Locais de apresentação
Rodada de comunicações 1: Auditório 01
Rodada de comunicações 2: Auditório 02
Rodada de comunicações 3: Sala multiuso
Segunda-Feira (19/10)
Lúcia Klück Stumpf
Silêncio nos campos do Ipiranga: uma paisagem histórica de Antônio ParreirasFernanda Mendonça Pitta
Uma pintura muda e silenciosa: Partida da Monção de José Ferraz de Almeida Júnior e a representação da história.Bárbara Ferreira Fernandes
O Juramento da Princesa Isabel: Análise do quadro de Victor MeirellesValéria Alves Esteves Lima
História da arte e identidade nacional: dialogando com Araújo Porto-alegreAline Viana Tomé
A paisagem urbana carioca: Copacabana a partir da casa de Eliseu Visconti (1866-1944)
Mariana Duarte Garcia de Lacerda Abstracionismo Informal: a recepção da produção dos artistas nipo-brasileiros
Carolina Carmini Mariano Lúcio
Oitenta anos do Grupo Seibi-kai e a inserção da arte nipo-brasileira na historiografia da arte do BrasilJuliana Pinheiro Maués
Dinâmicas de gênero no conto Shisei – análise da tatuagem como índice narrativo em um conto de Tanizaki Junichiro
Selene Candian dos Santos
Ad verum lumen, ubi Christus janua vera: metafísica da luz e neoplatonismo em Suger de Saint-DenisIanick Takaes de Oliveira
O temor sagrado platônico em Art and Anarchy (1963) de Edgar WindRhuan Fernandes Gomes
Escritos historiográficos e estéticos de Edgar Wind (1922-1971)Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
Por debaixo da poeira, o brilho assombroso da pintura antiga
Terça-Feira (20/10)
Eduardo Henrik Aubert
Uma teoria semiótica das iniciais decoradas medievais: estudo de caso do manuscrito Paris, BNF, lat. 780Igor Lima
Impressos e Cultura Visual: gênero, modas e cores nas representações da descoberta do Novo Mundo. Século XVIMaria Cristina Correia Leandro Pereira
A luz das letras: tipos, usos e funções das iniciais iluminadas em manuscritos medievais. O caso do manuscrito cluniacense BNF Lat 17716Pedro Queiroz Leite
Ecclesia Militans & Triumphans: alegorias da Igreja e da Fé nos acervos bibliográficos de Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara, MG
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
Entre corpos, esculturas, tintas e sangue - A figura do artista plástico no cinema de horrorRodrigo Cássio Oliveira
A apropriação das teorias do barroco por Omar Calabrese e sua aplicação na análise fílmicaRenan de Andrade Varolli
(Foto)grafias de materialidades sensoriais em movimento nas ruas de Berlim nos anos 1920João Eduardo Hidalgo Nelyse Salzedas
Edward Hopper: imagens que se congelam na luz melancólica do cotidiano.
Felipe Martinez
O mercado de arte do século XIX como um mercado financeiroMaria do Carmo Couto da Silva
Arte espanhola oitocentista no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro: aquisições feitas para a Escola Nacional de Belas ArtesMaria Angélica Beghini Morales
“Réflexions sur la Peinture et la Gravure” - Aspectos do gosto e a crítica raisonnée nos escritos de Claude François JoullainAdriana Mattos Clen Macedo
A percepção visual das cores nos comentários acerca da pintura “Alegoria às Artes” (1855) de Léon Pallière
Sérgio César Júnior
A estética do Rural e estética do folclore em Canto da Saudade (1952), filme de Humberto MauroCleber Fernando Gomes
O Pólo Cinematográfico de Paulínia como Patrimônio Cultural na História da ArteDouglas Gasparin Arruda
Reflexões sobre o papel de Arminda em Quanto vale ou é por quilo? (Sérgio Bianchi, 2005)Naydh Barros de Souza
“O resto é silêncio”: o Homem e a Morte em “A Margem” de Ozualdo Candeias
Armando Alexandre dos Santos e Ricardo Luiz Silveira da Costa
A Inveja na Arte medieval e RenascentistaKellen Cristina Silva
Deus est solus scrutator cordium – Um estudo iconológico sobre o mecenato colonialGabriela Braccio
Una niña en las sombras: Los sentidos de una imagenDaniel Grecco Pacheco e Fernando Dantas Marques Pesce
A guerra está sobre nós. Mudanças sociais e políticas na pintura mural de Bonampak e Chichén Itzá
Rosangela de Jesus Silva
Iconografias artísticas na imprensa oitocentista: citações e apropriações em revistas ilustradas latino-americanasMaria Antonia Couto da Silva
Ateliês de artistas: relatos e descrições publicadas na imprensa no Brasil do final do século XIXCatia Silva Herzog
O pictorialismo na fotografia brasileira: a memória da revista Photogramma e o debate sobre a fotografia artística no BrasilHertha Tatiely Silva e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos
Técnica e arte na rua: O cartaz urbano
Sintia Cristina da Cunha
Da apresentação icônica à representação histórica de São Francisco de AssisClara Habib
O Verbo e a Luz: a simbologia dos raios luminosos na Anunciação de CristoDaniele Cristina Liberato de Oliveira
Tradição clássica e o culto dos santos cristãos: uso e funções de um modelo iconográficoMariana Pincinato Quadros de Souza
A concepção iconográfica do Agnus Dei nos mosaicos bizantinosJúlio César Garrido Maia e Mônica Farias Menezes Vicente
Entre a Cor do Neoclássico e a Luz do Barroco: revelações a partir do restauro na pintura da nave da igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Salvador Estudo de caso sobre sua restauração e autoria(s)Bernadette Panek
A construção da cor em WeissmannElias Mol
Amilcar de Castro – cor e dobraFabiana Pedroni e Rodrigo Hipólito
A Cor como elemento espacializante: entre a construção da Imagem e a recepção da FormaGabriela Borges Abraços
O bailado do olhar: Os móbiles de Calder e as apreensões gestálticas da obra de arteSilvana Boone e Jacks Ricardo Selistre
O lugar da arte latino-americana no século XXI
Andreia Costa
A incorporação de ruídos nos pinholes de Barbara EssLetícia Roberto dos Santos
“It's always dark before the dawn”: relações entre as duas versões de “O pesadelo” (1781/1790) de Johan Heinrich Füssli e o videoclip da canção Shake it Out, da banda inglesa Florence and the Machine, de uma perspectiva da cultura visual.Edson Pereira da Costa Júnior
Histrionismo e materialidade da figura humana no cinemaTalita Mendes
In Oblivionem e o estado de desaparição da imagem: paradigmas de visualidade e escritura
Quarta-Feira (21/10)
Paula Ferreira Vermeersch
Luz e sombra no Trattato della Pittura leonardianoInácio Bittencourt Rebetez
O progresso da civilização? Novas considerações sobre um suposto ciclo de pinturas de Piero di CosimoDoglas Morais Lubarino
A imagem de Judas como judeu no final do século XV: um estudo sobre cor e traços fisionômicos nas representações de Judas enforcadoRogéria Olimpio dos Santos
O ‘Álbum das Antigualhas’ de Francisco de Holanda
Maria Luiza Zanatta de Souza
Destaque feminino na coleção de livros raros do MASPCaroline Farias Alves
De Princesa Leopoldina a Nair de Teffé. A construção de uma iconografia feminina por Georgina de AlbuquerqueValéria Mendes Fasolato
Dois nus de Maria Pardos na Exposição Geral de Belas Artes de 1917Claudia Priori
Presença das mulheres na arte: cenário paranaense (fim do século XIX e começo do século XX)
Patrícia Dias Guimarães
Espelhamentos entre Ver e Ler, Experiência e Imagem: a apropriação da estética do pitoresco por Robert SmithsonVagner Godói
A Cor dos Materiais Escolares e de Pesquisa na Arte de AgoraAdriane Schrage Wächter
A Paisagem na obra de Teresa Poester (1989/2007)Samuel José Gilbert de Jesus
Claude Rutault: o monocromo como prática expandida do espaço
Letícia Martins de Andrade
A voz do ornamento: considerações sobre o papel da ornamentação retabular na definição dos estilos da arte colonial mineiraNatalia Casagrande Salvador
Homens devotos na construção da Capela da Ordem Terceira de São Francisco de AssisMaria Cláudia Almeida Orlando Magnani
Sibilas: as mulheres proféticas na história, na cultura e na arteRichard Santiago Costa
Entre soirées e óperas: uma iconografia da representação do espaço teatral na pintura
Samuel Mendes Vieira
A malícia e o mordente: cor e forma nas pinturas de Belmiro de AlmeidaCarlos Rogerio Lima Junior
"O Príncipe D. Pedro e Jorge de Avilez a bordo da Fragata União", de Oscar Pereira da Silva: a Independência em tons belicososNatalia Cristina de Aquino Gomes
Cena de família de Adolfo Augusto Pinto – um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida JúniorFelipe da Silva Corrêa
Willem Roelofs e a cor na paisagem novecentista dos Países Baixos
Lucia Ferraz Nogueira de Souza Dantas
A Representação Pictórica na Estética de Hegel e a importância da Cor na Pintura Holandesa do Século XVIILuís Alberto Esteves dos Santos Casimiro
A importância da luz e da cor na análise iconográficaAlcimar do Lago Carvalho
Sob o peso das asas: considerações sobre os putti do retrato “Willem van den Kerckhoven e sua Família” (1652) de Jan Mijtens (Haia ca. 1614-1670)Muriel Araujo Lima
A cor da besta: sistemas cromáticos em bestiários ingleses medievais
Quinta-Feira (22/10)
Dilson Rodrigues Midlej
Luz e cor na apropriação de imagens no BrasilMartinho Alves da Costa Junior
O mundo iluminado de Mel RamosAline Ferreira Gomes
O corpo masculino na produção visual dos Jogos OlímpicosPatricia Stuart Guibes
Entre apropriações, deslocamentos e ressignificações – sobre a obra de Nuno RamosGabriela Domingues Coppola
Através do fotógrafo - Intercorrências do ser, agir e olhar em narrativas de personagens fotógrafosJoão Paulo de Freitas e Maria Carolina Rodrigues Boaventura
O gênero do retrato na contemporaneidade entre o pictórico e o fotográficoLuciana Martha Silveira
Percepção cromática na fotografia colorida: um ato criativoPaula Cabral Tacca
O que é a fotografia hoje?
Julia Dias Möller
A presença de Juan Arfe no tratado de Filipe NunesMateus Alves Silva
Andrea Pozzo, a Companhia de Jesus e a casa dos Habsburgos: trajetória artística sob a ótica das práticas de mecenatoRenata Nogueira Gomes de Morais
Uma reflexão sobre o lugar da pintura, a partir do tratado Arte da Pintura, Symmetria e Perspectiva (1615), do português Filipe NunesDebora Gomes Pereira Amaral
Imagens sangrantes: a manifestação milagrosa das imagens de culto em uma pintura do mestre eborense Pedro Nunes (1586-1637)
Karin Philippov
Cor e Luz na Obra Religiosa de Benedito Calixto: uma possível perspectiva na Igreja de Santa CecíliaKlency Kakazu de Brito Yang
A arte mediando a construção de um novo tempo: a presença da Escola de Arte de Beuron em São PauloAdonias Pinto Penha Júnior
Biblia pauperum herie et hodie – produção de arte sacra no BrasilJadilson Pimentel
Altares-mores no sertão do conselheiro
Edy Carlos Leite da Silva
León Ferrari e o processo formativo da fotomontagem em suas obrasClarissa Spigiorin Campomizzi
Política, ritual e sacrifício: uma leitura da obra Tiradentes: Totem-Monumento ao Preso Político de Cildo MeirelesAmanda Habith Nunes
Textos de Ferreira Gullar na Revista Civilização Brasileira: diálogo com a intelectualidade de esquerda da década de 1960Fábio da Silva Sousa
Histórias em Quadrinhos (HQs) e Imprensa Comunista: um diálogo possível entre arte e militância política impressa
Priscila Sacchettin
Jorge de Lima e Max Ernst: aproximaçõesDalmo de Oliveira Souza e Silva
Cícero Dias - “Eu vi o mundo” ...as luzes e as cores do NordesteVanessa Beatriz Bortulucce
A poética da luz na pintura e escultura de Umberto BoccioniFabio San Juan
A decoração de Alfredo Volpi para a Capela de São Pedro do bairro Monte Alegre de Piracicaba, SP
Sexta-Feira (23/10)
Renata Zago
Sobre Salões e Bienias: a abolição dos critérios de um júri ou um júri sem critérios?Marcele de Oliveira Gonçalves
Arte em Disputa – Jackson Pollock na IV Bienal de São PauloVerena Carla Pereira
Analogias entre as Bienais de São Paulo, Veneza e a DocumentaAlexandre Pedro de Medeiros
Da precariedade à sofisticação: Krasiński na 31ª Bienal de São Paulo
Guilherme Lopes Vieira E Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua
Museu Afro Brasil: dificuldades na documentação museológicaMarta Heloísa Leuba Salum
Mãos de artista, obras anônimas: marcas de um Brasil africano ou de uma África brasileira em objetos de museuIsis Gasparini
Diáfano: sobre a materialidade da luz e a opacidade dos dispositivos museológicosVera Regina Barbuy Wilhelm
O conflito entre Exposição e Conservação: a iluminação e as consequências na visualização das cores e na degradação dos materiais das obras de arte
Solange de Aragão Euler Sandeville
A luz e a cor na obra de Roberto Burle MarxAna Tagliari e Wilson Florio
Pieter Bruegel, Vilanova Artigas e a representação do espaçoDiana Oliveira dos Santos
A psicologia da arquitetura segundo Heinrich WölfflinNiuxa Dias Drago
Cenografia e Luz: a modernização do teatro brasileiro por Ziembinski e Santa Rosa
Ana Cândida de Avelar
Mário Pedrosa e a pintura de inspiração gráfica: Hartung, Pollock, Vedova, SoulagesAna Paula Cattai Pismel
Novo Realismo: Mario Schenberg e Pierre RestanyJoão Victor Rossetti Brancato
A imprensa bate à porta: Adalberto Mattos e Angyone Costa nos ateliês do Rio de Janeiro na década de 20Amanda Tostes Capichoni
A apreciação artística de Arrufos (Belmiro de Almeida) em “A Arte brasileira”: intercâmbios entre a literatura e as artes plásticasKethlen Santini Rodrigues
Depois do Surrealismo, só a AntropofagiaJancileide Souza dos Santos
Colecionadores e Colecionismo de Arte Popular na BahiaBreno Marques de Faria
Ars Diplomatica: o acervo artístico do Ministério das Relações Exteriores brasileiroRosaelena Scarpeline
A casa de Rui Barbosa/RJ: a arquitetura e a decoração como documentoSilveli Maria de Toledo Russo
Ornamento e cor: Símbolos e significados na integração do mobiliário e dos objetos religiosos
Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua
Os escultores privativos do Museu do Dundo: Arte chokwe e colonialismoSilvia Borges
Antigo e moderno: “Theatro moral” em azulejoPaula Vaz Guimarães de Araújo
Artistas ou alienados – reflexões sobre uma pesquisa em andamentoSabrina Moura
Um Estudo Cruzado de Bienais de Arte na África e América Latina
| Voltar ao topo |