EHA

 

Programação das comunicações

 

Terça-Feira (07/08)  09:00 – 10:40 

 

Auditório 1 IFCH

Letícia Badan Palhares - UNICAMP
Atrações perversas: Apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava

Patrícia Ferreira Moreno – UFF/CES-JF              
Filme de Artista no Brasil: formas e espaços diferenciados de produção e (re)produção na década de 1970

Cyra Maria de Araújo - UNICAMP
Visões do “Mal”: estudos visuais sobre fotografia pericial – acervo do Instituto de Criminalística em São Paulo, 1987-2007

Juliana Pinheiro Maués - UNICAMP
Arte cinética: movimento e ritmo nas tradições pictórica e cinematográfica chinesas

 

Auditório 2 IFCH

Talita Trizoli - UFG        
O Evento “Nós” – conceitualismo, política e alteridade em Regina Vater.

Marcelo Mari - USP/UNB           
Do corpo à terra: Frederico Morais, curador-crítico-artista

Vanessa Rosa Machado/Fábio Lopes - USP       
A revista Malasartes, a crítica ao projeto político-cultural do modernismo e a produção experimental dos anos 1970

Márcia Helena Girardi Piva - UNICAMP              
Espaços de Convívio e Reflexão: A Arte e a Política como Forma de Organizar o Sensível

 

Sala IH02 IFCH

Antônio Ribeiro de Oliveira Júnior - UFF           
Entre experimentação e documentação: as fotografias de Revert Klumb

Talita Mendes  - Unicamp
"Em Hipocampo: alegoria e a crítica da fotografia no espaço expositivo"

Cleriston Boechat de Oliveira - UFES   
American Photographs de Walker Evans: A relação de interesses entre o museu e o artista na primeira exposição individual de um fotógrafo no MoMa

Caroliny Pereira - UFU
O tempo na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp

 

 

Terça-Feira (07/08)  11:00 - 12:40

 

Auditório 1 IFCH

Martinho Alves da Costa Junior - UNICAMP
Baigneuse endormie de Chassérieau: a mulher na natureza

Marcela Faria - UFTM
Joseph Mallord William Turner e  a Inglaterra de 1834: entre linguagens e contextos

Claudia Carvalho Gaspar Cimino - UFJF             
A Estampa Floral em Lola de Valencia de Manet: Memória e história da arte em um quadro na França do século XIX

Camila Paglione - USP 
A criação da experiência artística para além da obra em James Whistler

 

Auditório 2 IFCH

Rosangela de Jesus Silva - UNICAMP   
Ideias desenhadas: imagens da construção de um artista do lápis

Fabiana Machado Didone - UDESC        
A caricatura e a sátira na Desterro do século XIX: O periódico Crítico Matraca

Karin Philippov - UNICAMP
A Balsa da Medusa de Théodore Géricault: Uma questão de método, uma encruzilhada de interpretações

Marcela Formico - UNICAMP
Os meandros da “Escrava Romana”: relato cientifico sobre uma pesquisa em História da Arte

 

Sala IH02 IFCH

Viviane Viana - UFRJ
Dois pesos e duas medidas: O realismo nas obras de Abigail de Andrade e Almeida Júnior

Samuel Mendes Vieira - UFJF
Porta Adentro: cenas de intimidade na pintura de Belmiro de Almeida

Marcelo Téo - USP
Do boudoir à roça: música e sensorialidade no olhar de Almeida Júnior sobre o urbano e o rural

Silveli Maria de Toledo Russo - USP
A dinâmica de pinturas e estampas religiosas que configuramos artefatos da fé

 

 

Quarta-Feira (08/08)  09:00 – 10:40 

 

Auditório 1 IFCH

Gabriela Paiva - UNICAMP        
Os retratos de Carlos V por Tiziano Vecellio: As diversas faces do imperador.

Isabel Hagrave - UNICAMP
A imagem da família Madruzzo nas medalhas e seus usos políticos no século XVI

Paula Ferreira Vermeersch - UNICAMP              
A Comédia de Dante e a escultura de Nicola e Giovanni Pisano

Pedro Henrique Alvez - UFRS
Autobiografia e auto-representação nas Pinturas de Giorgio Vasari: os auto-retratos e os ciclos decorativos das casas de Arezzo e Florença

 

Auditório 2 IFCH

Larissa Sousa de Carvalho - UNICAMP 
A iconografia dos doges venezianos, os rituais e as construções arquitetônicas de Veneza segundo a obra de Cesare Vecellio

Igor de Lima - USP         
Gênero e imagens de vestir: Cesare Vecellio e o império ultramarino português

Graciana Pereira de Almeida - UERJ     
Na coleção Sophia Jobim: A presença de Rembrandt e a questão da veracidade dos trajes

Fernanda Correa da Silva - UFRJ             
A Madona do Menino Travesso da Coleção Eva Klabin

 

Sala IH02 IFCH

Richard Santiago Costa - UNICAMP
“Marabá” e “O Último Tamoio” na Exposição Geral de Belas Artes de 1884: crítica e recepção da obra de Rodolfo Amoedo

Helder Oliveira - UNICAMP
A pintura de marinha no Brasil: um ensaio curatorial.

Maria Antônia Couto da Silva -  UNICAMP        
"Um lugar merecido a nova geração de pintores”: comentários sobre a recepção da obra de
Firmino Monteiro no início da década de 1880

Whitney Dennis - Saint Louis University           
A arte de Dial Thornton através do trabalho de William Arnett, examinando as dificuldades de exibir arte africana-americana vernacular do sul dos Estados Unidos

 

Quarta-Feira (08/08)  11:00 – 12:40 

 

Auditório 1 IFCH

Vivian Palma Braga dos Santos - USP
Reflexões sobre o lugar do trauma: uma análise da exposição MemoriAntonia, ou A Alma dos Edifícios

Rosa C. M. de Carvalho - UNICAMP
A colecionação de desenhos e pinturas de pacientes do Hospital psiquiátrico de Juquery e a aquisição das coleções pelas instituições de arte  

Heloisa Espada – USP/IMS
Os desenhos de Raphael Domingues para além do ateliê do Engenho de Dentro

Antônio Leandro Gomes de Souza Barros - UERJ            
Hipócrates e Artemidoro: autores insuspeitos numa “nação de críticos de arte”

 

Auditório 2 IFCH

Regilene Sarzi Ribeiro – PUC-SP/UNIP
O corpo em contexto na contemporaneidade: entre o público e o privado nos vídeos Entre de
Nina Galanternick e
Desenho-corpo de Lia Chaia

Fátima Nader Simões Cerqueira  - UNB              
A Função do Jogo na Obra de Marilá Dardot

Lívia L. Garcia - UNICAMP
Flávio Império. Desenho de um percurso. Apresentação das contribuições do artista para a renovação do espaço cênico paulistano

Ronaldo Ferreira de Souza - UNICAMP               
Retratos de um relacionamento: Nan Goldin e a Fotografia da vida íntima

Sala IH02 IFCH

Débora de Viveiros Pereira – PUC-MG               
Susanna e os Anciãos: análise comparativa das obras de Artemísia Gentileschi (1610) e Jan Both (c.1642)

Letícia Roberto dos Santos - UNICAMP             
Uma breve comparação entre a associação da mulher com a morte em duas obras alemãs do século XVI

Rafael Augusto Castells de Andrade - UERJ
Desvendando as Sombras do Inferno: uma breve leitura da pintura exposta no Museu Nacioonal de Arte Antiga de Lisboa

Jadilson Pimentel Santos - UFB              
As Santanas da Antiga Vila de Santa Ana e Santo Antônio do Tucano

 

 

Quinta-Feira (09/08)  09:00-10:40 

 

Auditório 1 IFCH

Kleber Antonio de Oliveira Amancio - USP       
Artistas brasileiros e a arte decorativa na Esposizione internazionale dell'Industria e del Lavoro de 1911

Patrícia Bueno Godoy - UNICAMP
Arte Decorativa revisitada: a exposição de Antônio Paim Vieira em 1928

Leandro Leão Alves  - USP         
A diluição do plano bidimensional no espaço: análises e relações de quatro obras seminais de integração arquitetônica de Athos Bulcão

Vera Regina Barbuy Wilhelm - UFG
Arte Mural em Goiania

 

Auditório 2 IFCH

Carlos Alberto Barreto Campelo de Melo - UFPE
Explorando a Basílica Nossa Senhora da Penha no Recife: Incursões Arquitetônicas e Revelações Artísticas

Paula Elizabeth de Maria Barrantes - UNICAMP             
José Maria Villaronga: A pretensão de uma arquitetura gótica na Campinas do século XIX

Luciana Evangelista - UEL
O Sermão da Montanha do “Pintor dos Operários”: narrativas históricas possíveis acerca da arte-mural de Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho-PR nos anos 1950

 

Sala IH02 IFCH

Natália Casagrande Salvador - UNICAMP           
A construção da Capela de São Francisco de Assis de Mariana por meio da documentação de sua Ordem Terceira

Pedro Queiroz Leite - UEL         
Barbarus ad portas: homilética e catequese na pintura dos nártexes de algumas igrejas e capelas barrocas e rococós de Minas Gerais

Leandro Gonçalves de Rezende/Armando Magno - UFMG       
Pintores coloniais nas Minas Setecentista - a vez de Manoel Ribeiro Rosa

 

 

Quinta-Feira (09/08)  11:00-12:40 

 

Auditório 1 IFCH

Isla Andrade Pereira de Matos - PUCCAMP
Arte e História: o Museu Afro Brasil e o papel da curadoria na construção da narrativa museal

Luciana Miyuki - UNICAMP
Relato de experiência curatorial da exposição “Heranças do Japão”

Luciana Bosco e Silva  - UFMG
A instalação e a exposição: relação entre o espaço-tempo da exposição e a curadoria

Maria do Carmo Couto da Silva - USP   
A aquisicão de obras para a Galeria da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro

 

Auditório 2 IFCH

Rodrigo Vivas - UFMG
A Curadoria como História da Arte: aspectos da escrita da História da Arte em Belo Horizonte

Nelyane Gonçalves Santos - UFMG      
Revisitando Polêmicas da História da Arte em Belo Horizonte nos Salões Municipais de Belas
Artes de 1964 a 1968

Ana Maria Pimenta Hoffmann - UNIFESP
A “era” Zanini: uma reavaliação da história do MAC USP nos anos de 1963 a 1978

Emanuelle Schneider Atania - USP       
A presença de obras de artistas Fluxus no acervo do MAC-USP

 

Sala IH02 IFCH

Myriam Salomão - USP               
Pedro Corona e as pinturas da Capela do Coração Imaculado de Maria

Mozart Alberto Bonazzi Da Costa / Maria José Spiteri Tavolaro Passos  - USP/UNESP
As imagens e retábulos da Matriz da Paróquia Coração Imaculado de Maria (PUCSP): registros estéticos conciliares e neo-coloniais na moderna metrópole paulistana

Joao Paulo Berto - UNICAMP   
A Arte a serviço do Sagrado: a arte sacra de Cláudio Pastro (1948-) e o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Danielle Manoel dos Santos Pereira - UNESP  
Atribuição Confirmada: A pintura do Forro da Capela-Mor dos Terceiros do Carmo em Mogi das Cruzes

 

 

Sexta-Feira (10/08)  09:00-10:40 

 

Auditório 1 IFCH

Eliane Patricia Grandini Serrano - UNESP          
A materialidade como Meio na Arte Contemporânea

Rosangela Aparecida da Conceição - UNESP     
Mapeamento Mobile Art: propostas poéticas e telefones celulares: aspectos históricos e curatoriais em novas mídias

Giovanna Graziosi Casimiro / Carlos Alberto Donaduzzi / Nara Cristina Santos - UFSM  
Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais na obra de Vera Chaves Barcellos e Regina Silveira

Lúcio Reis Filho/ Alfredo Suppias – UNICAMP/UFJF    
O laboratório de Mídias Locativas (LaLoca) e a Pesquisa Histórica: Mapeamento das Obras Arquitetônicas do Estilo Art-Déco em Juiz de Fora

 

Auditório 2 IFCH

Silfarlem Junior de Oliveira  - UFES      
Inversões conceituais: a publicação como espaço de exposição no campo ampliado

Daive Cristiano Lopes de Freitas - UNESP        
Salles Dounner: Art-nula – Desenhos, um livro para além das imagens

Juliana Pavesi Miguel Traldi - UFU        
O tratamento de obras de arte sobre papel de Geraldo Queiroz no acervo do Arquivo Público de Uberlândia

Renata Perim A. Lopes - UFES
Leonilson - Arquivo como Obra

 

Sala IH02 IFCH

Gabriela Cristina Lodo - UNICAMP
Bienal Latino-Americana de São Paulo: a influência de um presidente e do meio artístico

Renata Cristina de Oliveira Maia Zago - UNICAMP
As Bienais Nacionais de São Paulo: prévias para as Bienais Internacionais?

Maria Luiza Calim de Carvalho - UNESP
América Latina: Cartografias Poéticas

Bruno Almeida - UERJ
Arte e subjetividade no mundo contemporâneo

 

 

Sexta-Feira (10/08)  11:00-12:40 

 

Auditório 1 IFCH

Elias Perigolo Mol - UNICAMP
Amilcar de Castro: Pintor?

Bruno Oliveira  - PUC-Rio
Formalização e esgarçamento da forma: Iberê Camargo e Alberto Giacometti

Cláudio José Magalhães - UFV
Estratégias de criação em pintura na contemporaneidade

Vitor Marcelino da Silva - UFU
O processo de apropriação de imagens em “Lindonéia – a Gioconda dos subúrbios” de Rubens Gerchman

 

Auditório 2 IFCH

Ana Luisa Carmona Ribeiro - USP           
Projeto histórico e expografia em Design no Brasil: história e realidade

Marilia Solfa / Fábio Lopes de Souza Santos - USP         
Andrea Zittel: A arte contemporânea no contexto do total design

Priscilla Perrud Silva - UEL         
A Linguagem Arquitetônica do Ecletismo: Questões sobre o Edifício da Segunda Estação Ferroviária de Londrina-PR

Mariana Dobbert Tidei / David Moreno Sperling - USP
Da arte para a arquitetura: as práticas de Trisha Brown, Duane Michals e Bernard Tschumi como aproximações críticas ao espaço urbano contemporâneo

 

Sala IH02 IFCH

João Augusto da Silva Neto - UFPA       
O curupira e a Ninfa Selvagem: pintura e identidade na Amazônia dos anos 20

Fanny Lopes - UNICAMP
Notas para uma História das Esculturas e Monumentos Públicos em São Paulo (1910-1940)

Tameny Romão - UNICAMP      
Anita Malfatti na Independent School of Art

| Voltar ao topo |

 

 
© 2002-2011 Encontro de História da Arte | SOBRE O SITE | CONTATO | PUBLICAÇÃO