Três números do volume de 2016 da Urbana no ar

Anunciamos com alegria a publicação do terceiro número do volume de 2016 da URBANA, revista eletrônica do CIEC. É o 14o número de um projeto iniciado por estudantes-pesquisadores da linha de pesquisa Cultura e Cidades, do PPGH/Unicamp, para aos poucos abrir espaços mais amplos de divulgação e diálogo internacionais sobre temas da história urbana. Convidamos a navegar pelo percurso da URBANA, divulgar seus volumes e suas novas chamadas para dossiês de 2017 e 2018. Agradecemos pelas contribuições a desejamos ótimas leituras.

Próximos dossiês: 

DOSSIÊ Villas Miseria, Favelas y Asentamientos: nuevas rutas en Historia Urbana

Vol. 9, N. 1 [15] (jan-abril/2017)

 

DOSSIÊ Cidade e Cultura Visual

Vol. 9, N. 2 [16] (maio-agosto/2017)

(chamada aberta / prazo para envio: até 30 de março de 2017)

 

DOSSIÊ Cidade e Memória

Vol. 9, N. 3 [17] (set-dez/2017)

(chamada aberta / prazo para envio: até 30 maio de 2017)

 

DOSSIÊ Cidade no século XVIII

Vol. 10, n. 1 [18] (jan-abril/2018)

Editor Convidado: Prof. Dr. Rodrigo Bastos - UFSC

(chamada aberta: 31 de outubro de 2017)

 

DOSSIÊ Brasília

Vol. 10, N. 2 [19] (maio-ago/2018)

Editora Convidada: Profa. Dra. Maria Fernanda Derntl - UnB

(chamada aberta: prazo de Envio: 30/10/2017)

Satisfação pelo I Congresso Ibero-americano de História Urbana

Criada em 2013 e com sede no CIEC, a Associação Ibero-americana de História Urbana (AIHU) começou como um projeto de interlocução e uma proposta de ampliação de nossa escala de análise. Seu primeiro congresso, realizado em Santiago e organizado pela Universidad de Chile e pela Pontifícia Universidad Católica de Chile, foi uma contundente demonstração do potencial dessa aposta. Com satisfação divulgamos aqui a notícia sobre o evento no Chile e alguns registros em imagens (aqui, nesta página e também aqui), como agradecimento a cada pesquisador e pesquisadora que se uniu a nós nesse projeto. Já começamos a preparar o II Congresso Ibero-americano de História Urbana na Ciudad do México em 2019!

Programação do primeiro Congresso Iberoamericano de História Urbana

"Cidades no tempo: infraestruturas, territórios, patrimônio"

este é o tema central do Primeiro Congresso Iberoamericano de História Urbana.

O evento é organizado pela Associação Iberoamericana de História Urbana - AIHU, criada em 2013 em Brasília.

Sua primeira edição ocorre em Santiago do Chile entre 23 e 25 de novembro de 2016.

A seguir, a programação geral resumida. 

 

 

 

Instituto de Urbanística e desenvolvimento municipal

A Revista Ciudades, do Instituto Universitário de Urbanística, publicou recentemente um número sobre História Urbana e História Urbanística, no qual Rodrigo Santos de Faria, pesquisador do CIEC e docente do curso de AU da UnB, traz elementos importantes baseados em extensa pesquisa sobre Urbanismo e desenvolvimento municipal.

A cidade e o cinema

Entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro acontece, em São Paulo e no Rio de Janeiro, a mostra “A cidade e o cinema” organizada pelo Arq.Futuro. Integram a mostra 15 documentários e 5 filmes de ficção (dentre eles, 9 produções inéditas) que discutem, por meio das narrativas fílmicas, questões urbanas.

Fundado em 2011 o Arq.Futuro reúne arquitetos, economistas, juristas, gestores públicos e privados, representantes da sociedade civil, artistas e acadêmicos em uma plataforma de discussão sobre o futuro das cidades. As iniciativas e debates promovidos pela instituição tem por objetivo democratizar informações relativas a diversos temas considerados de interesse para a melhoria de vida nas cidades brasileiras (como mobilidade, moradia, planejamento urbano, cultura urbana, dentre outros).

Páginas