A1 – terça-feira (09:00 às 10:40) - IA, sala CPG03
Ana Cândida F. de Avelar Fernandes – USP
O Informalismo no Brasil: Lourival Gomes Machado e a 5a Bienal Internacional de São PauloAna Maria Pimenta Hoffmann – UNIFESP/USP
A Bienal de 1961: a atuação de Mário PedrosaCaroline Saut Schroeder – USP
Pierre Restany: A passagem para a "anticarreira”Heloisa Olivi Louzada – USP
VI JAC: experimentação na construção institucional da história da arte contemporânea brasileira durante a ditadura militar.Renata Dias Ferraretto Moura Rocco – USP
As Obras de Gino Severini na Coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
A2 – terça-feira (09:00 às 10:40) - Auditório Biblioteca Central
Adriana Botelho – UFC/CE
Chabloz vê Chico, Chico vê Chabloz: estudo do conceito de arte primitiva na obra pictórica de Chico da SilvaEverardo Ramos – UFRN/FRANÇA
Veredas no Grande Sertão:Aportes da História da Arte para o estudo da criação popularPatrícia Martins Santos Freitas – UNICAMP
O universo industrial nas obras do Grupo Santa Helena (1930-1970)Priscila Sacchettin – USP
A gravura artística no Brasil: história recenteRosangela de Jesus Silva – UNICAMP/UNIAM
O espaço representativo de uma instituição: Apreciações acerca da exposição de 1882 no Liceu de Artes e Ofícios.
B1 – terça-feira (10:50 às 12:30) - IA, sala CPG03
Luís Edegar Costa – UFRGS
Exposições e posicionamentos institucionais sobre a história da arteLuna Lobão – IFCH/UNICAMP
A missão artística do primeiro MASP: um estudo da concepção de Pietro Maria Bardi para o MASP em seus primeiros 20 anosMariana Estellita Lins Silva – UFRJ
A Arte Contemporânea e o Museu: Desafios da preservação para além do objetoPatrícia Bueno Godoy – UFG
Uma outra história dos museus de arte de São Paulo: as pinacotecas municipais no interior paulistaViviane Matesco – UFF/RJ
História da Arte e Museologia – a experiência com o acervo Banerj
B2 – terça-feira (10:50 às 12:30) - Auditório Biblioteca Central
Ana Paula França – POSITIVO
Retorno à pintura-pinturaDiogo Vieira de Almeida – UFRJ
Do quadro-objeto cubista ao não-objeto neoconcretista: uma análise a partir das leituras de Ferreira Gullar e Mario PedrosaFábio Santos - Ana Romero – USP
O grafite e o circuito de arte nova-iorquino: a trajetória de Jean-Michel BasquiatGabriel Barbosa dos Santos – PUC/RJ
“Da adversidade vivemos!” – a influência das vanguardas artísticas norte-americanas e inglesas no TropicalismoPatricia Leal Azevedo Corrêa – UFRJ
Três textos no início de um debate: neoconcretismo e minimalismo
C1 – quarta-feira (14:00 às 15:50) - IA, sala CPG03
Ana Tagliari – FAUUSP/UNICAMP
Desenho, Projeto e Intenções em ArquiteturaFrancisco de Carvalho Dias de Andrade – IFCH/UNICAMP
Arquitetura bandeirista na Serra do Itapeti – um caso interessante para o estudo da arquitetura colonial paulista.Ivvy Quintella - Michel Masson – UFRJ/PUC-RJ
A cidade como obra de arte: a contribuição de G. C. Argan para o pensamento urbanísticoVanessa Gonçalves de Almeida Rosa – UERJ
Imagem&Ver(a)cidade – Obras de arte urbana e suas contrapartidas virtuais
C2 – quarta- feira (14:00 às 15:50) - Auditório Biblioteca Central
Gabriela Cristina Lodo – IFCH/UNICAMP
Marta Traba e a construção de duas histórias da arte na América LatinaRosana Pereira de Freitas – UFRJ
Oriente-se: arte asiática em coleções nacionaisSimone Rocha de Abreu – USP
Anos 60: transformações no campo artístico e na arte na ArgentinaYoussef Cherem – UNIFESP
A história da arte do islã – em busca de uma identidade
D1 – quarta-feira (15:00 às 16:50) - IEL, Sala CL09
André Luís de Lima – USP
Imagens da cidade: Itu na fotografia de Setimo CatheriniCyra Maria de Araujo Souza – IFCH/UNICAMP
Visões do “Mal”: estudos visuais sobre fotografia pericial – acervo do Instituto de Criminalística em São Paulo, 1987-2007Heloisa Espada – USP
A interpretação do plano piloto de Brasília pelo fotógrafo Marcel GautherotWagner Jonasson da Costa – UDESC/SC
A instalação de vídeo e a montagem de atrações em Arthur Omar
E1 – quarta-feira (16:10 às 18:00) - IA, sala CPG03
Aziz José de Oliveira Pedrosa – UFMG
Artes e ofícios: uma oficina de talha nas Minas setecentistaClara Habib de Salles Abreu – UFJF/MG
Fontes gravadas de algumas pinturas da Capela da Santíssima Trindade em TiradentesDanielle Manoel dos Santos Pereira – UNESP
A pintura da igreja de Nossa Senhora do Rosário em Diamantina (MG): autoria encontradaNatalia Casagrande Salvador – IFCH/UNICAMP
Os medalhões das capelas mineiras: símbolos, emblemas e representaçõesPedro Queiroz Leite – UEL/UFOP
O Missal da Regia Officina Typographica e seu legado na pintura rococó mineira: uma refutação à influência de Bartolozzi
E2 – quarta-feira (16:10 às 18:00) - Auditório Biblioteca Central
Ana Mannarino – UFRJ
Construção de discursos sobre a obra de arte: a descrição verbal e a reprodução por imagens.Angela Brandão – UNIFESP
História da Arte como História do Mecenato e do Colecionismo.Annie Simões Rozestraten Furlan – IFCH/UNICAMP
O debate sobre a perspectiva renascentista: considerações sobre o ensaio A perspectiva como forma simbólica de Erwin PanofskyTatiana D. de Oliveira Faria Moura – PUC/RJ
O papel do artista no registro historiográfico da arte: escritos de artistas, estes como críticos e o crítico como artista
F1 – quinta-feira (09:00 às 10:40) - IA, sala CPG03
Fernando Guillermo Vázquez Ramos – USJT/SP
O desenho e a arquitetura em Leon Battista Alberti e Giorgio Vasari.Pedro Henrique de Moraes Alvez – UFRGS
Um biógrafo no divã: auto imagem, trajetória, modéstia e engrandecimento na segunda edição das Vite de Giorgio Vasari.Rejane Bernal Ventura
Lodovico Dolce e Giorgio Vasari: conexõesVanessa Beatriz Bortulucce – CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO
A Historiografia do “Segundo Futurismo Italiano: reflexões sobre lacunas e ausências”Waldemar Gomes – UNICAMP
Os relatos de Giorgio Vasari e de Ascanio Condivi sobre as esculturas da vida ativa e vida contemplativa do sepulcro de Júlio II de Michelangelo
F2 – quinta-feira (09:00 às 10:40) - Auditório Biblioteca Central
Fábio D’Almeida Lima Maciel – ECA/USP
Victor Meirelles e a batalha das idéias: considerações acerca da Batalha dos GuararapesFernanda Pitta – ECA/USP
Entre Caipiras e Bandeirantes: Caipiras Negaceando de José Ferraz de Almeida Júnior e Os Bandeirantes, de Henrique BernardelliRichard Santiago Costa – IFCH/UNICAMP
“Cristo em Cafarnaum”, Amoedo em ParisValéria Alves Esteves Lima – UNIMEP
Ciccarelli em defesa de Monvoisin: um episódio da crítica de arte no Brasil Oitocentista
G1 – quinta-feira (10:50 às 12:30) - IA, sala CPG03
Fanny Tamisa Lopes – IFCH/UNICAMP
Dois Monumentos em São Paulo: relações entre o Carlos Gomes, de Brizzolara, e o Olavo Bilac, de Zadig (1922)Letícia Badan Palhares Knauer de Campos – IFCH/UNICAMP
Alcova Tragica de Giuseppe Amisani e a belle époque paulistanaMichelli Cristine Scapol Monteiro – USP
Fundação de São Paulo: a origem da cidade representada por Oscar Pereira da Silva e Antônio ParreirasPaula Elizabeth de Maria Barrantes – IFCH/UNICAMP
O desafio de levar a história da arte à comunidade: A Catedral Metropolitana de CampinasRenato Menezes Ramos – UERJ
Erguer a batalha, construir a história
G2 – quinta-feira (10:50 às 12:30) - Auditório Biblioteca Central
Lina Alves Arruda – ECA/USP
Revisões Feministas das Histórias da Arte: contribuições de Linda Nochlin e Griselda PollockLuana Saturnino Tvardovskas – UNICAMP
O feminino em Liliana Maresca: reflexões sobre arte, gênero e política na produção dos anos 1980 e 90 argentinoSilvana Rubino – UNICAMP
Gênero e design: a trajetória artística de Charlotte PerriandTalita Trizoli – USP
Teorias, Estratégias e Lugares do Discurso Feminista na Arte Brasileira dos Anos 60 e 70
H1 – quinta-feira (14:00 às 15:50) - IA, sala CPG03
Aldilene Marinho César Almeida Diniz – UFRJ
O santo em imagens: relações entre concepções de santidade e iconografia na Época ModernaAntônio Leandro Barros – UERJ
Uma metodologia crítica segundo o Lázaro de Scrovegni.Isabel Hargrave – IFCH/UNICAMP
A reflexão sobre a passagem do tempo e suas representações no RenascimentoMaíra Canina Silvestrin – IFCH/UNICAMP
Lorenzo Lotto de volta a Veneza: reflexões sobre a retratística veneziana no renascimento
H2 – quinta-feira (14:00 às 15:50) - Auditório Biblioteca Central
Aldrin Moura de Figueiredo – UFPA/PA
O índio estilizado: o movimento neomarajoara no Pará, 1905-1945Aline Ferreira Gomes – IFCH/UNICAMP
Heroísmo e modernidade nas cenas esportivas de George Bellows e Thomas Eakins.Mónica Vermes – UFES
A Storia della Musica nel Brasile de Vincenzo Cernicchiaro (1926)Myriam Salomão – USP
Fontes para uma história da pintura paulista do século XVII ao XIX: os pintores, as obras e os restaurosPaulo Donizéti Siepierski – UFRPE/EUA
Richard Wagner e o anarquismo
I1 – quinta-feira (16:10 às 18:00) - IA, sala CPG03
Fernando Lima e Morato – IEL/UNICAMP
São Jerônimo nos trópicos – o un savant travaillant dans son cabinet de DebretMarcela Regina Formico – IA/UNICAMP
O Ateliê Gérôme: a fusão entre a tradição da École des Beaux-Arts com a jovialidade do Moulin RougeMartinho Alves da Costa Junior - IFCH/UNICAMP
Alguns apontamentos acerca Vénus Marine de Théodore ChassériauPaulo André Gomes Soares – UERJ
A ambiguidade do ser: paixão e melancolia nas representações do fauno no século XIXRafael Gonzaga de Macedo – UNIMEP/SP
Paul Harro-Harring e revolução: correlações possíveis
I2 – quinta-feira (16:10 às 18:00) - Auditório Biblioteca Central
Angela Nucci – IFCH/UNICAMP
Dialética das formas: A Teoria do elemento adicional em pintura de Kazímir MaliévitchCristina Meneguello – IFCH/UNICAMP
A representação do trabalhador na obra de Eugênio Proença SigaudMarcelo Téo – USP
O corpo sonoro sob o comando da cor: Flávio de Carvalho e os anos 30Márcia Helena Girardi Piva – UNICAMP
O telhado de chumbo: reflexões sobre a história e a arte na obra de Anselm Kiefer
| Voltar ao topo |