História /

Um pouco da nossa história, que tenha muitos outros capitulos.

Apresentação

Este “portal dos egressos” se destina a ser uma parte significativa de reconstrução e divulgação da história do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp. O Programa de Mestrado e Doutorado em Sociologia da Unicamp é um desdobramento de duas atividades anteriores, desenvolvidas com êxito: o Programa de Mestrado em Sociologia, fundado em 1974, e o Programa de Doutorado em Ciências Sociais, de 1985, ambos no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, e dos quais participaram ativamente os professores do Departamento de Sociologia. Com a experiência adquirida nesses dois programas antecedentes, o Departamento de Sociologia amadureceu o projeto de um salto qualitativo, com a criação de um único Programa de Pós-graduação em Sociologia, envolvendo Mestrado e Doutorado. A proposta foi autorizada em dezembro de 2003, iniciando-se o Doutorado em agosto de 2004, com sua primeira seleção. De 1974 a 2013 o Programa de Pós-Graduação em Sociologia formou 381 mestres e 67 doutores.

Do nosso Programa, em quase quatro décadas, têm saído reconhecidos pesquisadores, professores e intelectuais de expressão nacional e internacional. O pluralismo, o entusiasmo e a alta produtividade de nossos docentes e discentes torna nosso Programa uma das principais referências do país na área de Ciências Humanas.

Nesta página fazemos uma homenagem a todos aqueles que por aqui passaram como estudantes e pesquisadores. Esperamos com isso, ao mesmo tempo, evidenciar a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Sociologia para a sociedade brasileira seja na formação de quadros altamente qualificados no campo do desenvolvimento científico, como em outros setores de atuação, tais como instituições públicas e privadas, órgãos e empresas públicas.

É possível acessar na página informações sobre nossos mestres e doutores, suas dissertações e teses, seus orientadores e suas atividades profissionais após a conclusão da pós-graduação. Também é possível obter informações sobre livros, a produção intelectual do Programa e eventos que realizamos também como parte do projeto de reconstruir a memória do Programa. Nossa história se confunde em grande medida com a do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, e é um orgulho para os que estão aqui hoje se tornarem parte desta exitosa trajetória.