Dra. Maria Berbara (Instituto de Artes UERJ) 10h30min Café 11h00min Mesas de Comunicação 1, 2, 3 e 4 12h00min Abertura da Exposição dos Painéis / Casa do Lago Almoço Livre 13h30min Auditório 1: Palestras Coordenação Prof. Dr. Marcos Tognon; Profa. Emérita Beatriz Coelho (UFMG Centro de Estudos da Imaginária Brasileira); Prof. Dr. Luiz Alberto Freire (Escola de Belas Artes UFBA); Prof. Dr. Percival Tirapelli (Instituto de Artes UNESP) 15h00min Café 15h30min Mesas de Comunicação 5, 6, 7 e 8 16h30min Mesas de Comunicação 9, 10, 11 e 12 18h00 Galeria de Arte da UNICAMP Biblioteca Central Vernissage da exposição Acervos Artísticos da UNICAMP
Segundo dia - 28 de março de 2006 08h00min Inscrições 09h00min Auditório 1: Palestras Coordenação Dra. Vanessa Beatriz Bortulucce; Prof. Dr. Nelson Aguilar (IFCH UNICAMP); Profa. Dra. Claudia Valladão de Mattos (Instituto de Artes UNICAMP) 10h30min Café 11h00min Mesas de Comunicação 13, 14, 15 e 16 12h00min Almoço Livre 13h30min Auditório 1: Palestras Coordenação Paula Vermeersch (IEL UNICAMP); Maestro Henrique Lian (Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campinas); Profa. Dra. Nancy Kaplan (IFCH UNICAMP) 15h00min Café 15h30min Mesas de Comunicação 17, 18, 19 e 20 16h30min Mesas de Comunicação 21, 22, 23 e 24 18h00min Casa do Lago Lançamento dos Anais do I EHA Abertura da Exposição de fotografias Imagens e Viagens Terceiro dia 29 de março de 2006 08h00min Inscrições 09h00min Auditório 1: Palestras Coordenação Prof. Dr. Pedro Paulo Funari (IFCH UNICAMP); Prof. Dr. Andrés Zarakin (Conicet e Universidad de Buenos Aires, Argentina); Profa. Dr. Gilson Rambelli (CEANS) 10h30min Café 11h00min Mesas de Comunicação 25, 26, 27 e 28 12h00min Almoço Livre 13h30min Auditório 1: Mesa-Redonda: Debate acerca dos desafios metodológicos da pesquisa e da arte do século XIX no Brasil. Coordenação: Helder Oliveira (IFCH UNICAMP); Debatedora Profa. Dra. Ana Paula Simioni (EACH USP); Profa. Dra. Elaine Dias (FAU USP); Doutoranda Letícia Squeff (FAU USP); Prof. Dr. Renato Palumbo Dória (Universidade Bráz Cubas) 15h30min Mesas de Comunicação 29, 30, 31 e 32 16h30min Mesas de Comunicação 33, 34, 35 e 36 17h40min Auditório 1: Palestras de Encerramento Coordenação: Alexander Myioshi (IFCH UNICAMP); Prof. Dr. Agnaldo Farias (FAU USP); Prof. Dr. Jorge Coli (IFCH UNICAMP) organização do II EHA
apoio
|