EHA

 

Clique para acessar a programação completa do evento

 

A1: Auditório 1

SM: Sala Multiuso

Todas as palestras e mesas de debates ocorrerão no Auditório 1

 

Programação das comunicações

Terça-Feira (01/10) 

 

M1/A1 - Arte e a parte do subjetivo

Luiza Mader (USP)
Fissuras geográficas – Um estudo das cartografias conceituais do artista Horário Zabala

Marcos A. Bessa-Oliveira (Unicamp)                
Paisagens Biográficas – Aiesthesis (Bio)Decolonial – Onde fica o centro do mundo?

Cláudia Maria França da Silva (UFU)
Ampliando o campo, maior o fluxo: um estudo sobre manifestações autorrepresentacionais em arte contemporânea

Marilia Solfa (USP)
Subjetividade construída: uma leitura sobre os trabalhos de Barbara Bloom

Rodrigo Hipólito (UFES)
Smoke and Fire: Memória, Reprodução, Revival

 

M1/SM - Arte, política, comércio e circuitos

Mariana Chaves (UFJF)          
Análise do Conceito de Patronato no Brasil dos Oitocentos

Karin Philipov (Unicamp)             
A Produção Religiosa de Benedito Calixto e a Ótica do Mecenato Religioso

Patrícia Bueno Godoy (UFG)        
A Cruz de Anhanguera: um projeto de Mário Penteado para a Serra dos Pirineus

João Paulo Berto (Unicamp)
Inventário de Bens Culturais da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção de Limeira, SP

Mateus Rosada e Maria A. Bortolucci (USP)
A Igreja da Boa Morte de Limeira: uma a málgama de conhecimentos farâneos

 

M2/A1 - Arte, corpo e expressão  

Bruno Oliveira de Andrade (Puc-Rio)             
Energia e ação: Iberê Carago e De Kooning

Vanessa B. Bortolucci (Unicamp)
Arte como catarse – as performances de Joseph Beuys e a ressignificação do mundo

Regilene Sarzi Ribeiro (UNIP)   
Crônicas audiovisuais e o corpo em trânsito na videoarte de Privacy Invasion de Inês Ribeiro

 

 M2/SM -Arquitetura, teoria e espaço

Alice Viana (FAUUSP-UDESC)             
Gottfried Semper, August Schmarsow e a ideia espacial da Arquitetura

Fabiana Pedroni (USP)
Por uma definição de ornamento

Rafael Goffinet e Fábio L. S. Santos (USP)  
Arte, Arquitetura e Cidade através dos dispositivos espaciais de Dan Graham

Bruno Rossler e Luciano Costa (USP)
Os Becher e seus seguidores: questões metodológicas sobre a paisagem urbana na fotografia contemporânea

 

  M3/A1 -Cinema e vídeo contemporâneos

Paula Nogueira Ramos (Univ. Compl. De Madrid)¿Qué ocorre cuando los cineastas viajan? Dois documentários de Eryk Rocha: Rocha que voa (2002) e Pachamama (2008)

William Pereira de Almeida (Unicamp)
O cinema de Ivan Cardoso

Regiane Ishii (Unicamp)
Tóquio no cinema contemporâneo – Os Deslocamentos na Cidade e o Trabalho da Imaginação

Emi Koide (USP)
Espectros da colonização e imagens do Congo na arte contemporânea

 

 M3/SM - Arte, obras e sistemas

Ana Pismel (USP)
A participação de Mario Schenberg na Bienal de 1971

Adriano Tomitão Canas (UFU)
Roberto Sambonet em São Paulo: Experiências no Museu de Arte e projetos para a cidade

Ludmila Britto (UFRB)
Paulo Brunsky e a Arte Postal: na contramão dos circuitosoficiais

Eduardo Akio Shoji (USP)
As publicações de artistas: em circulação, em exposição

Angela Nucci (Unicamp)
A cidade suprematisra – Considerações sobre a trajetória do grupo Unovis em Vitebsk

 

Quarta-Feira (02/10)

 

M1/A1 - Sentidos e significações da escultura

Jacqueline Ahlert (UPF)
Usos e sentidos da estatuária nas doutrinas jesuíticas da Província Paracuaria            

Luiz Silva Jr. (UNIVASF)
Carranca “Vampira”: a vitória estética de um ornamento mercadológico

Ana Cândida Avelar (USP)            
Apontamentos para uma história da escultura no Brasil: um capítulo inédito de Lourival Gomes Machado

 

M1/SM - Iconografia Religiosa

Clara Habib de S. Abreu (UFRJ)
A Representação da Anunciação do Renascimento ao Barroco: Aspectos formais e iconográficos            

Kellen Silva (UFMG)            
Entre o manto crioulo e a beirada, a iconografia da inocência: Estudo iconográfico da pintura de fe forro da igreja de Nossa senhora das Mercês dos pretos crioulos, Tiradentes, MG

Maria Izabel Escano (UFRJ)
O ciclo iconográfico da Vida da Virgem Maria nos Livros de Horas da Real Biblioteca Portuguesa

 

 M2/A1 - Patrimônio, arqueologia e cultura material

Marcelo Gaudio Augusto (Unicamp)
Transformações nos campos de café: uma análise da implantação das fazendas de café na região de Campinas

Marcelina Almeida (UEMG)
A singularidade de Jeanne Milde: a experiência modernista no Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim em Belo Horizonte

 

 M2/SM - Fotografia, modernidade e contemporaneidade

Iara Rolim (USP)
Fotógrafos estrangeiros em Paris nos anos 1930           

Jaqueline Maria T. Silva (UFSJ)
Fotoformas (1946-1951): quando o “marginal” torna-se arte!

Talita Mendes (Unicamp)
Imemorial e As Cidades Invisíveis: entre rostos, olhares e faces da História

 

 M3/A1 - O olhar para o passado

Gilberto da Silva Francisco (MAE/USP)
Reflexões sobre repertórios de vasos gregos e de tradição grega antigos em obras de referência          

Angelica Beghini Morales (USP)
O colecionismo e a tradição do Grand Tour no final do século XVIII

Antonio Leandro Barros (UERJ)
Picasso, a antiguidade, e a poética da desleitura

 

 M3/SM - Imagem, ritual e celebrações

Jadílson P. dos Santos (Unicamp)
As imagens de vestir e a ritualística da Semana Santa em Monte Santo-Bahia          

Gisele Lourenzato F. da Rocha (UFRJ)
O artista popular: (re)invenções a novas apropriações dos Reis de Boi

Helenise Guimarães e Raphael David dos S. Filho (UFRJ)
Ilhas de Carnaval: Coretos carnavalescos como construtores de espaços da folia na segunda década do século XX

 

Quinta-Feira (03/10)

 

 M1/A1 - O retrato e seu modelo

Felipe Martinez (Unicamp)
Os retratos da Família Roulin por Vincent Van Gogh          

Martinho Junior (Unicamp)
O retrato do abade Lacordaire por Chassériau

Nara Petean Marino (Univ. Met. De Piracicaba)
O Retrato do Intrépido Marinheiro Simão e as possibilidades de representação do negro na arte do século XIX

Ítalo Maligere (Univ. Met. De Piracicaba)
Os tipos de ruas de Steinmann e o Brasil

 

 M1/SM - O arquivo e o documento como problemas

Eduardo Costa (Unicamp)
Arquivo fotográfico: Operações transatlânticas na primeira metade do século XX    

Rodrigo Luiz M. Gutierrez (USP/UFOP)
A História de uma pesquisa: o trabalho de Francisco Antonio Lopes na Cidade de Ouro Preto

Angela Brandão e Klency Brito (Unifesp)
Os fazeres artísticos no Brasil Colonial a partir do Livro dos Regimentos e do Dicionário de Judith Martins

 

 M2/A1 - Literatura e imagem no século XIX

Jean Bastardis (UFRJ)
O plágio como dispositivo de nacionalidade e de atribuição estética na literatura brasileira no século XIX

Samuel Mendes Vieira (UFJF)
Cenas de Atelier: o artista, a modelo e o sofá

Letícia Badan Palhares Knauer de Campos (Unicamp)
Corpos subjugados – O masculino como vítima impotente da beleza fatal das mulheres

Valéria Mendes Fasolato (UFJF)
Maria Pardos: “Sem Pão” e a despolitização da miséria

Richard Santiago Costa (Unicamp)
Os símbolos da raça: o corpo e a questão étnica na arte acadêmica brasileira da segunda metade do século XIX

 

 M2/SM - Mundo Colonial (arquitetura, construções e decorações)

Natalia C. Salvador (Unicamp)
Desvelando a construção da Capela da Ordem Terceira franciscana de Mariana

Leandro G. de Rezende (UFMG)
A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: usos religiosos e significados urbanos – séculos XVIII e XIX

Letícia Martins de Andrade (UFSJ)
Os altares de Nossa Senhora da Conceição nas igrejas matrizes das vilas del-Rei: proposições para um estudo de sintática e semântica

Danielle M. S. Pereira (Unesp)
Antonio dos Santos – Pintor da Capela-mor da Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes (SP) – e o pagamento controverso

Roberta B. Orazem (UFRN)
Um representante da arte colonial em São Cristóvão, Sergipe: o conjunto pictórico barroco da sacristia da igreja da Ordem Terceira do Carmo

 

 M3/A1 -  “Modernidades” e a circulação de imagens

Maryclea C. M. Neves (Pesq. Indep.)
Manoel Pastana na Amazônia do início do século XX

Lilian Papini (USP)
A trajetória poética de Toulouse-Lautrec no acervo do MASP - Renata Oliveira

Renata Oliveira (Uerj)
Viagens modernistas: entre o contato e a invenção do Outro

Marcelo Teo (UDESC)
Murais à música de Cândido Portinari: da Primeira Missa à Primeira Aula de Música

Roberta Paredes Valin (IEB-USP)
Os cadernos-diários de Anita Malfatti em Paris: contornos de formação e criação

 

M3/SM -  Modelos e transferências

Paula Vermeersch (Unesp)
Modelos antigos para a escultura de Nicola e Giovanni Pisano

Flávia Galli Tatsch (Unifesp)
A mobilidade dos artistas e transferência de modelos e de obras como enfoque de estudos sobre arte medieval

Fábio Augusto Morales (USP)
Pérgamo, Atenas e Egina: escultura e integração no Mediterrâneo helenístico (sécs. III – II a. C.)

Francisco de C. D. de Andrade (Unicamp)
A cruz como monumento e sua presença no ambiente construído brasileiro

Sexta-Feira (04/10)

M1/A1 -  Retrato, política e sociedade

Rivadávia P. Vieira Jr.(UFRGS)
Diplomatas do pincel. A “arte política” de Ticiano Vecellio e Antonio Moro

Isabel Hargrave (Unicamp)
O retrato do Cardeal Cristóforo Madruzzo, por Tiziano: o relógio e a política no Renascimento

Maíra Canina Silvestrin (Unicamp)
O simbolismo do relógio mecânico em iluminuras, gravuras e pinturas do século XV ao XVI

Maria Beatriz Bianchini Bilac (Unicamp)
Considerações sobre as relações entre retrato e poder: as elites nas galerias de retratos nas Santas Casas de Misericórdia de São Paulo e Santos

 

M1/SM -  Imprensa e artes gráficas

Renata Cardoso (USP)
Où v ala peinture moderne? Circulação de Artistas e tendências nas revistas francesas da década de 1920

Larissa Brum (UFPR)
As ilustrações de J. Carlos na revista “Para Todos...”: construção e distinção de gênero na modernidade carioca (1922-1931)

Rosângela de Jesus (Unicamp)
Diálogos entre América Latina e Europa através da imagem na impensa oitocentista

Priscila Sacchettin (Unicamp)
O Estúdio de Gravura de Livio Abramo e Maria Bonomi (São Paulo, 1960)

 

M2/A1 -  Arte e crítica

Grazielle Zappa (Unicamp)
Emilio Villa e suas colaborações com o MASP

Maria do Carmo C. da Silva (USP)
Mariano Pina e a Crítica de Arte Oitocentista

Maria Antonia C. da Silva (Unicamp)
Comentário acerca da Exposição Geral da Academia Imperial de Belas Artes de 1884, a última realizada durante o Império

Marta Souza Santos (PUC-SP)
A pintura de Gérard Fromanger e o pensamento sem imagem: algumas aproximações entre Michel Foucault e Gilles Deleuze

Marcelo Mari (UNB)
Debate local e global: Brasília e a síntese das artes, 1959

 

M2/SM -  Entre o moderno e o contemporâneo

Leonardo Bertolossi (USP)
Festa, Praia, Mercado: Pintando uma Geração 80

Aline Pires Luz (Unesp)
Light Shows e a fusão entre arte e vida: a arte underground psicodélica contemporânea dos anos 60

Márcia Helena G. Piva (Unicamp)
Natureza em chamas: reflexões sobre arte e paisagem na obra de Franz Krajcberg

Priscila Giselda Marques (USP)
Lygia Clark e Hélio Oiticica: Arte, Desenho Industrial e Design

 

M3/A1 - Arte e vida na Primeira Época Moderna

Larissa Sousa de Carvalho (Unicamp)
Vincenzo Campi e Bartolomeo Passarotti na construção de cenas da dieta renascentista italiana

Pedro H. de M. Alvez (UFRGS)
Ghiberti, Cellini e Vasari: o estatuto das artes, a competição e os textos autobiográficos do Renascimento italiano

Tatiana Lunardelli (Unesp)
História da Alimentação através de imagens: representação, imaginário e simbologia

Lorraine Pinheiro Mendes (UJJF)
As máquinas nos “Trattati di architettura e arte militare” de Francesco di Giorgio Martini

 

M3/A2 - O Brasil e a América Latina (instituições e críticas)

Flávia K. Gervásio e Ivan C. de Sá (Mast/Unirio)
Marilá Dardot e suas investigações em torno do museu

Ana Paula Chaves (Uerj)
O MAM e a História da Arte: a construção de uma escrita

Verena Pereira (Unicamp)
Bienal de São Paulo e a globalização da arte moderna

Gabriela Lodo (Unicamp)
O despertar  para a América Latina: a busca de uma identidade para a produção artística do continente na década de 1970

Stéfanie Fanelli Casellato (Unifesp)
Da Igreja ao Museu Afro Brasil: significados da obra de Jesuíno do Monte Carmelo

| Voltar ao topo |

© 2002-2013 Encontro de História da Arte | SOBRE O SITE | CONTATO | PUBLICAÇÃO