Próximas Defesas

Para agendar a Defesa de Tese:   A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.    

 

Manifestações à Direita: lutas pela reprodução social da classe média brasileira (2014-2023)
Aluno(a): Fernando Savella
Programa: Sociologia
Data: 20/05/2024 - 15:00
Local: Sala de Defesa de Teses I
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Sávio Machado Cavalcante (Presidente) (Orientador)
  • Profa. Dra. Andreia Galvão - IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. André Ricardo Salata - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Descrição da Defesa:

Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com o debate sobre a reprodução social das classes sociais no Brasil e a mobilização da classe média no contexto do que se convencionou chamar de crise política através das manifestações de rua à direita do espectro político. Com base na análise documental de fotos, vídeos, declarações e textos produzidos pelos agentes estudados e por meios de mídia e na revisão bibliográfica disponível sobre o fenômeno das manifestações pró-impeachment, em apoio à Operação Lava-Jato e em apoio da candidatura e do mandato de Jair Bolsonaro, analisamos a relação entre o conteúdo das manifestações e a trajetória recente da classe média brasileira. A partir dessa relação, estudamos a hipótese de que as manifestações de rua possam ser caracterizadas como uma estratégia de distinção social adotada pela classe média num contexto em que diversos de seus marcadores distintivos encontravam-se ameaçados. Utilizamos, nesse intento, as teorias de Nicos Poulantzas e Pierre Bourdieu como bases para tratar dos condicionamentos de classe da classe média e a dinâmica das lutas pela reprodução social através das práticas políticas.

ESTADO-NAÇÃO E PUREZA RACIAL: as legislações anti-miscigenação dos Estados Unidos e da Alemanha
Aluno(a): Sara Antunes de Oliveira e Souza
Programa: Sociologia
Data: 23/05/2024 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses I
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Matheus Gato de Jesus (Presidente) - IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Luiz Gustavo Freitas Rossi - IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Michel Gherman - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Descrição da Defesa:

W. E. B. Du Bois afirmou em 1935 que os Estados Unidos e a Alemanha eram os países mais investidos nas legislações anti-miscigenação, ordenamentos proibitivos dos casamentos entre brancos e não brancos. Naquele ano estavam em vigor o Ato de Integridade Racial do estado da Virgínia e a Lei da Proteção do Sangue Alemão e da Honra Alemã, dois exemplos da extensão a que chegavam as políticas estatais a fim de produzir e de circunscrever a brancura. A presente dissertação aponta as relações entre os dois contextos extrapolando a perspectiva de um intercâmbio de práticas eugênicas, tampouco argumentando exclusivamente em favor dos paralelos entre as populações preferencialmente tornadas não brancas nos países, a exemplo dos negros e os judeus. Partindo de um diferente posicionamento, o das respostas comuns dos teóricos e políticos raciais aos eventos disruptivos das ordens hierárquicas do Oitocentos, a exemplo das emancipações negra e judaica, investiga-se comparativamente os processos de instauração das duas legislações destacadas. Pretende-se fazer apontamentos sobre as construções da brancura a partir do significante da pureza racial, um imaginário sendo progressivamente alçado ao patamar de política nacional ao longo dos séculos XVIII e XIX. A hipótese é a de que a anti-miscigenação fornecia o conteúdo simbólico-moral, além das práticas legislativas e jurídicas, para a estruturação da branquidade nestas nações nos anos 1930. O objetivo é o de demonstrar como seu deu esta estruturação aos níveis nacionais, indicando na análise o quanto eram pervasivas a um construto transnacional de brancura, ao mundo branco.

A ESPIRAL INSACIÁVEL DO CAPITAL E O MOVIMENTO DA SUPERPOPULAÇÃO RELATIVA (BRASIL - 2012 A 2022)
Aluno(a): Renata Falavina Cardoso de Oliveira
Programa: Sociologia
Data: 04/06/2024 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses I
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Ricardo Luiz Coltro Antunes (Presidente) (Orientador) - IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Jose Dari Krein - IE/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Davisson Charles Cangussu de Souza - Universidade Federal de São Paulo
Descrição da Defesa:

O objetivo da presente Dissertação é apresentar a potencialidade analítica da categoria marxiana de superpopulação relativa e apresentar dados quantitativos sobre o volume e a composição do excedente estrutural de força de trabalho no Brasil de 2012 a 2022. Para tanto, será apresentado um instrumento teórico-metodológico de mensuração da superpopulação relativa. Os resultados apontam para um aumento do excedente de força de trabalho durante o período de 2012 a 2022 e para a predominância da forma estagnada da superpopulação relativa. Assim, pretende-se contribuir para uma melhor e mais profunda compreensão acerca da problemática social que envolve a impossibilidade estrutural de que uma parte da classe trabalhadora venda sua força de trabalho.