EHA

 

Voltar à programação do X EHA

 

 

Programação das comunicações

Segunda-Feira (29/09) 

 

MESA: A1

Kleber Antonio de Oliveira Amancio
A representação dos negros(as) na Arte produzida no Brasil

Márcio Santos Lima
A inserção do engraxate pintor João Alves no circuito baiano de arte moderna em meados do século XX

Marcos Paulo Amorim dos Santos
A permanência da estética da mestiçagem em Di
Cavalcanti

Manuela Henrique Nogueira
Georgina de Albuquerque: gênero, raça e trabalho em representação

Guilherme Nanini da Silva Oliveira
O imigrante japonês em São Paulo: na história e na pintura de Tomoo Handa


 

MESA: A2

Aline Ferreira Gomes
Alair Gomes: Glimpses of America e a praça da República

Daniela de Paula Gomes
A Juventude norte-americana nos filmes de Gus Van Sant: análise dos filmes Mala Noche (1985), Drugstore Cowboy (1989) e My Own Private Idaho (1991)


André Luís Castilho Pitol
Carnival in Rio: a photo essay: um estudo sobre a produção fotográfica de Alair Gomes nos Estados Unidos

Juam Carlos Timotheo
O homem selvagem: estudo sobre a figura do Tarzan no contexto cinematográfico norte-americano

 

Terça-Feira (30/09) 

 

MESA: B1

Dirceu Carlos Marins
O assombro das imagens: citação, possessão e fantasmagoria nos filmes de terror contemporâneos

Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
A presença da arte no cinema de horror italiano

William Pereira de Almeida
O cinema de Ivan Cardoso


Rodrigo Pereira Fernandes

Barroquismo Contemporâneo: Matthew Barney e o Ciclo Cremaster

 

MESA: B2

Alexandre Pedro de Medeiros
O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi

Talita Trizoli
“Eu sonho enquanto você bebe cerveja”. Mario do Carmo Secco e Claudio Tozzi

Fábio da Silva Sousa
Traços vermelhos: charges ideológicas e propaganda política visual comunista dos periódicos El Machete e El Libertador (México, 1925-1928)

Talitha Bueno Motter
O realismo socialista no Clube de Gravura de Porto Alegre: intersecções e disjunções

 

MESA: B3

Antonio Leandro Gomes de Souza Barros
Entre a enciclopédia e o dicionário como modelos historiográficos

Luciana Marcelino
Contribuições do conceito pathosformel de Aby Warburg para historiografia da arte

Serzenando Alves Vieira Neto

Para uma síntese da historiografia da arte em Schnaase, Semper, Burckhardt e Springer

 

MESA: C1

Evandro José dos Santos
O Realismo em Rossellini e Manet: um apelo ao sublime na imagem

Luiz Carlos Andreghetto
Blue: filmando poesia, pintando palavras

Martinho Alves da Costa Junior
Espaços inebriantes: a natureza mágica no cinema e nas artes do século XIX

 

MESA: C2

Gilberto da Silva Francisco
Arte, artesanato e cerâmica grega

Márcia Helena Girardi Piva
A história e a cultura entrelaçadas nas obras de Anselm Kiefer e Frans Krajcberg

Karen Christye Fidelis

Movimento Pixo: A cultura da pixação paulista e sua influência no Triângulo Mineiro

Matheus Amilton Martins
Republicanismo de Bolívar em metal e palavras: reflexões sobre o monumento “Homenagem a Bolívar” (1846) de Tenerani

 

 

MESA: C3

Danielle Rodrigues Amaro
Acerca de “almas penadas”: debates sobre criação e regulamentação do primeiro Curso Superior de História da Arte (1961-1978)

Giovana Loos Moreira
A atuação de Antônio Firmino Monteiro na Exposição Geral de Belas Artes de 1884

Verena Carla Pereira
O processo de seleção nos primeiros anos das Bienais de São Paulo: protocolos e embates

Daniela Pinheiro Machado Kern
Hanna Levy e a história da arte brasileira como problema

Quarta-Feira (01/10) 

 

MESA: D1

Maria Clara Caldas Soares Ferreira
Pintura do forro da nave da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Mariana: tipologia, programação iconográfica e atribuição

Natalia Casagrande Salvador
José Pereira Arouca: o mestre-de-obras que virou ministro da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Mariana

Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro; Mônica Farias Menezes Vicente
A linguagem oculta presente na pintura de quadratura do teto da nave da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma de Salvador: análises artístico-histórica, iconográfica e iconológica

Leandro Gonçalves de Rezende
O Repertório Iconográfico da Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados de Ouro Preto: estudos de casos

 

MESA: D2

Paula Elizabeth de Maria Barrantes
A obra de Agostino Balmes Odísio em Campinas

Maritsa Sá Freire Costa
Um estudo sobre o "São Francisco das Chagas", do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Cristiana Antunes Cavaterra
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Lorena, SP – Uma pequena jóia eclética no Vale do Paraíba

Myriam Salomão
A atuação do pintor austríaco Karl Hartwig Unterberger no Brasil da metade do século 20: um caso a ser analisado

 

MESA: D3

André Ribeiro de Barros
Situações que Mudam – A guerrilha das Lojas de Guerrilha Comme Des Garçons

Renata Favarin Santini
Poéticas da matéria: apropriações no contexto da arte brasileira contemporânea

Rodrigo Hipólito
Deliberar, incorporar e apropriar: reação ao “inconsciente tecnológico”

Graciana Pereira de Almeida; Fabiana Pereira de Almeida
Considerações sobre vestuários nas obras de arte e o Museu de Indumentária de Sophia Jobim

 

MESA: E1

Victor Henrique da Silva Menezes
Representações da Antiguidade por meio das séries de TV: o caso do seriado “Rome”

Natália Ferreira de Campos
Antiguidade Romana e Usos do passado: Uma análise do documentário "Ícones do mau comportamento"


Ludimila Caliman Campos
Entre tesselas e tons: o ressoar da devoção mariana na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma (século V)

Selene Candian dos Santos
O abade Suger sobre os vitrais de Saint-Denis

 

MESA: E2

João Paulo Berto
Carlo Borromeo (1538-1584): apontamentos sobre um santo “arquiteto” contrarreformista

Lorraine Pinheiro Mendes
Notas sobre a tradução da cidade ideal de Francesco di Giorgio Martini a partir de seus tratados

Rejane Bernal Ventura
Aspectos da teoria da beleza no Renascimento: Marsilio Ficino e Agostino Nifo

Richard Santiago Costa
Albert Cavos e o Tratado da construção de teatros (1847)

 

MESA: E3

Éder da Silveira
Representações da Histeria. Arte e ciência a partir da “Iconographie Photographique de la Salpêtrière”

Samuel José Gilbert de Jesus
O retrato demoníaco. Sobre algumas aporias iconográficas contemporâneas

Caroliny Pereira
A instauração de um acesso entre a memória da imagem e a fotografia futurista

Cláudio Barcellos Jansen Ferreira
A fotografia na primeira fase da obra de Carlos Pasquetti (1948)

Quinta-Feira (02/10) 

 

MESA: F1

Felipe Sevilhano Martinez
As Repetições de Vincent van Gogh

Pablo José Mateus do Pinho
A Barca de Dante: um percurso pelo inferno da Divina Comédia

Gabriela Rodrigues Pessoa de Oliveira
Um caso de quadros: Virgílio Maurício e a pintura de nus

Fabriccio Miguel Novelli Duro
A representação dos animais em A Educação Faz Tudo de Jean-Honoré Fragonard

MESA: F2

Ana Lucia Oliveira Vilela
Ditadura, violência, causalidade histórica e narrativa no Cinema Marginal brasileiro

Nycolas dos Santos Albuquerque
Arte Moderna e Cinema Novo: Contrução Imagética de um Nordeste Estereotipado

Bruno Pinheiro
A Bahia de Pierre Verger

Diego Marcos Linard Tavares; Edilson Militão de Melo Filho
Sérvulo Esmeraldo: aspectos da história da arte do Ceará

 

MESA: F3

Ana Carolina Froés Ribeiro Lopes
Hélio Oiticica: arte e cidade

Andréia Paulina Costa
Trisha Brown e Laurie Anderson: performance como ação politica

Thales Caetano Lira
Os Trabalhos de Eros: Questões de Fotografia no trabalho de Wesley Duke Lee

Vanessa Beatriz Bortulucce
Armadilhas da forma: as pinturas de Felice Varini

 

MESA: G1

Alcimar do Lago Carvalho
Entre Cristo e os homens, entre o bem e o mal: novas interpretações sobre a “Guirlanda de Flores e Frutos com o Retrato do Príncipe Guilherme III de Orange” (ca. 1660-1661) de Jan Davidsz de Heem

Julliana Garcia Neves
Os ataques republicanos a Retratos de Pedro II

Maria Angélica Beghini Morales
Quatremère de Quincy e Vivant Denon: política para as artes na França Revolucionária?

Flávia Giovanna Dessoldi
Da tela ao palco: pintura, teatro e revolução no Brutus de Jacques Louis David

 

MESA: G2

Edson Costa Júnior
Da sobriedade do gesto: o decoro na figura humana cinematográfica

Fabio de Freitas Leal
O excesso e a extravagancia visual nos filmes de Xavier Dolan

Renan de Andrade Varolli
Faíscas e brilhos na escuridão: o neobarroco no cinema berlinense nos anos 1920

Sandra Trabucco Valenzuela
Leitura de filme publicitário: da história da arte ao audiovisual

 

MESA: G3

Gabriela Borges Abraços
Ponto, linha, olho e plano: A aproximação de Mário Pedrosa à Gestalt

Dúnia Roquetti Saroute
Arturo Tosi na Coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Fernanda Marinho
Primitivos e Selvagens: Lionello Venturi e o Surrealismo

Luana Maribele Wedekin
O uso da fotografia nos diagramas pedagógicos de Kazimir Malevich

 

Sexta-Feira (03/10) 

 

MESA: H1

Bruna Mayer Costa; Mariana Macedo Trevisan; Matheus Henrique Gonçalves Silva
A problemática construção dos heróis barrocos brasileiros Aleijadinho e Padre Jesuíno do Monte Carmelo na crítica artística de Mário de Andrade

Carlos Rogério Lima Junior
Proclamação da República, de Oscar Pereira da Silva: um quadro estratégico na trajetória do pintor?


Letícia Roberto dos Santos
Duas pinturas brasileiras de São Sebastião (Alberto da Veiga Guignard, 1961; Francisco Rebolo Gonsales, 1968)

Patrícia Bueno Godoy
O jornal Diário Nacional: manifestações artísticas em destaque na coluna Arte no ano de 1928

 

MESA: H2

Benjamim M . Saviani
O Carmo de Mariana: reflexões para um restauro

Eliana Ambrosio
Histórico da formação da Coleção do Presépio Napolitano do Museu de Arte Sacra de São Paulo e os desdobramentos de sua ambientação cenográfica

Luíza Rabelo Parreira; Marcia Almada
A emulação na prática artística de calígrafos setecentistas e oitocentistas

Angela Brandão; Fernanda  Domenech; Klency Kakazu de Brito Yang
O açúcar nas festas barrocas: a arte efêmera nos séculos XVII e XVIII

 

MESA: H3

Solange de Aragão
História da Arte e História do Paisagismo no Brasil – inter-relações na análise de projetos paisagísticos

João Eduardo Hidalgo; Márcia Aparecida Barbosa Vianna; Nelyse Apparecida Melro Salzedas
Soy Gaudí: uma rapsódia plástica catalã moderna

Vivian Braga dos Santos
Letras e ciência no quarto escuro de Francesc Torres

Ludmila Britto
OpaGIArá : interações artísticas, políticas e festivas

MESA: I1

Aline Viana Tomé
A Tradição da Pintura Pitoresca na Obra de Eliseu Visconti: o grupo das lavadeiras

Fabíola Cristina Alves
A comunicabilidade entre homem e natureza na pintura de Eliseu Visconti

Karin Philippov
A Transdisciplinaridade na Obra Religiosa de Benedito Calixto: Historiografia, Arte e Teologia.

Amanda Tostes
Cenas de família: legitimação de um discurso familista ou produtos da modernidade?

 

MESA: I2

Mariana Duarte Garcia de Lacerda
Zita Viana de Barros e Moacyr de Vicentis Rocha: A Produção sob a Influência de Lívio Abramo

Alicia K. Valente
Procedimientos digitales en el arte impreso. Apuntes para el análisis de obras

Niuxa Dias Drago
A cenografia de Tomás Santa Rosa no cruzamento da Artes

Cristina Antonioevna Dunaeva
As artistas da vanguarda russa Liubov Popova, Olga Rózanova e Varvára Stiepánova: história da arte e gênero.

 

MESA: I3

Luana Caroline Damião
Cinema Expandido: usos do audiovisual no contexto museológico

Paula Cabral Tacca
O Lugar do Expandido no Acervo Fotográfico do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Carolina Carmini Mariano Lúcio
Expoprojeção 73 – curadoria como construção da história da arte

Eric Danzi Lemos
A fotografia no museu histórico e no museu de arte: A assimilação das imagens de Theodor Preising em coleções do Museu Paulista e do MASP

Marta Souza Santos
Michel Foucault, historiador da arte? Algumas considerações a respeito da influência da filosofia foucaultiana na historiografia contemporânea

| Voltar ao topo |

© 2002-2015 Encontro de História da Arte | SOBRE O SITE | CONTATO