A1: Auditório 1
SM: Sala Multiuso
Todas as palestras e mesas de debates ocorrerão no Auditório 1
Terça-Feira (01/10)
M1/A1 - Arte e a parte do subjetivo
Luiza Mader (USP)
Fissuras geográficas – Um estudo das cartografias conceituais do artista Horário ZabalaMarcos A. Bessa-Oliveira (Unicamp)
Paisagens Biográficas – Aiesthesis (Bio)Decolonial – Onde fica o centro do mundo?Cláudia Maria França da Silva (UFU)
Ampliando o campo, maior o fluxo: um estudo sobre manifestações autorrepresentacionais em arte contemporâneaMarilia Solfa (USP)
Subjetividade construída: uma leitura sobre os trabalhos de Barbara BloomRodrigo Hipólito (UFES)
Smoke and Fire: Memória, Reprodução, Revival
M1/SM - Arte, política, comércio e circuitos
Mariana Chaves (UFJF)
Análise do Conceito de Patronato no Brasil dos OitocentosKarin Philipov (Unicamp)
A Produção Religiosa de Benedito Calixto e a Ótica do Mecenato ReligiosoPatrícia Bueno Godoy (UFG)
A Cruz de Anhanguera: um projeto de Mário Penteado para a Serra dos PirineusJoão Paulo Berto (Unicamp)
Inventário de Bens Culturais da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção de Limeira, SPMateus Rosada e Maria A. Bortolucci (USP)
A Igreja da Boa Morte de Limeira: uma a málgama de conhecimentos farâneos
M2/A1 - Arte, corpo e expressão
Bruno Oliveira de Andrade (Puc-Rio)
Energia e ação: Iberê Carago e De KooningVanessa B. Bortolucci (Unicamp)
Arte como catarse – as performances de Joseph Beuys e a ressignificação do mundoRegilene Sarzi Ribeiro (UNIP)
Crônicas audiovisuais e o corpo em trânsito na videoarte de Privacy Invasion de Inês Ribeiro
M2/SM -Arquitetura, teoria e espaço
Alice Viana (FAUUSP-UDESC)
Gottfried Semper, August Schmarsow e a ideia espacial da ArquiteturaFabiana Pedroni (USP)
Por uma definição de ornamentoRafael Goffinet e Fábio L. S. Santos (USP)
Arte, Arquitetura e Cidade através dos dispositivos espaciais de Dan GrahamBruno Rossler e Luciano Costa (USP)
Os Becher e seus seguidores: questões metodológicas sobre a paisagem urbana na fotografia contemporânea
M3/A1 -Cinema e vídeo contemporâneos
Paula Nogueira Ramos (Univ. Compl. De Madrid)¿Qué ocorre cuando los cineastas viajan? Dois documentários de Eryk Rocha: Rocha que voa (2002) e Pachamama (2008)
William Pereira de Almeida (Unicamp)
O cinema de Ivan CardosoRegiane Ishii (Unicamp)
Tóquio no cinema contemporâneo – Os Deslocamentos na Cidade e o Trabalho da ImaginaçãoEmi Koide (USP)
Espectros da colonização e imagens do Congo na arte contemporânea
M3/SM - Arte, obras e sistemas
Ana Pismel (USP)
A participação de Mario Schenberg na Bienal de 1971Adriano Tomitão Canas (UFU)
Roberto Sambonet em São Paulo: Experiências no Museu de Arte e projetos para a cidadeLudmila Britto (UFRB)
Paulo Brunsky e a Arte Postal: na contramão dos circuitosoficiaisEduardo Akio Shoji (USP)
As publicações de artistas: em circulação, em exposiçãoAngela Nucci (Unicamp)
A cidade suprematisra – Considerações sobre a trajetória do grupo Unovis em Vitebsk
Quarta-Feira (02/10)
M1/A1 - Sentidos e significações da escultura
Jacqueline Ahlert (UPF)
Usos e sentidos da estatuária nas doutrinas jesuíticas da Província ParacuariaLuiz Silva Jr. (UNIVASF)
Carranca “Vampira”: a vitória estética de um ornamento mercadológicoAna Cândida Avelar (USP)
Apontamentos para uma história da escultura no Brasil: um capítulo inédito de Lourival Gomes Machado
M1/SM - Iconografia Religiosa
Clara Habib de S. Abreu (UFRJ)
A Representação da Anunciação do Renascimento ao Barroco: Aspectos formais e iconográficosKellen Silva (UFMG)
Entre o manto crioulo e a beirada, a iconografia da inocência: Estudo iconográfico da pintura de fe forro da igreja de Nossa senhora das Mercês dos pretos crioulos, Tiradentes, MGMaria Izabel Escano (UFRJ)
O ciclo iconográfico da Vida da Virgem Maria nos Livros de Horas da Real Biblioteca Portuguesa
M2/A1 - Patrimônio, arqueologia e cultura material
Marcelo Gaudio Augusto (Unicamp)
Transformações nos campos de café: uma análise da implantação das fazendas de café na região de CampinasMarcelina Almeida (UEMG)
A singularidade de Jeanne Milde: a experiência modernista no Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim em Belo Horizonte
M2/SM - Fotografia, modernidade e contemporaneidade
Iara Rolim (USP)
Fotógrafos estrangeiros em Paris nos anos 1930Jaqueline Maria T. Silva (UFSJ)
Fotoformas (1946-1951): quando o “marginal” torna-se arte!Talita Mendes (Unicamp)
Imemorial e As Cidades Invisíveis: entre rostos, olhares e faces da História
M3/A1 - O olhar para o passado
Gilberto da Silva Francisco (MAE/USP)
Reflexões sobre repertórios de vasos gregos e de tradição grega antigos em obras de referênciaAngelica Beghini Morales (USP)
O colecionismo e a tradição do Grand Tour no final do século XVIIIAntonio Leandro Barros (UERJ)
Picasso, a antiguidade, e a poética da desleitura
M3/SM - Imagem, ritual e celebrações
Jadílson P. dos Santos (Unicamp)
As imagens de vestir e a ritualística da Semana Santa em Monte Santo-BahiaGisele Lourenzato F. da Rocha (UFRJ)
O artista popular: (re)invenções a novas apropriações dos Reis de BoiHelenise Guimarães e Raphael David dos S. Filho (UFRJ)
Ilhas de Carnaval: Coretos carnavalescos como construtores de espaços da folia na segunda década do século XX
Quinta-Feira (03/10)
M1/A1 - O retrato e seu modelo
Felipe Martinez (Unicamp)
Os retratos da Família Roulin por Vincent Van GoghMartinho Junior (Unicamp)
O retrato do abade Lacordaire por ChassériauNara Petean Marino (Univ. Met. De Piracicaba)
Ítalo Maligere (Univ. Met. De Piracicaba)
O Retrato do Intrépido Marinheiro Simão e as possibilidades de representação do negro na arte do século XIX
Os tipos de ruas de Steinmann e o Brasil
M1/SM - O arquivo e o documento como problemas
Eduardo Costa (Unicamp)
Arquivo fotográfico: Operações transatlânticas na primeira metade do século XXRodrigo Luiz M. Gutierrez (USP/UFOP)
A História de uma pesquisa: o trabalho de Francisco Antonio Lopes na Cidade de Ouro PretoAngela Brandão e Klency Brito (Unifesp)
Os fazeres artísticos no Brasil Colonial a partir do Livro dos Regimentos e do Dicionário de Judith Martins
M2/A1 - Literatura e imagem no século XIX
Jean Bastardis (UFRJ)
O plágio como dispositivo de nacionalidade e de atribuição estética na literatura brasileira no século XIXSamuel Mendes Vieira (UFJF)
Cenas de Atelier: o artista, a modelo e o sofáLetícia Badan Palhares Knauer de Campos (Unicamp)
Corpos subjugados – O masculino como vítima impotente da beleza fatal das mulheresValéria Mendes Fasolato (UFJF)
Maria Pardos: “Sem Pão” e a despolitização da misériaRichard Santiago Costa (Unicamp)
Os símbolos da raça: o corpo e a questão étnica na arte acadêmica brasileira da segunda metade do século XIX
M2/SM - Mundo Colonial (arquitetura, construções e decorações)
Natalia C. Salvador (Unicamp)
Desvelando a construção da Capela da Ordem Terceira franciscana de MarianaLeandro G. de Rezende (UFMG)
A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: usos religiosos e significados urbanos – séculos XVIII e XIXLetícia Martins de Andrade (UFSJ)
Os altares de Nossa Senhora da Conceição nas igrejas matrizes das vilas del-Rei: proposições para um estudo de sintática e semânticaDanielle M. S. Pereira (Unesp)
Antonio dos Santos – Pintor da Capela-mor da Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes (SP) – e o pagamento controversoRoberta B. Orazem (UFRN)
Um representante da arte colonial em São Cristóvão, Sergipe: o conjunto pictórico barroco da sacristia da igreja da Ordem Terceira do Carmo
M3/A1 - “Modernidades” e a circulação de imagens
Maryclea C. M. Neves (Pesq. Indep.)
Manoel Pastana na Amazônia do início do século XXLilian Papini (USP)
A trajetória poética de Toulouse-Lautrec no acervo do MASP - Renata OliveiraRenata Oliveira (Uerj)
Viagens modernistas: entre o contato e a invenção do OutroMarcelo Teo (UDESC)
Murais à música de Cândido Portinari: da Primeira Missa à Primeira Aula de MúsicaRoberta Paredes Valin (IEB-USP)
Os cadernos-diários de Anita Malfatti em Paris: contornos de formação e criação
M3/SM - Modelos e transferências
Paula Vermeersch (Unesp)
Modelos antigos para a escultura de Nicola e Giovanni PisanoFlávia Galli Tatsch (Unifesp)
A mobilidade dos artistas e transferência de modelos e de obras como enfoque de estudos sobre arte medievalFábio Augusto Morales (USP)
Pérgamo, Atenas e Egina: escultura e integração no Mediterrâneo helenístico (sécs. III – II a. C.)Francisco de C. D. de Andrade (Unicamp)
A cruz como monumento e sua presença no ambiente construído brasileiro
Sexta-Feira (04/10)
M1/A1 - Retrato, política e sociedade
Rivadávia P. Vieira Jr.(UFRGS)
Diplomatas do pincel. A “arte política” de Ticiano Vecellio e Antonio MoroIsabel Hargrave (Unicamp)
O retrato do Cardeal Cristóforo Madruzzo, por Tiziano: o relógio e a política no RenascimentoMaíra Canina Silvestrin (Unicamp)
O simbolismo do relógio mecânico em iluminuras, gravuras e pinturas do século XV ao XVIMaria Beatriz Bianchini Bilac (Unicamp)
Considerações sobre as relações entre retrato e poder: as elites nas galerias de retratos nas Santas Casas de Misericórdia de São Paulo e Santos
M1/SM - Imprensa e artes gráficas
Renata Cardoso (USP)
Où v ala peinture moderne? Circulação de Artistas e tendências nas revistas francesas da década de 1920Larissa Brum (UFPR)
As ilustrações de J. Carlos na revista “Para Todos...”: construção e distinção de gênero na modernidade carioca (1922-1931)Rosângela de Jesus (Unicamp)
Diálogos entre América Latina e Europa através da imagem na impensa oitocentistaPriscila Sacchettin (Unicamp)
O Estúdio de Gravura de Livio Abramo e Maria Bonomi (São Paulo, 1960)
Grazielle Zappa (Unicamp)
Emilio Villa e suas colaborações com o MASPMaria do Carmo C. da Silva (USP)
Mariano Pina e a Crítica de Arte OitocentistaMaria Antonia C. da Silva (Unicamp)
Comentário acerca da Exposição Geral da Academia Imperial de Belas Artes de 1884, a última realizada durante o ImpérioMarta Souza Santos (PUC-SP)
A pintura de Gérard Fromanger e o pensamento sem imagem: algumas aproximações entre Michel Foucault e Gilles DeleuzeMarcelo Mari (UNB)
Debate local e global: Brasília e a síntese das artes, 1959
M2/SM - Entre o moderno e o contemporâneo
Leonardo Bertolossi (USP)
Festa, Praia, Mercado: Pintando uma Geração 80Aline Pires Luz (Unesp)
Light Shows e a fusão entre arte e vida: a arte underground psicodélica contemporânea dos anos 60Márcia Helena G. Piva (Unicamp)
Natureza em chamas: reflexões sobre arte e paisagem na obra de Franz KrajcbergPriscila Giselda Marques (USP)
Lygia Clark e Hélio Oiticica: Arte, Desenho Industrial e Design
M3/A1 - Arte e vida na Primeira Época Moderna
Larissa Sousa de Carvalho (Unicamp)
Vincenzo Campi e Bartolomeo Passarotti na construção de cenas da dieta renascentista italianaPedro H. de M. Alvez (UFRGS)
Ghiberti, Cellini e Vasari: o estatuto das artes, a competição e os textos autobiográficos do Renascimento italianoTatiana Lunardelli (Unesp)
História da Alimentação através de imagens: representação, imaginário e simbologiaLorraine Pinheiro Mendes (UJJF)
As máquinas nos “Trattati di architettura e arte militare” de Francesco di Giorgio Martini
M3/A2 - O Brasil e a América Latina (instituições e críticas)
Flávia K. Gervásio e Ivan C. de Sá (Mast/Unirio)
Marilá Dardot e suas investigações em torno do museuAna Paula Chaves (Uerj)
O MAM e a História da Arte: a construção de uma escritaVerena Pereira (Unicamp)
Bienal de São Paulo e a globalização da arte modernaGabriela Lodo (Unicamp)
O despertar para a América Latina: a busca de uma identidade para a produção artística do continente na década de 1970Stéfanie Fanelli Casellato (Unifesp)
Da Igreja ao Museu Afro Brasil: significados da obra de Jesuíno do Monte Carmelo
| Voltar ao topo |