Na próxima terça-feira, 26 de novembro, a partir das 18 horas, o Auditório Fausto Castilho do IFCH Unicamp, receberá o evento Coleta Pública de Testemunhos - Experiências LGBTQIA+ na Ditadura. Promovido pelo Acervo Bajubá, Arquivo Lésbico Brasileiro e Instituto Vladimir Herzog, o encontro busca resgatar e valorizar as vivências da comunidade LGBTQIA+ durante a ditadura civil-militar brasileira.
O evento contará com o relato de Rose Abreu, moradora de Paulínia cuja militância começou na adolescência, no grêmio estudantil de sua escola. Rose participou da campanha pelas Diretas Já e do movimento estudantil ligado à Convergência Socialista. Ela também é criadora da Revista G, a primeira publicação LGBT de Campinas. Após a fala, o público poderá interagir com perguntas e comentários. Encerrando a noite, a cantora e compositora Marília Corrêa fará uma apresentação artística. A artista, que lançou seu primeiro álbum "Em mim" em 2021, traz à sua música traços da cultura negra, destacando o movimento de resistência e representatividade em uma abordagem contemporânea.
O evento busca, por meio da memória, da arte e da reflexão, destacar e valorizar as lutas e histórias das pessoas LGBTQIA+ da região de Campinas e do Brasil.