Entre os dias 19 de agosto e 06 de setembro, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp receberá o pesquisador psicossocial Julian Y. Manley, professor de Inovação Social da University of Central Lancashire. Manley, que também é Diretor da Climate Psychology Alliance, desenvolverá o projeto Abordagens psicossociais e históricas de sociedades em situação de crise, focando em temas como mudanças climáticas, reações sociais e práticas de democracia participativa.
O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Medievais (LEME) do IFCH Unicamp e organizado pela professora Neri de Barros Almeida (Departamento de História). A visita de Julian Manley abordará a compreensão das crises sociais, a emergência climática, a produção de memória coletiva em situações de trauma e os processos de tomada de decisão em contextos de crise.
As atividades contarão com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e serão divididas em três formatos: conferências abertas ao público, reuniões de pesquisa para acadêmicos e encontros de planejamento fechados. Este projeto oferece uma oportunidade única para discutir e entender os desafios contemporâneos através de uma lente psicossocial e histórica.
As conferencias serão realizadas às terças e quintas, às 14 horas, em local a ser divulgado aos inscritos. As atividades acontecerão em inglês. O evento é voltado para pesquisadores e estudanyes interessados na temática. As incrições devem ser realizadas pelo link forms.gle/Pj2FESCckAMFx9Ug8. Os inscritos receberão certificados.