Terça-Feira (07/08) 09:00 – 10:40
Auditório 1 IFCH
Letícia Badan Palhares - UNICAMP
Atrações perversas: Apontamentos sobre Macabro(1980) de Lamberto BavaPatrícia Ferreira Moreno – UFF/CES-JF
Filme de Artista no Brasil: formas e espaços diferenciados de produção e (re)produção na década de 1970Cyra Maria de Araújo - UNICAMP
Visões do “Mal”: estudos visuais sobre fotografia pericial – acervo do Instituto de Criminalística em São Paulo, 1987-2007Juliana Pinheiro Maués - UNICAMP
Arte cinética: movimento e ritmo nas tradições pictórica e cinematográfica chinesas
Auditório 2 IFCH
Talita Trizoli - UFG
O Evento “Nós” – conceitualismo, política e alteridade em Regina Vater.Marcelo Mari - USP/UNB
Do corpo à terra: Frederico Morais, curador-crítico-artistaVanessa Rosa Machado/Fábio Lopes - USP
A revista Malasartes, a crítica ao projeto político-cultural do modernismo e a produção experimental dos anos 1970Márcia Helena Girardi Piva - UNICAMP
Espaços de Convívio e Reflexão: A Arte e a Política como Forma de Organizar o Sensível
Sala IH02 IFCH
Antônio Ribeiro de Oliveira Júnior - UFF
Entre experimentação e documentação: as fotografias de Revert KlumbTalita Mendes - Unicamp
"Em Hipocampo: alegoria e a crítica da fotografia no espaço expositivo"Cleriston Boechat de Oliveira - UFES
American Photographs de Walker Evans: A relação de interesses entre o museu e o artista na primeira exposição individual de um fotógrafo no MoMaCaroliny Pereira - UFU
O tempo na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp
Terça-Feira (07/08) 11:00 - 12:40
Auditório 1 IFCH
Martinho Alves da Costa Junior - UNICAMP
Baigneuse endormie de Chassérieau: a mulher na naturezaMarcela Faria - UFTM
Joseph Mallord William Turner e a Inglaterra de 1834: entre linguagens e contextosClaudia Carvalho Gaspar Cimino - UFJF
A Estampa Floral em Lola de Valencia de Manet: Memória e história da arte em um quadro na França do século XIXCamila Paglione - USP
A criação da experiência artística para além da obra em James Whistler
Auditório 2 IFCH
Rosangela de Jesus Silva - UNICAMP
Ideias desenhadas: imagens da construção de um artista do lápisFabiana Machado Didone - UDESC
A caricatura e a sátira na Desterro do século XIX: O periódico Crítico MatracaKarin Philippov - UNICAMP
A Balsa da Medusa de Théodore Géricault: Uma questão de método, uma encruzilhada de interpretaçõesMarcela Formico - UNICAMP
Os meandros da “Escrava Romana”: relato cientifico sobre uma pesquisa em História da Arte
Sala IH02 IFCH
Viviane Viana - UFRJ
Dois pesos e duas medidas: O realismo nas obras de Abigail de Andrade e Almeida JúniorSamuel Mendes Vieira - UFJF
Porta Adentro: cenas de intimidade na pintura de Belmiro de AlmeidaMarcelo Téo - USP
Do boudoir à roça: música e sensorialidade no olhar de Almeida Júnior sobre o urbano e o ruralSilveli Maria de Toledo Russo - USP
A dinâmica de pinturas e estampas religiosas que configuramos artefatos da fé
Quarta-Feira (08/08) 09:00 – 10:40
Auditório 1 IFCH
Gabriela Paiva - UNICAMP
Os retratos de Carlos V por Tiziano Vecellio: As diversas faces do imperador.Isabel Hagrave - UNICAMP
A imagem da família Madruzzo nas medalhas e seus usos políticos no século XVIPaula Ferreira Vermeersch - UNICAMP
A Comédia de Dante e a escultura de Nicola e Giovanni PisanoPedro Henrique Alvez - UFRS
Autobiografia e auto-representação nas Pinturas de Giorgio Vasari: os auto-retratos e os ciclos decorativos das casas de Arezzo e Florença
Auditório 2 IFCH
Larissa Sousa de Carvalho - UNICAMP
A iconografia dos doges venezianos, os rituais e as construções arquitetônicas de Veneza segundo a obra de Cesare VecellioIgor de Lima - USP
Gênero e imagens de vestir: Cesare Vecellio e o império ultramarino portuguêsGraciana Pereira de Almeida - UERJ
Na coleção Sophia Jobim: A presença de Rembrandt e a questão da veracidade dos trajesFernanda Correa da Silva - UFRJ
A Madona do Menino Travesso da Coleção Eva Klabin
Sala IH02 IFCH
Richard Santiago Costa - UNICAMP
“Marabá” e “O Último Tamoio” na Exposição Geral de Belas Artes de 1884: crítica e recepção da obra de Rodolfo AmoedoHelder Oliveira - UNICAMP
A pintura de marinha no Brasil: um ensaio curatorial.Maria Antônia Couto da Silva - UNICAMP
"Um lugar merecido a nova geração de pintores”: comentários sobre a recepção da obra de
Firmino Monteiro no início da década de 1880Whitney Dennis - Saint Louis University
A arte de Dial Thornton através do trabalho de William Arnett, examinando as dificuldades de exibir arte africana-americana vernacular do sul dos Estados Unidos
Quarta-Feira (08/08) 11:00 – 12:40
Auditório 1 IFCH
Vivian Palma Braga dos Santos - USP
Reflexões sobre o lugar do trauma: uma análise da exposição MemoriAntonia, ou A Alma dos EdifíciosRosa C. M. de Carvalho - UNICAMP
A colecionação de desenhos e pinturas de pacientes do Hospital psiquiátrico de Juquery e a aquisição das coleções pelas instituições de arteHeloisa Espada – USP/IMS
Os desenhos de Raphael Domingues para além do ateliê do Engenho de DentroAntônio Leandro Gomes de Souza Barros - UERJ
Hipócrates e Artemidoro: autores insuspeitos numa “nação de críticos de arte”
Auditório 2 IFCH
Regilene Sarzi Ribeiro – PUC-SP/UNIP
O corpo em contexto na contemporaneidade: entre o público e o privado nos vídeos Entre de
Nina Galanternick e Desenho-corpo de Lia ChaiaFátima Nader Simões Cerqueira - UNB
A Função do Jogo na Obra de Marilá DardotLívia L. Garcia - UNICAMP
Flávio Império. Desenho de um percurso. Apresentação das contribuições do artista para a renovação do espaço cênico paulistanoRonaldo Ferreira de Souza - UNICAMP
Retratos de um relacionamento: Nan Goldin e a Fotografia da vida íntimaSala IH02 IFCH
Débora de Viveiros Pereira – PUC-MG
Susanna e os Anciãos: análise comparativa das obras de Artemísia Gentileschi (1610) e Jan Both (c.1642)Letícia Roberto dos Santos - UNICAMP
Uma breve comparação entre a associação da mulher com a morte em duas obras alemãs do século XVIRafael Augusto Castells de Andrade - UERJ
Desvendando as Sombras do Inferno: uma breve leitura da pintura exposta no Museu Nacioonal de Arte Antiga de LisboaJadilson Pimentel Santos - UFB
As Santanas da Antiga Vila de Santa Ana e Santo Antônio do Tucano
Quinta-Feira (09/08) 09:00-10:40
Auditório 1 IFCH
Kleber Antonio de Oliveira Amancio - USP
Artistas brasileiros e a arte decorativa naEsposizione internazionale dell'Industria e del Lavoro de 1911Patrícia Bueno Godoy - UNICAMP
Arte Decorativa revisitada: a exposição de Antônio Paim Vieira em 1928Leandro Leão Alves - USP
A diluição do plano bidimensional no espaço: análises e relações de quatro obras seminais de integração arquitetônica de Athos BulcãoVera Regina Barbuy Wilhelm - UFG
Arte Mural em Goiania
Auditório 2 IFCH
Carlos Alberto Barreto Campelo de Melo - UFPE
Explorando a Basílica Nossa Senhora da Penha no Recife: Incursões Arquitetônicas e Revelações ArtísticasPaula Elizabeth de Maria Barrantes - UNICAMP
José Maria Villaronga: A pretensão de uma arquitetura gótica na Campinas do século XIXLuciana Evangelista - UEL
O Sermão da Montanha do “Pintor dos Operários”: narrativas históricas possíveis acerca da arte-mural de Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho-PR nos anos 1950
Sala IH02 IFCH
Natália Casagrande Salvador - UNICAMP
A construção da Capela de São Francisco de Assis de Mariana por meio da documentação de sua Ordem TerceiraPedro Queiroz Leite - UEL
Barbarus ad portas: homilética e catequese na pintura dos nártexes de algumas igrejas e capelas barrocas e rococós de Minas GeraisLeandro Gonçalves de Rezende/Armando Magno - UFMG
Pintores coloniais nas Minas Setecentista - a vez de Manoel Ribeiro Rosa
Quinta-Feira (09/08) 11:00-12:40
Auditório 1 IFCH
Isla Andrade Pereira de Matos - PUCCAMP
Arte e História: o Museu Afro Brasil e o papel da curadoria na construção da narrativa musealLuciana Miyuki - UNICAMP
Relato de experiência curatorial da exposição “Heranças do Japão”Luciana Bosco e Silva - UFMG
A instalação e a exposição: relação entre o espaço-tempo da exposição e a curadoriaMaria do Carmo Couto da Silva - USP
A aquisicão de obras para a Galeria da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro
Auditório 2 IFCH
Rodrigo Vivas - UFMG
A Curadoria como História da Arte: aspectos da escrita da História da Arte em Belo HorizonteNelyane Gonçalves Santos - UFMG
Revisitando Polêmicas da História da Arte em Belo Horizonte nos Salões Municipais de Belas
Artes de 1964 a 1968Ana Maria Pimenta Hoffmann - UNIFESP
A “era” Zanini: uma reavaliação da história do MAC USP nos anos de 1963 a 1978Emanuelle Schneider Atania - USP
A presença de obras de artistas Fluxus no acervo do MAC-USP
Sala IH02 IFCH
Myriam Salomão - USP
Pedro Corona e as pinturas da Capela do Coração Imaculado de MariaMozart Alberto Bonazzi Da Costa / Maria José Spiteri Tavolaro Passos - USP/UNESP
As imagens e retábulos da Matriz da Paróquia Coração Imaculado de Maria (PUCSP): registros estéticos conciliares e neo-coloniais na moderna metrópole paulistanaJoao Paulo Berto - UNICAMP
A Arte a serviço do Sagrado: a arte sacra de Cláudio Pastro (1948-) e o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição AparecidaDanielle Manoel dos Santos Pereira - UNESP
Atribuição Confirmada: A pintura do Forro da Capela-Mor dos Terceiros do Carmo em Mogi das Cruzes
Sexta-Feira (10/08) 09:00-10:40
Auditório 1 IFCH
Eliane Patricia Grandini Serrano - UNESP
A materialidade como Meio na Arte ContemporâneaRosangela Aparecida da Conceição - UNESP
Mapeamento Mobile Art: propostas poéticas e telefones celulares: aspectos históricos e curatoriais em novas mídiasGiovanna Graziosi Casimiro / Carlos Alberto Donaduzzi / Nara Cristina Santos - UFSM
Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais na obra de Vera Chaves Barcellos e Regina SilveiraLúcio Reis Filho/ Alfredo Suppias – UNICAMP/UFJF
O laboratório de Mídias Locativas (LaLoca) e a Pesquisa Histórica: Mapeamento das Obras Arquitetônicas do Estilo Art-Déco em Juiz de Fora
Auditório 2 IFCH
Silfarlem Junior de Oliveira - UFES
Inversões conceituais: a publicação como espaço de exposição no campo ampliadoDaive Cristiano Lopes de Freitas - UNESP
Salles Dounner: Art-nula – Desenhos, um livro para além das imagensJuliana Pavesi Miguel Traldi - UFU
O tratamento de obras de arte sobre papel de Geraldo Queiroz no acervo do Arquivo Público de UberlândiaRenata Perim A. Lopes - UFES
Leonilson - Arquivo como Obra
Sala IH02 IFCH
Gabriela Cristina Lodo - UNICAMP
Bienal Latino-Americana de São Paulo: a influência de um presidente e do meio artísticoRenata Cristina de Oliveira Maia Zago - UNICAMP
As Bienais Nacionais de São Paulo: prévias para as Bienais Internacionais?Maria Luiza Calim de Carvalho - UNESP
América Latina: Cartografias PoéticasBruno Almeida - UERJ
Arte e subjetividade no mundo contemporâneo
Sexta-Feira (10/08) 11:00-12:40
Auditório 1 IFCH
Elias Perigolo Mol - UNICAMP
Amilcar de Castro: Pintor?Bruno Oliveira - PUC-Rio
Formalização e esgarçamento da forma: Iberê Camargo e Alberto GiacomettiCláudio José Magalhães - UFV
Estratégias de criação em pintura na contemporaneidadeVitor Marcelino da Silva - UFU
O processo de apropriação de imagens em “Lindonéia – a Gioconda dos subúrbios” de Rubens Gerchman
Auditório 2 IFCH
Ana Luisa Carmona Ribeiro - USP
Projeto histórico e expografia em Design no Brasil: história e realidadeMarilia Solfa / Fábio Lopes de Souza Santos - USP
Andrea Zittel: A arte contemporânea no contexto do total designPriscilla Perrud Silva - UEL
A Linguagem Arquitetônica do Ecletismo: Questões sobre o Edifício da Segunda Estação Ferroviária de Londrina-PRMariana Dobbert Tidei / David Moreno Sperling - USP
Da arte para a arquitetura: as práticas de Trisha Brown, Duane Michals e Bernard Tschumi como aproximações críticas ao espaço urbano contemporâneo
Sala IH02 IFCH
João Augusto da Silva Neto - UFPA
O curupira e a Ninfa Selvagem: pintura e identidade na Amazônia dos anos 20Fanny Lopes - UNICAMP
Notas para uma História das Esculturas e Monumentos Públicos em São Paulo (1910-1940)Tameny Romão - UNICAMP
Anita Malfatti na Independent School of Art
| Voltar ao topo |