Professores do IFCH são homenageados nos Prêmios Institucionais 2019

Data da publicação: seg, 23/03/2020 - 14h58min

A Unicamp realizou nesta sexta-feira (13 de dezembro) no Centro de Convenções a solenidade de entrega dos Prêmios Institucionais 2019. Presidida pelo reitor da universidade, Prof. Dr. Marcelo Knobel, a cerimônia homenageou os vencedores dos Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Prêmio ProEC de Extensão Universitária, Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira PQ, Prêmio Mérito Científico no XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação.

Pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas o Prof. Dr. Ronaldo Romulo Machado de Almeida (Departamento de Antropologia) venceu o Prêmio Zeferino Vaz, a Profa. Dra. Susana Soares Branco Durão (Departamento de Antropologia) recebeu o Prêmio Dedicação ao Ensino de Graduação, e a Profa. Dra. Cristina Meneguello recebeu o Prêmio Proec de Extensão Universitária.

Já os estudantes do curso de história Alice Rosim Sundfeld Di Tella Ferreira, sob orientação da Profa. Dra. Raquel Gryszczenko Alves Gomes (Departamento de História), e João Lucas Moura e Souza, com orientação do Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues (representado pelo Prof. Dr. Alvaro Bianchi), receberam o Prêmio Mérito Científico no XXVII Congresso de Iniciação Científica.

O professor Ronaldo Almeida entende que receber o Prêmio Zeferino Vaz é o coroamento de sua carreira acadêmica realizada apenas no ensino público, e reconhece o contrassenso de seu melhor momento como cientista ser ao mesmo tempo delicado para a sociedade. "Me sinto muito feliz com esse prêmio. Tive uma trajetória nesses últimos anos que foram bastante positivos para mim como pesquisador, embora para o país e a universidade não tenham sido. É um pouco contraditório esse sentimento pois boa parte desse mal estar é o objeto das coisas que tenho estudado e me levaram a esse prêmio. Espero que esse conhecimento produzido ajude a entender o que está passando no país e transformar essa situação em defesa da universidade pública, à qual tenho dedicado toda minha vida".

Vencedora do IFCH na primeira edição do Prêmio ProEC de Extensão Universitária, a professora Cristina Meneguello destaca as dificuldades em realizar atividades de extensão e o desafio de fazer as atividades da universidade chegarem a grandes públicos da sociedade. "Nós sabemos que a extensão é considerada o elo mais fraco dentre as três atividades principais da universidade. Faço extensão a muito tempo desde quando trabalho no Museu Exploratório de Ciência, com cursos para grandes públicos, trabalho junto à órgãos de preservação do patrimônio, e a atividade que sou mais conhecida que é a Olimpíada Nacional em História do Brasil".

Já a professora Susana Durão avalia que o Prêmio de Ensino de Graduação é um reflexo do trabalho desenvolvido por todo o curso de ciências sociais do IFCH. "É um prêmio para nosso curso. As ciências sociais são parte integrante de um projeto para a Unicamp e para o país. Considero uma vitória da forma como conduzimos a reforma da licenciatura do curso de graduação. O fato de termos quatro departamentos faz o curso de ciências sociais ser um dos mais complexos da Unicamp".