O Encontro de História da Arte da Unicamp é um evento anual organizado pelos discentes do Programa de Pós Graduação em História. O tema deste ano será "Reapropriar e Reescrever" e acontecerá entre os dias 7 e 11 de outubro de 2024, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
O evento tem como público alvo pesquisadores, artistas e críticos a refletirem sobre as múltiplas formas de ruptura, desvio e ressignificação na História da Arte. Com base na relação entre passado, presente e futuro, o encontro visa explorar como a História da Arte e a própria prática artística podem desviar e reconstituir narrativas excluídas, marginalizadas ou colonizadas. A partir de debates que abordam diferentes temporalidades e práticas, o evento discutirá as formas pelas quais artistas e historiadores apropriam-se de discursos, materiais e arquivos para repensar a identidade, a memória e a criação de novas representações.
O Encontro de História da Arte também contará com a abertura da exposição especial intitulada "Arte Imprópria", realizada pelo Museu de Artes Visuais (MAV) da UNICAMP, que abordará formas de reapropriações e ressignificações na arte, destacando a potencialidade de ações políticas dentro do campo artístico. Durante todo o evento, 39 mesas de comunicação apresentarão trabalhos aprovados, com espaços para debates.
Desde sua primeira edição em 2004, o Encontro de História da Arte, organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-graduação em História da Arte da UNICAMP, tem sido um espaço para o debate e interação entre diferentes áreas de estudos voltadas para a produção artística. Ao longo dos anos, o evento se consolidou como uma plataforma importante para reunir e divulgar pesquisas de diversos níveis acadêmicos, promovendo o diálogo entre estudantes, pesquisadores e profissionais da arte, tanto no meio acadêmico quanto na sociedade em geral.
Destaques da programação
(07/10)
Mesa de Abertura: Desviar a arte + New Babylon
Descrição: A mesa explorará o conceito de “détournement” (desvio), desenvolvido pela Internacional Situacionista, como uma ferramenta de subversão cultural. Será seguida da exibição do filme New Babylon (2024, 22') de Dora Longo Bahia.
Convidados: Gabriel Zacarias (UNICAMP) e Dora Longo Bahia (USP)
Horário: 16h30-18h
(08/10)
Mesa de debate: Imagens, Arquivos e o Neoextrativismo
Descrição: Debate sobre o impacto da compartimentalização de saberes e a necessidade de reconectar diferentes áreas do conhecimento diante da crise climática. A mesa propõe a arte como uma intervenção ativa nesse cenário.
Convidados: Patricia Dalcanale Meneses (UNICAMP), Eduardo Costa (USP), Iara Lís Franco Schiavinatto (UNICAMP)
Horário: 16h-18h
(09/10)
Mesa de debate: Arte e suas Instituições
Descrição: Reflexão sobre o papel das instituições artísticas e seus impactos na produção e circulação das artes visuais, com foco no Brasil e nas relações transnacionais.
Convidados: Fatima Couto (UNICAMP), Elaine Dias (UNIFESP), Emerson Dionisio (UNB)
Horário: 15h-17h
Acompanhe atualizações do evento através do nosso Instagram: @eha_unicamp ou nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/ehaunicamp. Saiba mais no site https://www.even3.com.br/xviii-encontro-de-historia-da-arte-da-unicamp-2024-467188/.