Pesquisadores e pesquisadoras de diferentes gerações se reúnem na terça-feira, 20 de maio, às 14h, no seminário on-line Os rumos da Igreja Católica no Brasil: política, democracia e direitos, para discutir os caminhos da Igreja Católica no Brasil diante da eleição de um novo papa e das disputas políticas e religiosas no país. O evento será transmitido via Google Meet, com inscrição prévia pelo link https://bit.ly/SeminarioRumosIgrejaCatolica.
O evento propõe refletir sobre temas como o impacto do pontificado de Francisco, o papel do catolicismo progressista e a atuação de setores católicos conservadores em frentes antidemocráticas.
Participantes:
Tabata Tesser – Doutoranda em Sociologia na USP. Integra o GREPO (PUC-SP) e o GT Catolicismos Conservadores do ISER.
Brenda Carranza – Professora e pesquisadora do LAR/Unicamp. Membro do Conselho Editorial do coletivo ecumênico Bereia.
Maria José Rosado – Socióloga, fundadora das Católicas pelo Direito de Decidir e pesquisadora do Núcleo Pagu/Unicamp.
Leon Souza – Mestre em Antropologia Social e dirigente da Casa Galileia. Atua há mais de 12 anos com pastorais e direitos humanos.
Renan Baptistin Dantas – Mestre em Antropologia Social e doutorando em Ciências Sociais pela Unicamp. Pesquisador do LAR/Unicamp.
Mediação:
Jeferson Batista – Jornalista, mestre e doutorando em Antropologia Social pelo PPGAS/Unicamp. Pesquisa o campo cristão progressista e sua interface com política e direitos humanos.
O seminário é promovido pelo Laboratório de Antropologia da Religião (LAR/Unicamp) e pelo Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (Unicamp).