Monografias

MONOGRAFIA I e II

Normalmente, são cursadas consecutivamente, possibilitando com que o aluno realize sua pesquisa ao longo de um ano. Ao final de Monografia II, deve-se realizar a defesa. A nota final será dada pela banca examinadora.

1. Matrículas nas disciplinas de Monografia I e II:

Siga as orientações disponíveis em Formulários para Disciplinas de Orientação.

2. Orientadores:

Podem ser orientadores todos os docentes do curso de graduação, bem como todos os pesquisadores e professores participantes dos Programas de Pós-Graduação dos respectivos Departamentos do IFCH.
Docentes de outros departamentos ou Unidades da Unicamp podem ser credenciados pelas Comissões de Graduação mediante apresentação de uma proposta encaminhada pelo docente, na qual constem as áreas de sua atuação que sejam compatíveis com o curso para o qual pleiteia o credenciamento.

3. Defesa e constituição da banca:

a) O aluno deve preencher o formulário de encaminhamento e enviá-lo por e-mail (gradifch@unicamp.br) com, pelo menos, 15 dias de antecedência da defesa.

b) A banca examinadora é composta por três membros (incluindo o orientador).

  • Pelo menos um membro da banca examinadora deve pertencer ao corpo docente do curso de graduação no qual o aluno é matriculado.
  • Doutorandos a partir do segundo ano podem ser membros das bancas, desde que aprovados pelas respectivas comissões de graduação.

c) No dia da defesa, o aluno deve retirar na Secretaria de Graduação/IFCH as declarações de participação dos docentes e a ata de defesa.

d) A defesa será documentada por meio de ata, assinada por todos os membros da banca, na qual consta a nota final atribuída ao aluno.

e) A defesa deve ser realizada, preferencialmente, até data de inserção de notas estipulado pelo calendário escolar. No caso de impossibilidade de cumprir este calendário, o professor responsável pela disciplina deve registrar a freqüência obtida pelo aluno e a nota zero. Esta nota poderá ser alterada até o limite de alteração de notas, também estipulado pelo calendário escolar, mediante a realização da defesa.

f) Em até 15 dias após a defesa, o aluno deve entregar uma cópia digital da monografia pelo e-mail gradifch@unicamp.br com seu nome, RA e curso no corpo do e-mail. A monografia deve estar assinada por todos os membros da banca.
 
g) A monografia deve incluir um resumo e indicação de pelo menos três palavras chaves (para facilitar sua indexação pela Biblioteca do IFCH).