EHA

 

Voltar à programação do XI EHA

 

Locais de apresentação

Rodada de comunicações 1: Auditório 01

Rodada de comunicações 2: Auditório 02

Rodada de comunicações 3: Sala multiuso

 

 

Programação das comunicações

Segunda-Feira (19/10) 

 

MESA: A1

Lúcia Klück Stumpf
Silêncio nos campos do Ipiranga: uma paisagem histórica de Antônio Parreiras

Fernanda Mendonça Pitta
Uma pintura muda e silenciosa: Partida da Monção de José Ferraz de Almeida Júnior e a representação da história.

Bárbara Ferreira Fernandes
O Juramento da Princesa Isabel: Análise do quadro de Victor Meirelles

Valéria Alves Esteves Lima
História da arte e identidade nacional: dialogando com Araújo Porto-alegre

Aline Viana Tomé
A paisagem urbana carioca: Copacabana a partir da casa de Eliseu Visconti (1866-1944)


 

MESA: A2

Mariana Duarte Garcia de Lacerda Abstracionismo Informal: a recepção da produção dos artistas nipo-brasileiros

Carolina Carmini Mariano Lúcio
Oitenta anos do Grupo Seibi-kai e a inserção da arte nipo-brasileira na historiografia da arte do Brasil

Juliana Pinheiro Maués
Dinâmicas de gênero no conto Shisei – análise da tatuagem como índice narrativo em um conto de Tanizaki Junichiro

 


 MESA: A3

Selene Candian dos Santos
Ad verum lumen, ubi Christus janua vera: metafísica da luz e neoplatonismo em Suger de Saint-Denis

Ianick Takaes de Oliveira
O temor sagrado platônico em Art and Anarchy (1963) de Edgar Wind

Rhuan Fernandes Gomes
Escritos historiográficos e estéticos de Edgar Wind (1922-1971)

Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
Por debaixo da poeira, o brilho assombroso da pintura antiga

 

Terça-Feira (20/10) 

 

MESA: B1

Eduardo Henrik Aubert
Uma teoria semiótica das iniciais decoradas medievais: estudo de caso do manuscrito Paris, BNF, lat. 780

Igor Lima
Impressos e Cultura Visual: gênero, modas e cores nas representações da descoberta do Novo Mundo. Século XVI

Maria Cristina Correia Leandro Pereira
A luz das letras: tipos, usos e funções das iniciais iluminadas em manuscritos medievais. O caso do manuscrito cluniacense BNF Lat 17716

Pedro Queiroz Leite
Ecclesia Militans
& Triumphans: alegorias da Igreja e da Fé nos acervos bibliográficos de Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara, MG

 

MESA: B2

Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
Entre corpos, esculturas, tintas e sangue - A figura do artista plástico no cinema de horror

Rodrigo Cássio Oliveira
A apropriação das teorias do barroco por Omar Calabrese e sua aplicação na análise fílmica

Renan de Andrade Varolli
(Foto)grafias de materialidades sensoriais em movimento nas ruas de Berlim nos anos 1920

João Eduardo Hidalgo Nelyse Salzedas
Edward Hopper: imagens que se congelam na luz melancólica do cotidiano.

 

MESA: B3

Felipe Martinez
O mercado de arte do século XIX como um mercado financeiro

Maria do Carmo Couto da Silva
Arte espanhola oitocentista no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro: aquisições feitas para a Escola Nacional de Belas Artes

Maria Angélica Beghini Morales
“Réflexions sur la Peinture et la Gravure” - Aspectos do gosto e a crítica raisonnée nos escritos de Claude François Joullain

Adriana Mattos Clen Macedo
A percepção visual das cores nos comentários acerca da pintura “Alegoria às Artes” (1855) de Léon Pallière

 

MESA: C1

Sérgio César Júnior
A estética do Rural e estética do folclore em Canto da Saudade (1952), filme de Humberto Mauro

Cleber Fernando Gomes
O Pólo Cinematográfico de Paulínia como Patrimônio Cultural na História da Arte

Douglas Gasparin Arruda
Reflexões sobre o papel de Arminda em Quanto vale ou é por quilo? (Sérgio Bianchi, 2005)

Naydh Barros de Souza
“O resto é silêncio”: o Homem e a Morte em “A Margem” de Ozualdo Candeias

 

MESA: C2

Armando Alexandre dos Santos e Ricardo Luiz Silveira da Costa
A Inveja na Arte medieval e Renascentista

Kellen Cristina Silva
Deus est solus scrutator cordium – Um estudo iconológico sobre o mecenato colonial

Gabriela Braccio
Una niña en las sombras: Los sentidos de una imagen

Daniel Grecco Pacheco e Fernando Dantas Marques Pesce
A guerra está sobre nós. Mudanças sociais e políticas na pintura mural de Bonampak e Chichén Itzá

 

 

MESA: C3

Rosangela de Jesus Silva
Iconografias artísticas na imprensa oitocentista: citações e apropriações em revistas ilustradas latino-americanas

Maria Antonia Couto da Silva
Ateliês de artistas: relatos e descrições publicadas na imprensa no Brasil do final do século XIX

Catia Silva Herzog
O pictorialismo na fotografia brasileira: a memória da revista Photogramma e o debate sobre a fotografia artística no Brasil

Hertha Tatiely Silva e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos
Técnica e arte na rua: O cartaz urbano

 

MESA: D1

Sintia Cristina da Cunha
Da apresentação icônica à representação histórica de São Francisco de Assis

Clara Habib
O Verbo e a Luz: a simbologia dos raios luminosos na Anunciação de Cristo

Daniele Cristina Liberato de Oliveira
Tradição clássica e o culto dos santos cristãos: uso e funções de um modelo iconográfico

Mariana Pincinato Quadros de Souza
A concepção iconográfica do Agnus Dei nos mosaicos bizantinos

Júlio César Garrido Maia e Mônica Farias Menezes Vicente
Entre a Cor do Neoclássico e a Luz do Barroco: revelações a partir do restauro na pintura da nave da igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Salvador Estudo de caso sobre sua restauração e autoria(s)

MESA: D2

Bernadette Panek
A construção da cor em Weissmann

Elias Mol
Amilcar de Castro – cor e dobra

Fabiana Pedroni e Rodrigo Hipólito
A Cor como elemento espacializante: entre a construção da Imagem e a recepção da Forma

Gabriela Borges Abraços
O bailado do olhar: Os móbiles de Calder e as apreensões gestálticas da obra de arte

Silvana Boone e Jacks Ricardo Selistre
O lugar da arte latino-americana no século XXI

 

MESA: D3

Andreia Costa
A incorporação de ruídos nos pinholes de Barbara Ess

Letícia Roberto dos Santos
“It's always dark before the dawn”: relações entre as duas versões de “O pesadelo” (1781/1790) de Johan Heinrich Füssli e o videoclip da canção Shake it Out, da banda inglesa Florence and the Machine, de uma perspectiva da cultura visual.

Edson Pereira da Costa Júnior
Histrionismo e materialidade da figura humana no cinema

Talita Mendes
In Oblivionem e o estado de desaparição da imagem: paradigmas de visualidade e escritura

 

Quarta-Feira (21/10) 

 

MESA: E1

Paula Ferreira Vermeersch
Luz e sombra no Trattato della Pittura leonardiano

Inácio Bittencourt Rebetez
O progresso da civilização? Novas considerações sobre um suposto ciclo de pinturas de Piero di Cosimo

Doglas Morais Lubarino
A imagem de Judas como judeu no final do século XV: um estudo sobre cor e traços fisionômicos nas representações de Judas enforcado

Rogéria Olimpio dos Santos
O ‘Álbum das Antigualhas’ de Francisco de Holanda

 

MESA: E2

Maria Luiza Zanatta de Souza
Destaque feminino na coleção de livros raros do MASP

Caroline Farias Alves
De Princesa Leopoldina a Nair de Teffé. A construção de uma iconografia feminina por Georgina de Albuquerque

Valéria Mendes Fasolato
Dois nus de Maria Pardos na Exposição Geral de Belas Artes de 1917

Claudia Priori
Presença das mulheres na arte: cenário paranaense (fim do século XIX e começo do século XX)

 

MESA: E3

Patrícia Dias Guimarães
Espelhamentos entre Ver e Ler, Experiência e Imagem: a apropriação da estética do pitoresco por Robert Smithson

Vagner Godói
A Cor dos Materiais Escolares e de Pesquisa na Arte de Agora

Adriane Schrage Wächter
A Paisagem na obra de Teresa Poester (1989/2007)

Samuel José Gilbert de Jesus
Claude Rutault: o monocromo como prática expandida do espaço

 

MESA: F1

 

Letícia Martins de Andrade
A voz do ornamento: considerações sobre o papel da ornamentação retabular na definição dos estilos da arte colonial mineira

Natalia Casagrande Salvador
Homens devotos na construção da Capela da Ordem Terceira de São Francisco de Assis

Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani
Sibilas: as mulheres proféticas na história, na cultura e na arte

Richard Santiago Costa
Entre soirées e óperas: uma iconografia da representação do espaço teatral na pintura

 

MESA: F2

Samuel Mendes Vieira
A malícia e o mordente: cor e forma nas pinturas de Belmiro de Almeida

Carlos Rogerio Lima Junior
"O Príncipe D. Pedro e Jorge de Avilez a bordo da Fragata União", de Oscar Pereira da Silva: a Independência em tons belicosos

Natalia Cristina de Aquino Gomes
Cena de família de Adolfo Augusto Pinto – um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior

Felipe da Silva Corrêa
Willem Roelofs e a cor na paisagem novecentista dos Países Baixos

 

MESA: F3

Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas
A Representação Pictórica na Estética de Hegel e a importância da Cor na Pintura Holandesa do Século XVII

Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro
A importância da luz e da cor na análise iconográfica

Alcimar do Lago Carvalho
Sob o peso das asas: considerações sobre os putti do retrato “Willem van den Kerckhoven e sua Família” (1652) de Jan Mijtens (Haia ca. 1614-1670)

Muriel Araujo Lima
A cor da besta: sistemas cromáticos em bestiários ingleses medievais

 

Quinta-Feira (22/10) 

 

MESA: G1

Dilson Rodrigues Midlej
Luz e cor na apropriação de imagens no Brasil

Martinho Alves da Costa Junior
O mundo iluminado de Mel Ramos

Aline Ferreira Gomes
O corpo masculino na produção visual dos Jogos Olímpicos

Patricia Stuart Guibes
Entre apropriações, deslocamentos e ressignificações – sobre a obra de Nuno Ramos

MESA: G2

Gabriela Domingues Coppola
Através do fotógrafo - Intercorrências do ser, agir e olhar em narrativas de personagens fotógrafos

João Paulo de Freitas e Maria Carolina Rodrigues Boaventura
O gênero do retrato na contemporaneidade entre o pictórico e o fotográfico

Luciana Martha Silveira
Percepção cromática na fotografia colorida: um ato criativo

Paula Cabral Tacca
O que é a fotografia hoje?

 

MESA: G3

Julia Dias Möller
A presença de Juan Arfe no tratado de Filipe Nunes

Mateus Alves Silva
Andrea Pozzo, a Companhia de Jesus e a casa dos Habsburgos: trajetória artística sob a ótica das práticas de mecenato

Renata Nogueira Gomes de Morais
Uma reflexão sobre o lugar da pintura, a partir do tratado Arte da Pintura, Symmetria e Perspectiva (1615), do português Filipe Nunes

Debora Gomes Pereira Amaral
Imagens sangrantes: a manifestação milagrosa das imagens de culto em uma pintura do mestre eborense Pedro Nunes (1586-1637)

 

MESA: H1

Karin Philippov
Cor e Luz na Obra Religiosa de Benedito Calixto: uma possível perspectiva na Igreja de Santa Cecília

Klency Kakazu de Brito Yang
A arte mediando a construção de um novo tempo: a presença da Escola de Arte de Beuron em São Paulo

Adonias Pinto Penha Júnior
Biblia pauperum herie et hodie – produção de arte sacra no Brasil

Jadilson Pimentel
Altares-mores no sertão do conselheiro

 

MESA: H2

Edy Carlos Leite da Silva
León Ferrari e o processo formativo da fotomontagem em suas obras

Clarissa Spigiorin Campomizzi
Política, ritual e sacrifício: uma leitura da obra Tiradentes: Totem-Monumento ao Preso Político de Cildo Meireles

Amanda Habith Nunes
Textos de Ferreira Gullar na Revista Civilização Brasileira: diálogo com a intelectualidade de esquerda da década de 1960

Fábio da Silva Sousa
Histórias em Quadrinhos (HQs) e Imprensa Comunista: um diálogo possível entre arte e militância política impressa

 

MESA: H3

Priscila Sacchettin
Jorge de Lima e Max Ernst: aproximações

Dalmo de Oliveira Souza e Silva
Cícero Dias - “Eu vi o mundo” ...as luzes e as cores do Nordeste

Vanessa Beatriz Bortulucce
A poética da luz na pintura e escultura de Umberto Boccioni

Fabio San Juan
A decoração de Alfredo Volpi para a Capela de São Pedro do bairro Monte Alegre de Piracicaba, SP

 

Sexta-Feira (23/10) 

 

MESA: I1

Renata Zago
Sobre Salões e Bienias: a abolição dos critérios de um júri ou um júri sem critérios?

Marcele de Oliveira Gonçalves
Arte em Disputa – Jackson Pollock na IV Bienal de São Paulo

Verena Carla Pereira
Analogias entre as Bienais de São Paulo, Veneza e a Documenta

Alexandre Pedro de Medeiros
Da precariedade à sofisticação: Krasiński na 31ª Bienal de São Paulo

 

MESA: I2

Guilherme Lopes Vieira E Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua
Museu Afro Brasil: dificuldades na documentação museológica

Marta Heloísa Leuba Salum
Mãos de artista, obras anônimas: marcas de um Brasil africano ou de uma África brasileira em objetos de museu

Isis Gasparini
Diáfano: sobre a materialidade da luz e a opacidade dos dispositivos museológicos

Vera Regina Barbuy Wilhelm
O conflito entre Exposição e Conservação: a iluminação e as consequências na visualização das cores e na degradação dos materiais das obras de arte

 

MESA: I3

Solange de Aragão Euler Sandeville
A luz e a cor na obra de Roberto Burle Marx

Ana Tagliari e Wilson Florio
Pieter Bruegel, Vilanova Artigas e a representação do espaço

Diana Oliveira dos Santos
A psicologia da arquitetura segundo Heinrich Wölfflin

Niuxa Dias Drago
Cenografia e Luz: a modernização do teatro brasileiro por Ziembinski e Santa Rosa

 

MESA: J1

Ana Cândida de Avelar
Mário Pedrosa e a pintura de inspiração gráfica: Hartung, Pollock, Vedova, Soulages

Ana Paula Cattai Pismel
Novo Realismo: Mario Schenberg e Pierre Restany

João Victor Rossetti Brancato
A imprensa bate à porta: Adalberto Mattos e Angyone Costa nos ateliês do Rio de Janeiro na década de 20

Amanda Tostes Capichoni
A apreciação artística de Arrufos (Belmiro de Almeida) em “A Arte brasileira”: intercâmbios entre a literatura e as artes plásticas

Kethlen Santini Rodrigues
Depois do Surrealismo, só a Antropofagia

MESA: J2

Jancileide Souza dos Santos
Colecionadores e Colecionismo de Arte Popular na Bahia

Breno Marques de Faria
Ars Diplomatica: o acervo artístico do Ministério das Relações Exteriores brasileiro

Rosaelena Scarpeline
A casa de Rui Barbosa/RJ: a arquitetura e a decoração como documento

Silveli Maria de Toledo Russo
Ornamento e cor: Símbolos e significados na integração do mobiliário e dos objetos religiosos

 

MESA: J3

Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua
Os escultores privativos do Museu do Dundo: Arte chokwe e colonialismo

Silvia Borges
Antigo e moderno: “Theatro moral” em azulejo

Paula Vaz Guimarães de Araújo
Artistas ou alienados – reflexões sobre uma pesquisa em andamento

Sabrina Moura
Um Estudo Cruzado de Bienais de Arte na África e América Latina

| Voltar ao topo |

© 2002-2015 Encontro de História da Arte | SOBRE O SITE | CONTATO