IV Vozes: Mulheres na Filosofia

Data da publicação: sex, 15/03/2024 - 14h25min

O evento Vozes: Mulheres na Filosofia chega à quarta edição em 2024. A primeira edição aconteceu em 2017 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); a segunda, em 2018, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); a terceira, em 2021, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre os dias 11 e 14 de março de 2024, a Unicamp vai sediar mais uma vez o evento, em formato híbrido, com transmissão ao vivo e com palestrantes de todas as regiões do Brasil, bem como de instituições internacionais, em parceria com o Grupo de Trabalho Mulheres na Filosofia da ANPOF.

A organização do evento conta com apoio acadêmico do Grupo de Trabalho Mulheres na História da Filosofia da ANPOF, do Grupo de Filosofia Política da Unicamp e da Cátedra UNESCO para História das Mulheres na Filosofia, Ciências e Cultura, com apoio institucional do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP e com apoio financeiro parcial do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp.

O IV Vozes: Mulheres na Filosofia tem o intuito principal de dar visibilidade às pesquisas sobre leituras filosóficas de obras escritas por mulheres. Ao contestar a hegemonia masculina do cânone filosófico - trazendo ao conhecimento do público acadêmico as filósofas apagadas da história (Frateschi, 2022) - e incentivar a pesquisa sobre leituras filosóficas de obras escritas por mulheres, pretendemos contribuir para a promoção de um maior equilíbrio de gênero na área de filosofia.

Como mostra Carolina Araújo, no artigo “Quatorze anos de desigualdade: mulheres na carreira acadêmica de filosofia no Brasil entre 2014 e 2021”, as mulheres são, em média, 36,44% dos graduandos, 30,6% dos mestrandos, 26,98% dos doutorandos e 20,14% dos docentes de pós-graduação. O estudo mostra que, na carreira acadêmica, as chances do profissional do sexo masculino são, em média, 2,3 vezes maiores do que as do profissional de sexo feminino (Araújo, 2019). Mais ainda, o estudo mostra que a presença de mulheres diminui da graduação para o mestrado, do mestrado para o doutorado e, finalmente, para a docência. Evidentemente, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na academia são diversas e de naturezas distintas, o evento Vozes: mulheres na Filosofia tem buscado enfrentar uma delas: o apagamento das mulheres do cânone.

Tornar público e legitimar o pensamento de autoria feminina pode ser uma maneira não apenas de contar melhor a história da filosofia, mas também de incentivar as mulheres a permanecerem na área. Podemos dizer, com segurança, que a iniciativa Vozes, aliada com outras em diversas universidades brasileiras, têm contribuído para o aumento do interesse pelas obras das filósofas no ambiente acadêmico e pelo aumento (ainda tímido, mas relevante) no número de pesquisas em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, focadas nessas obras. Mas ainda temos um longo caminho pela frente.

A área de filosofia comporta também, como outras áreas, acentuado desequilíbrio racial, como mostra Fernando de Sá Moreira no artigo “Negros em Programas de Filosofia no Brasil”. De acordo com dados do Coleta Capes 2019, cerca de 73,6% da área é composta por pessoas brancas, 01% por indígenas, 19,6% por pardos e 5,9% por pretos. No Sudeste, apenas 21,7% dos discentes de Programas de Pós-graduação são negros. Também no que diz respeito à desigualdade racial, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas negras na academia são diversas e de naturezas distintas, o evento IV Vozes: mulheres na Filosofia busca enfrentar uma delas: o apagamento das mulheres negras do cânone. Tornar público e legitimar o pensamento de autoria feminina negra pode ser uma maneira não apenas de contar melhor a história da filosofia, mas também de incentivar pesquisadoras e pesquisadores negros a permanecerem na área. Foi justamente para contribuir com o enfrentamento da desigualdade racial na área que organizei, como o Grupo de Filosofia Política da Unicamp, em 2021 e em 2023, o I e o II Vozes Negras da Filosofia da Unicamp, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. O II Vozes Negras contou com a participação de pesquisadores das cinco regiões do país, uma pesquisadora estadunidense e a mesa de encerramento, com Sueli Carneiro, teve um público de cerca de seiscentas pessoas no Centro de Convenções da Unicamp (www.youtube.com/live/fd3fHHPid3U?si=3f7p81lZTn-i31_w). O IV Vozes Mulheres na Filosofia pretende, agora, dar visibilidade às obras e ao pensamento de filósofas negras e à pesquisa realizada por pesquisadoras e pesquisadores negros na área de filosofia.

Finalmente, o IV Vozes: Mulheres na Filosofia pretende contribuir também para a diversidade regional, atraindo para a Unicamp pesquisadoras das cinco regiões do país. Para tanto, a programação conta com a presença de professoras e pesquisadoras do Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste, vinculadas à UFRGS, UFSM, UNICAMP, USP, PUC-RIO, UFRJ, UNB, UFR, UFPA, UFBA, UFRN e UEMA. Sem esquecer do diálogo internacional, teremos também a presença de professoras vinculadas à McGill University (Montreal), à Univesity of Pennsylvania (Filadelfia) e ao Centre National de la recherche scientifique (CNRS).Além das palestrantes convidadas, o IV Vozes abrirá chamada pública para selecionar até dezoito trabalhos de docentes e pesquisadores de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.

Mais informações em https://sites.google.com/view/iv-vozes-mulheres-na-filosofia/.


COMISSÃO ORGANIZADORA:

Yara Frateschi (Unicamp), Laíssa Ferreira (Unicamp), Bruna Mello (Unicamp), Nathalia Rodrigues (UFLA), Sarah Bonfim (Unicamp), Jéssica Kellen Rodrigues (Unicamp), Mel Ciqueira (Unicamp), Kezzy Dias (Unicamp), Vinicius Santana (Unicamp), Massilânia Oliveira (Unicamp), Cristielli Amorim (Unicamp), Jules Bistane (Unicamp), Niege Pavani (Unicamp) e Katarina Peixoto (USP).

COMISSÃO CIENTÍFICA: Yara Frateschi (Unicamp), Nastassja Pugliesi (UFRJ), Natália Mendes (UEMA) e Jéssica Kellen Rodrigues (Unicamp).
 


Programação:

Data Título Local
seg, 11/03/2024 - 09:00 IV Vozes: Mulheres na Filosofia IFCH