Centro de História da Arte e Arqueologia
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Curso: História do olhar

Com o professor Neville Rowley, curador-pesquisador do Metropolitan Museum de Nova Iorque, pensionário da Villa Medici (Adademia de França em Roma)

 

Acesse o site do Prof. Neville, http://rowleyflex.posterous.com/

 

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Clique nas imagens para ampliá-las (Aula 01)
 
  Capa alemã do livro Conceitos Fundamentais da História da Arte de Heinrich Wölfflin. Capa brasileira do livro Conceitos Fundamentais da História da Arte de Heinrich Wölfflin.
     
Capa do livro Rediscoveries in Art de Francis Haskell. Capa francesa do livro La norme et le caprice (versão francesa de Rediscoveries in Art) de Francis Haskell. Folha de São Paulo. Nova Medusa de Caraggio é encontrada.
     
gros
Suposta Medusa de Caravaggio. 1597-98. Caravaggio. Medusa. 1598-99. Le Dossier Caravage - Psychologie des attributions et psychologie de l'art, Berne-Joffroy André
     
Caravaggio. Baco doente. 1593. Capa do livro Caravaggio de Roberto Longhi. Orazio Gentileschi. Madonna. Atribuida a Caravaggio por Longhi.
     
Caravaggio. João Batista. c.1600. Pinacoteca Capitolina, Roma atribuído ao Caravaggio, Galleria Doria Pamphilj, Roma.  
     
Bufão
Caravaggio. A captura de Cristo. 1602 Le Dossier Caravage - Psychologie des attributions et psychologie de l'art, Berne-Joffroy André Cópia da obra de Caravaggio.
     
Matéria sobre a exposição das obras em Laches. Cópias de Caravaggio da cidade de Laches. Cópias de Caravaggio da cidade de Laches.
     
Caravaggio. A ceia de Emaús. 1602. Caravaggio. A incredulidade de São Tomé. 1601-02. Caravaggio. São Mateus e o anjo. Kaiser-Friedrich-Museum, Berlim
(obra perdida, 1945).
     
Caravaggio. A inspiração de São Mateus. 1602. Vista da capela Contarelli na igreja San Luigi dei francesi. Caravaggio. A inspiração de São Mateus. 1602. Caravaggio. Retrato de cortesã. 1598. Perdido com o São Matheus.
     
Caravaggio de Berlim, perdido com o São Matheus. Atribuido a Caravaggio. Ritratto di Monsignor Maffeo Barberini. Atribuido a Caravaggio. Ritratto di Monsignor Maffeo Barberini. (detalhe)
     
Fragonard. Cópia de Caravaggio. Cézanne. Deposição, a partir de Caravaggio.. Caravaggio. Deposição. 1602-04.
     
  Marcantonio Raimondi. Julgamento de Paris. 1515-16. Rembrandt van Rijn. A crucificação de Cristo entre os dois ladrões. 1653.
     
Caravaggio. São Mateus e o anjo. Kaiser-Friedrich-Museum, Berlim
(obra perdida, 1945). Reconstituição da cor do quadro, feita quando ele se perdeu, a partir da memória das pessoas e das cores que Caravaggio teria utilizado.
Luca Signorelli,O reino de Pã, 1490. Quadro perdido. Luca Signorelli,O reino de Pã, 1490. Reprodução de como seriam as cores do quadro.
     
Fotografia do estúdio Fratelli Alinari.

Caravaggio. Garoto com cesto de frutas. 1593.

 

     

Fotografia de Visconti.

Model: David Beckham - Ad Campaign: Emporio Armani Underwear Spring/Summer 2008 - Photographers: Mert Alas & Marcus Piggott Caravaggio. Amor Vincit Omnia. 1601-02.
     
Caravaggio. Judite e Holoferne. 1599. Caravaggio MMX. Giuditta e Oloferne , 2010. Fantasio. Alfred de Musset na Comédie française
     
  Caravaggio. Madonna di Loreto. 1603-05. Caravaggio. Madonna di Loreto. 1603-05. Na igreja Sant'Agostino em Roma.
     
Caravaggio. Madonna di Loreto. 1603-05. Na igreja Sant'Agostino em Roma. Caravaggio. Vista da capela Contarelli na igreja San Luigi dei francesi. Caravaggio. Vista da capela Contarelli na igreja San Luigi dei francesi.
     
Caravaggio.Vocação de São Mateus. 1599-1600. Caravaggio.Vocação de São Mateus. 1599-1600. Vista da capela Contarelli na igreja San Luigi dei francesi. Caravaggio. Tocador de Alaúde. 1595.
     
    Gustave Courbet. Le désespéré. 1843-45.
     
Gustave Courbet. Un enterrement à Ornans. 1849-50. Vista do cartaz da exposição Courbet no Grand Palais. Jan Vermeer. A carta de amor. c.1667-1670. Oil on canvas. Rijksmuseum, Amsterdam.
     
   
Piero della Francesca. Flagelação de Cristo. 1455-1460.    
     
     
     
Clique nas imagens para ampliá-las (Aula 02)
     
  Rafael Sanzio. Escola de Atenas, 1509. Michelangelo Buonarroti. David. 1504.
     
Donato Bramante. San Pietro in Montorio. Pantheon. Roma. Torso de Belvedere.
     
    Victor Hugo. Cathédrale gothique à Reims, 1838.
     
    Frontispício Vidas de Vasari.
     
Escola de Coppo di Marcovaldo, Virgem e menino no trono. 1260c. Giotto. Ognissanti Madonna, 1310c. Masaccio. Virgem e Menino, 1426.
     
Michelangelo Buonarroti. Tondo Doni, 1504c. Rosso Fiorentino. Madona entronizada com quatro Santos, 1518.  
     
Tríade de Miquerinos. Estátua de Kouros. à direita: Praxiteles, Hermes com Dionísio criança.
     
Vitória de Samotrácia. Antonio Canova. Paolina Borghese, 1804. Jacques-Louis David. Madame Récamier, 1800.
     
Panthéon. Paris. United States Capitol. Washington. FAU-USP.
     
Palazzo dei Congressi , 1954. Palazzo dei Congressi , 1954. Filippo Brunelleschi. Basilica di Santo Spirito, 1487.
     
Galeria de esculturas no Museo Pio-Clementino. Grupo de Laocoonte. fotografia de Fratelli Alinari. Giuseppe Garibaldi, fotografia de Fratelli Alinari.
     
Cartaz do filme, Tomboy de Céline Sciamma. Pedro Weingärtner. Borboletas, 1910. Le quai des brumes de Marcel Carné.
     
  Interior da catedral de Reims. Caravaggio. Baco doente. 1593.
     
Caravaggio. Judite e Holoferne. 1599.   Badia Fiesolana, Florença.
     
     
     
Vitória de Samotrácia    
     
  Leon-Battista Alberti. Autorretrato, 1435 c. Michelangelo Buonarroti. Cristo Ressurecto. 1519-20.
     
  Michelangelo Buonarroti. Pietà. 1499. Donatello. David, 1440 c.
     
Andrea del Verrocchio. David, 1473-1475. Michelangelo Buonarroti. Pietà Rondanini. 1552-64. Michelangelo Buonarroti. Pietà Rondanini. 1552-64.
     
Michelangelo Buonarroti. Julgamento Final. 1537-41.    
     
  Michelangelo Buonarroti. Interior da Capela Sistina. 1475-83. Michelangelo Buonarroti. Interior da Capela Sistina. 1475-83.
     
Michelangelo Buonarroti. Interior da Capela Sistina. 1475-83. Rafael Sanzio. Expulsão de Heliodorus do Templo, 1512 c.  
     
Giulio Romano. Sala dei Giganti, 1532-1535. Henri Cartier-Bresson. Gare St. Lazare, 1932 Henri Cartier-Bresson. Alberto Giacometti.
     
     
     
As três graças. cópia romana de uma escultura grega. Rafael Sanzio. As três graças, 1500-1505. Apolo Belvedere
     
Hércules Farnese. Michelangelo Buonarroti. Escravo moribundo. 1516. Michelangelo Buonarroti. Escravo (Atlas). 1519-36.
     
 
  Hagesandro, Atenodoro e Polidoro de Rodes, Laocoonte e seus filhos, séc. I d.C.  
     
     
     
     
Clique nas imagens para ampliá-las (Aula 03: Looks on Baroque)
     
     
     
  Annibale Carracci. Assunção da Virgem Maria (1600-01) Cerasi Chapel, Chiesa Santa Maria del Popolo, Roma. Raffaello Sanzio. Madonna Sistina (c.1514). Gemäldegalerie, Dresden.
     
Michelangelo. Desenho preparatório para Sibilla Libica (1511). Metropolitan Museum of Art, New York. Gian Lorenzo Bernini. O rapto de Proserpina (1621-1622) Galleria Borghese, Roma [detalhe] Michelangelo. Túmulo de Lorenzo de Médici. Capela Médici. Basílica de São Lourenço, Florença.
     
Gian Lorenzo Bernini – Túmulo do papa Alessandro VII (1671-78) Basílica de São Pedro, Vaticano. Michelangelo Buonarroti. Escravo moribundo. 1516. Gian Lorenzo Bernini. O rapto de Proserpina (1621-1622) Galleria Borghese, Roma
     
  Andrea Pozzo. Apoteose de Santo Inácio de Loyola (1685) . Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, Roma. Michelangelo. Biblioteca Medicea-Laurenziana (1530) Florença
     
Bernini. Scala Regia (1663-1666). Vaticano Diego Velázquez. Vênus ao espelho. 1647-1651 c. Giorgione. Vênus de Dresden, 1510 c.
     
Michelangelo. Pietà. 1499. Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma
     
Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma Gian Lorenzo Bernini.O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652). Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma
     
Vaticano   Vitória de Samotrácia.
     
Michelangelo. Cúpula Basílica de São Pedro (sec. XVI), Vaticano. Borromini. Chiesa Sant'Ivo alla Sapienza (1642-1660), Roma. Aleijadinho. Igreja de São Francisco de Assis (Sec. XVIII), Ouro Preto, MG.
     
William Thornton, Stephen Hallet e James Hoban. United States Capitol (projetos de 1792-1793) Colonne de Juillet (1840), Place de la Bastille, Paris. Cartão postal com estação projetada por Hector Guimard (Paris)
     
Gaudi William F. Lamb (Shreve, Lamb and Harmon). Empire State Building (1930-1931) Edifício Altino Arantes,1939-1947, ao fundo
     
Auguste e Louis Lumière. L'arrivée d'un train en gare de La Ciotat. 1895. Georges Méliès (1861-1938). Viagem à Lua (1902) Antonioni A Aventura. 1960
     
Fellini. 8 ½. 1963. Lygia Pape. Tteia n°1. Exibida no pavilhão da Bienal de Veneza, em 2009.  
     
Iluminado, Stanley Kubrick, 1980. Iluminado, Stanley Kubrick, 1980. Folha de São Paulo
     
Folha de São Paulo Folha de São Paulo Folha de São Paulo
     
Folha de São Paulo Gaulês moribundo. Mármore Romano, séc. III d.C. Charles Rivière. Perspective du château et des jardins de Versailles (lithographie).
     
Bernini. Piazza di San Pietro (séc. XVII), Vaticano. Bernini. Primeiro projeto para Louvre (1664). Cabinet des Dessins, Musee du Louvre, Paris. Claude Perrault (1613-1688). Façade de l’aile est du Louvre (1665-80), Paris.
     
Carlo Rainaldi (1611-1691) Fachada da Igreja Sant'Andrea della Valle (1661- 1665), Roma. Église du Val-de-Grâce, 1645-1667. Charles Le Brun. Entrada de Alexandre na Babilônia (1664). Louvre.
     
Bernini. Busto de Luís XIV (1665). Musée National de Versailles. Bernini. Estátua Equestre de Luís XIV (1669-70). Terracota. Galleria Borghese, Roma. Bernini. Constantino (1663-70). Mármore e estuque pintado. Scala Regia, Palácio Vaticano.
     
Bernini. Scala Regia (1663-1666). Vaticano Bernini. Scala Regia (1663-1666). Vaticano Borromini. Palazzo Spada (Galleria Prospettica), 1652, Roma.
     
Borromini. Palazzo Spada (Galleria Prospettica), 1652, Roma. Borromini. Palazzo Spada (Galleria Prospettica), 1652, Roma. Bernini. Colonnato di San Pietro (séc. XVII), Vaticano.
     
Borromini. Palazzo Spada (Galleria Prospettica), 1652, Roma. Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, Roma Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, Roma
     
Chiesa di Sant'Ignazio di Loyola, Roma Mantegna. Camera degli Sposi (1471-74), Mantua. Theatre Saint George, Paris
     
Theatre Saint George, Paris Kazimir Malevich. Quadrado negro sobre fundo branco (1915). Afresco de Pompéia.
     
Juan de Valdés Leal. In ictu oculi (1672) Siviglia, Hospital de la Caridad.    
     
Vermeer. Girl Reading a Letter at an Open Window (1657–1659). Gemäldegalerie, Dresden Bernini. Tumulo do Papa Alexandre VII. 1671-78. Basílica de São Pedro, Vaticano. Bernini. Cenotafio di Suor Maria Raggi (1647-53). Basilica di Santa Maria sopra Minerva, Roma.
     
   
Cortina da Opéra de Paris (Palais Garnier)    
 
 
 
 

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