As seduções da objetividade

Linguagens, técnica, ciência são inseparáveis de seus vínculos políticos. Poucos temas poderiam parecer mais provocativos para uma série de colóquios propostos para, a um só tempo, comemorar o cinquentenário da jovem universidade e inseri-la em compromissos presentes e futuros. No Colóquio do dia 17 de setembro de 2016, professora Stella Bresciani polemizou a questão ao discutir os pressupostos teóricos dos chamados "intérpretes do Brasil", atualizando a reflexão para pensar também o necessário entendimento crítico de questões muito atuais.

Anarquismo e construção da cidade?

Seria possível construir por meio da cidade princípios tidos como tão abstratos como autonomia, alteridade, potência para mobilizações coletivas, ao lado da individualidade? Uma resenha sobre os trabalhos de Colin Ward, publicada por Carlos Alberto Oliveira, doutorando ligado ao CIEC, instiga o leitor a pensar essas possibilidades.

A trajetória de um engenheiro calculista

O doutorando Carlos Alberto Oliveira, que desenvolve pesquisas sobre cidades no CIEC, especialmente Belo Horizonte, acaba de publicar na Revista Oculum Ensaios um artigo sobre o engenheiro calculista Samuel Rawet com o provocativo título de "O labirinto de Rawet". Aos que embarcarem nesse percurso, boa leitura!

Colóquio "O Rio de Janeiro e seu desenvolvimento urbano: o papel do setor municipal de urbanismo"

Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade convida para o colóquio O Rio de Janeiro e seu desenvolvimento urbano o papel do setor municipal de urbanismo, dias 04 e 05 de maio de 2017, no Auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Organização . Prof. Dr. Rodrigo de Faria (UnB) e Profa. Dra. Beatriz Kushnir (AGCRJ)

Comitê Organizador e Científico . Profa. Dra. Fania Fridman (UFRJ) . Profa. Dra. Vera Rezende (UFF) . Profa. Dra. Margareth Pereira (UFRJ) . Profa. Dra. Lucia Silva (UFRRJ) . Profa. Dra. Rachel Coutinho (UFRJ) . Profa. Dra. Lilian Vaz (UFRJ) . Profa. Dra. Maria Laís Pereira (UFF) . Profa. Dr. Rodrigo de Faria (UnB) 

Organização Institucional Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade - Coordenadores: Prof. Dr. Rodrigo de Faria (UnB) e Profa. Dra. Josianne Cerasoli (UNICAMP) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU / PPGFAU - Universidade de Brasília – UnB Instituto Central de Ciências - ICC Norte, Gleba A / Campus Universitário Darcy Ribeiro Asa Norte - Caixa Postal 04431 CEP: 70904-970 - Brasília / DF E-mail: gphuc.unb@gmail.com – Tel: 55 61 31077382

O colóquio é parte da proposta de organização de um Dossiê temático que será publicado na Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. O Dossiê foi elaborado a partir do convite feito pelos Editores da Revista e a proposta está toda focada em trabalhos que abordam o desenvolvimento urbano do município do Rio de Janeiro em sua longa duração histórica e historiográfica, incluindo temas e problemáticas mais atuais.

As entradas analíticas são as mais diversas: os profissionais que aturam no âmbito das políticas urbanas-urbanísticas no âmbito do poder local; as propostas de expansão urbana e infra-estruturação do território; planos urbanos e projetos de intervenção urbana; estudos sobre as relações entre os códigos legais urbanísticos e as ações do poder municipal no campo do desenvolvimento urbano; as instituições municipais criadas e suas realizações; economia urbana, estrutura fundiária e desenvolvimento; o debate regional-metropolitano na década de 1960 e o Estado da Guanabara, entre outras possíveis são os norteadores dos temas e trabalhos.

O Colóquio será organizado em dois grupos de atividades: o primeiro com conferências proferids pelos/as autores/as dos textos que serão publicados no referido Dossiê; o segundo com apresentação de trabalhos – de outros pesquisadores/docentes e pós-graduandos – que serão selecionados pelo Comité Organizador-Científico. Informações no Blog do GPHUC.UnB.CNPq no seguinte endereço: http://gphuc-cnpq.blogspot.com.br/

Programação Geral

04/05/2017 – Abertura Manhã: conferências . Profa. Dra. Fania Fridman / Profa. Dra. Lucia Silva / Profa. Dra. Margareth Pereira

Tarde: sessão livre de trabalhos

Sessão A – 3 apresentações (20 minutos) + debate Intervalo

Sessão B – 3 apresentações (20 minutos) + debate 05/05/2017

Manhã: conferências . Profa. Dra. Vera Rezende / Profas. Dras. Lilian Vaz e María Laís / Profa. Dra. Rachel Coutinho

Tarde: sessão livre de trabalhos / encerramento

Sessão C – 3 apresentações (20 minutos) + debate Intervalo

Sessão D – 3 apresentações (20 minutos) + debate

Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica

O CIEC gostaria de saudar a chegada à internet do site do CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica, grupo sediado na EFLCH-UNIFESP, voltado ao estudo de temas relativos à história da cidade, da arquitetura e da preservação de bens culturais. O grupo teve início em 2011 por iniciativa dos professores Manoela Rossinetti Rufinoni e Fernando Atique, dos departamentos de História da Arte e História. 

Páginas