Segunda-Feira (29/09)
Kleber Antonio de Oliveira Amancio
A representação dos negros(as) na Arte produzida no Brasil
Márcio Santos Lima
A inserção do engraxate pintor João Alves no circuito baiano de arte moderna em meados do século XX
Marcos Paulo Amorim dos Santos
A permanência da estética da mestiçagem em Di
Cavalcanti
Manuela Henrique Nogueira
Georgina de Albuquerque: gênero, raça e trabalho em representação
Guilherme Nanini da Silva Oliveira
O imigrante japonês em São Paulo: na história e na pintura de Tomoo Handa
Aline Ferreira Gomes
Alair Gomes: Glimpses of America e a praça da República
Daniela de Paula Gomes
A Juventude norte-americana nos filmes de Gus Van Sant: análise dos filmes Mala Noche (1985), Drugstore Cowboy (1989) e My Own Private Idaho (1991)
André Luís Castilho Pitol
Carnival in Rio: a photo essay: um estudo sobre a produção fotográfica de Alair Gomes nos Estados Unidos
Juam Carlos Timotheo
O homem selvagem: estudo sobre a figura do Tarzan no contexto cinematográfico norte-americano
Terça-Feira (30/09)
Dirceu Carlos Marins
O assombro das imagens: citação, possessão e fantasmagoria nos filmes de terror contemporâneos
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
A presença da arte no cinema de horror italiano
William Pereira de Almeida
O cinema de Ivan Cardoso
Rodrigo Pereira Fernandes
Barroquismo Contemporâneo: Matthew Barney e o Ciclo Cremaster
Alexandre Pedro de Medeiros
O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi
Talita Trizoli
“Eu sonho enquanto você bebe cerveja”. Mario do Carmo Secco e Claudio Tozzi
Fábio da Silva Sousa
Traços vermelhos: charges ideológicas e propaganda política visual comunista dos periódicos El Machete e El Libertador (México, 1925-1928)
Talitha Bueno Motter
O realismo socialista no Clube de Gravura de Porto Alegre: intersecções e disjunções
Antonio Leandro Gomes de Souza Barros
Entre a enciclopédia e o dicionário como modelos historiográficos
Luciana Marcelino
Contribuições do conceito pathosformel de Aby Warburg para historiografia da arte
Serzenando Alves Vieira Neto
Para uma síntese da historiografia da arte em Schnaase, Semper, Burckhardt e Springer
Evandro José dos Santos
O Realismo em Rossellini e Manet: um apelo ao sublime na imagem
Luiz Carlos Andreghetto
Blue: filmando poesia, pintando palavras
Martinho Alves da Costa Junior
Espaços inebriantes: a natureza mágica no cinema e nas artes do século XIX
Gilberto da Silva Francisco
Arte, artesanato e cerâmica grega
Márcia Helena Girardi Piva
A história e a cultura entrelaçadas nas obras de Anselm Kiefer e Frans Krajcberg
Karen Christye Fidelis
Movimento Pixo: A cultura da pixação paulista e sua influência no Triângulo Mineiro
Matheus Amilton Martins
Republicanismo de Bolívar em metal e palavras: reflexões sobre o monumento “Homenagem a Bolívar” (1846) de Tenerani
Danielle Rodrigues Amaro
Acerca de “almas penadas”: debates sobre criação e regulamentação do primeiro Curso Superior de História da Arte (1961-1978)
Giovana Loos Moreira
A atuação de Antônio Firmino Monteiro na Exposição Geral de Belas Artes de 1884
Verena Carla Pereira
O processo de seleção nos primeiros anos das Bienais de São Paulo: protocolos e embates
Daniela Pinheiro Machado Kern
Hanna Levy e a história da arte brasileira como problema
Quarta-Feira (01/10)
Maria Clara Caldas Soares Ferreira
Pintura do forro da nave da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Mariana: tipologia, programação iconográfica e atribuição
Natalia Casagrande Salvador
José Pereira Arouca: o mestre-de-obras que virou ministro da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Mariana
Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro; Mônica Farias Menezes Vicente
A linguagem oculta presente na pintura de quadratura do teto da nave da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma de Salvador: análises artístico-histórica, iconográfica e iconológica
Leandro Gonçalves de Rezende
O Repertório Iconográfico da Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados de Ouro Preto: estudos de casos
Paula Elizabeth de Maria Barrantes
A obra de Agostino Balmes Odísio em Campinas
Maritsa Sá Freire Costa
Um estudo sobre o "São Francisco das Chagas", do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Cristiana Antunes Cavaterra
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Lorena, SP – Uma pequena jóia eclética no Vale do Paraíba
Myriam Salomão
A atuação do pintor austríaco Karl Hartwig Unterberger no Brasil da metade do século 20: um caso a ser analisado
André Ribeiro de Barros
Situações que Mudam – A guerrilha das Lojas de Guerrilha Comme Des Garçons
Renata Favarin Santini
Poéticas da matéria: apropriações no contexto da arte brasileira contemporânea
Rodrigo Hipólito
Deliberar, incorporar e apropriar: reação ao “inconsciente tecnológico”
Graciana Pereira de Almeida; Fabiana Pereira de Almeida
Considerações sobre vestuários nas obras de arte e o Museu de Indumentária de Sophia Jobim
Victor Henrique da Silva Menezes
Representações da Antiguidade por meio das séries de TV: o caso do seriado “Rome”Natália Ferreira de Campos
Antiguidade Romana e Usos do passado: Uma análise do documentário "Ícones do mau comportamento"
Ludimila Caliman Campos
Entre tesselas e tons: o ressoar da devoção mariana na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma (século V)
Selene Candian dos Santos
O abade Suger sobre os vitrais de Saint-Denis
João Paulo Berto
Carlo Borromeo (1538-1584): apontamentos sobre um santo “arquiteto” contrarreformista
Lorraine Pinheiro Mendes
Notas sobre a tradução da cidade ideal de Francesco di Giorgio Martini a partir de seus tratados
Rejane Bernal Ventura
Aspectos da teoria da beleza no Renascimento: Marsilio Ficino e Agostino Nifo
Richard Santiago Costa
Albert Cavos e o Tratado da construção de teatros (1847)
Éder da Silveira
Representações da Histeria. Arte e ciência a partir da “Iconographie Photographique de la Salpêtrière”
Samuel José Gilbert de Jesus
O retrato demoníaco. Sobre algumas aporias iconográficas contemporâneas
Caroliny Pereira
A instauração de um acesso entre a memória da imagem e a fotografia futurista
Cláudio Barcellos Jansen Ferreira
A fotografia na primeira fase da obra de Carlos Pasquetti (1948)
Quinta-Feira (02/10)
Felipe Sevilhano Martinez
As Repetições de Vincent van Gogh
Pablo José Mateus do Pinho
A Barca de Dante: um percurso pelo inferno da Divina Comédia
Gabriela Rodrigues Pessoa de Oliveira
Um caso de quadros: Virgílio Maurício e a pintura de nus
Fabriccio Miguel Novelli Duro
A representação dos animais em A Educação Faz Tudo de Jean-Honoré FragonardAna Lucia Oliveira Vilela
Ditadura, violência, causalidade histórica e narrativa no Cinema Marginal brasileiro
Nycolas dos Santos Albuquerque
Arte Moderna e Cinema Novo: Contrução Imagética de um Nordeste Estereotipado
Bruno Pinheiro
A Bahia de Pierre Verger
Diego Marcos Linard Tavares; Edilson Militão de Melo Filho
Sérvulo Esmeraldo: aspectos da história da arte do Ceará
Ana Carolina Froés Ribeiro Lopes
Hélio Oiticica: arte e cidade
Andréia Paulina Costa
Trisha Brown e Laurie Anderson: performance como ação politica
Thales Caetano Lira
Os Trabalhos de Eros: Questões de Fotografia no trabalho de Wesley Duke Lee
Vanessa Beatriz Bortulucce
Armadilhas da forma: as pinturas de Felice Varini
Alcimar do Lago Carvalho
Entre Cristo e os homens, entre o bem e o mal: novas interpretações sobre a “Guirlanda de Flores e Frutos com o Retrato do Príncipe Guilherme III de Orange” (ca. 1660-1661) de Jan Davidsz de Heem
Julliana Garcia Neves
Os ataques republicanos a Retratos de Pedro II
Maria Angélica Beghini Morales
Quatremère de Quincy e Vivant Denon: política para as artes na França Revolucionária?
Flávia Giovanna Dessoldi
Da tela ao palco: pintura, teatro e revolução no Brutus de Jacques Louis David
Edson Costa Júnior
Da sobriedade do gesto: o decoro na figura humana cinematográfica
Fabio de Freitas Leal
O excesso e a extravagancia visual nos filmes de Xavier Dolan
Renan de Andrade Varolli
Faíscas e brilhos na escuridão: o neobarroco no cinema berlinense nos anos 1920
Sandra Trabucco Valenzuela
Leitura de filme publicitário: da história da arte ao audiovisual
Gabriela Borges Abraços
Ponto, linha, olho e plano: A aproximação de Mário Pedrosa à Gestalt
Dúnia Roquetti Saroute
Arturo Tosi na Coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Fernanda Marinho
Primitivos e Selvagens: Lionello Venturi e o Surrealismo
Luana Maribele Wedekin
O uso da fotografia nos diagramas pedagógicos de Kazimir Malevich
Sexta-Feira (03/10)
Bruna Mayer Costa; Mariana Macedo Trevisan; Matheus Henrique Gonçalves Silva
A problemática construção dos heróis barrocos brasileiros Aleijadinho e Padre Jesuíno do Monte Carmelo na crítica artística de Mário de Andrade
Carlos Rogério Lima Junior
Proclamação da República, de Oscar Pereira da Silva: um quadro estratégico na trajetória do pintor?
Letícia Roberto dos Santos
Duas pinturas brasileiras de São Sebastião (Alberto da Veiga Guignard, 1961; Francisco Rebolo Gonsales, 1968)
Patrícia Bueno Godoy
O jornal Diário Nacional: manifestações artísticas em destaque na coluna Arte no ano de 1928
Benjamim M . Saviani
O Carmo de Mariana: reflexões para um restauro
Eliana Ambrosio
Histórico da formação da Coleção do Presépio Napolitano do Museu de Arte Sacra de São Paulo e os desdobramentos de sua ambientação cenográfica
Luíza Rabelo Parreira; Marcia Almada
A emulação na prática artística de calígrafos setecentistas e oitocentistas
Angela Brandão; Fernanda Domenech; Klency Kakazu de Brito Yang
O açúcar nas festas barrocas: a arte efêmera nos séculos XVII e XVIII
Solange de Aragão
História da Arte e História do Paisagismo no Brasil – inter-relações na análise de projetos paisagísticos
João Eduardo Hidalgo; Márcia Aparecida Barbosa Vianna; Nelyse Apparecida Melro Salzedas
Soy Gaudí: uma rapsódia plástica catalã moderna
Vivian Braga dos Santos
Letras e ciência no quarto escuro de Francesc TorresLudmila Britto
OpaGIArá : interações artísticas, políticas e festivasAline Viana Tomé
A Tradição da Pintura Pitoresca na Obra de Eliseu Visconti: o grupo das lavadeiras
Fabíola Cristina Alves
A comunicabilidade entre homem e natureza na pintura de Eliseu Visconti
Karin Philippov
A Transdisciplinaridade na Obra Religiosa de Benedito Calixto: Historiografia, Arte e Teologia.
Amanda Tostes
Cenas de família: legitimação de um discurso familista ou produtos da modernidade?
Mariana Duarte Garcia de Lacerda
Zita Viana de Barros e Moacyr de Vicentis Rocha: A Produção sob a Influência de Lívio Abramo
Alicia K. Valente
Procedimientos digitales en el arte impreso. Apuntes para el análisis de obras
Niuxa Dias Drago
A cenografia de Tomás Santa Rosa no cruzamento da Artes
Cristina Antonioevna Dunaeva
As artistas da vanguarda russa Liubov Popova, Olga Rózanova e Varvára Stiepánova: história da arte e gênero.
Luana Caroline Damião
Cinema Expandido: usos do audiovisual no contexto museológico
Paula Cabral Tacca
O Lugar do Expandido no Acervo Fotográfico do Museu de Arte Moderna de São Paulo
Carolina Carmini Mariano Lúcio
Expoprojeção 73 – curadoria como construção da história da arte
Eric Danzi Lemos
A fotografia no museu histórico e no museu de arte: A assimilação das imagens de Theodor Preising em coleções do Museu Paulista e do MASPMarta Souza Santos
Michel Foucault, historiador da arte? Algumas considerações a respeito da influência da filosofia foucaultiana na historiografia contemporânea
| Voltar ao topo |