Links Interessantes
Mapa do Rio Amazonas, Charles-Marie de la Condamine, Relation abregée dun voyage... Paris, 1745.
Esta listagem apresenta alguns recursos disponíveis na internet para a pesquisa em história dos índios no Brasil. Os comentários apontam para os conteúdos relevantes para esta temática específica, porém é importante lembrar que muitos destes sites possuem finalidades muito mais amplas. As páginas estão divididas em duas categorias: a primeira inclui links para sites que facultam o acesso a textos e imagens, seja na forma de índices e catálogos de acervos arquivísticos, seja na forma de textos integrais e imagens digitalizados. A segunda parte inclui links para páginas com informações sobre as populações indígenas no Brasil, com algum destaque para a dimensão histórica. Esta página será atualizado com freqüência e espera contar com comentários, sugestões e correções dos usuários. Comentários elaborados por John M. Monteiro. Página atualizada em 8/8/2005.
1. Textos e Imagens
Museu do Índio. Criado por Darcy Ribeiro em 1953, o Museu hoje se descreve como "órgão científico-cultural da Funai". O site traz informações sobre o acervo da Biblioteca Marechal Rondon, que é muito rico em documentos textuais e visuais produzidos pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI). Há um bom recurso de pesquisa que pode ser acessado no link "Base de Dados" ou, num caminho um tanto escondido, clicando em "Pesquisas", depois em "Acervo" e finalmente nos links no topo da página (Biblioteca, Arquivo Textual, Audiovisual, Etnográfico e Grupos) para chegar nos buscadores. No caso do "Arquivo Textual", é possível identificar a documentação do SPI, classificado por rolo de microfilme e fotograma. No setor de "Imagens", pode-se encontrar fotografias do acervo do SPI, abrangendo os grupos Kadiweu (Heinz Foerthmann e Harald Schultz, fotos tiradas em 1942) Bororo (Foerthmann, 1943), Umutina (Schultz, 1944-45), Kamayurá (Foerthmann, 1944), Kuikuro (Foerthmann, 1945) e Urubu-Kaapor (Foerthmann e Darcy Ribeiro, 1951). As "Imagens Raras" incluem cinco fotos das expedições de Rondon, tiradas entre 1890 e 1914. Também podem ser vistos clipes do filme Excursão às Nascentes do Xingu, realizado pelo SPI em 1944.
Fundação Biblioteca Nacional. O portal da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro nem sempre é fácil de navegar, por usar pop-ups e um recurso de visualização (DocReader) às vezes pouco ágil. Os recursos de busca no acervo também são um pouco complicados mas, uma vez dominados, o usuário terá acesso a um riquíssimo manancial de fontes para a história dos índios no Brasil. O recurso de Pesquisa no Acervo (http://catalogos.bn.br/) permite localizar materiais textuais, visuais e sonoros armazenados na Biblioteca, incluindo no rico acervo de manuscritos. O projeto Biblioteca Nacional sem Fronteiras (http://www.bn.br/fbn/bibsemfronteiras/) permite acesso ao acervo digitalizado, abrangendo a coleção dos Anais da Biblioteca Nacional (de 1876 a 1997), o Catálogo da Exposição da História do Brasil, a coleção de periódicos raros, a coleção de "Tesouros" (obras raras selecionadas), entre outras.
CRL Brazilian Series Documents Project. Projeto do Center for Research Libraries nos EUA (www.crl.edu), este site disponibiliza os textos integrais dos relatórios dos presidentes de província, abrangendo o período de 1830 a 1889. Estes relatórios contêm muitas informações sobre as populações indígenas (existe, no site, um índice dos dados estatísticos), às vezes incluindo materiais enviados pelas Diretorias Gerais dos Índios. Também estão disponíveis relatórios de vários ministérios do Império e da República, contendo informações sobre índios.
Documenta Indígena Centro de Documentação em História Indígena e do Indigenismo. Projeto piloto de documentação visual idealizado por Nádia Farage e Paulo Santilli, disponibiliza números da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (tomos 1 e 2 digitalizados até o momento) e as ilustrações da Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira (7 pranchas disponíveis). Projeto em andamento, outros recursos serão oferecidos no futuro.
Centro de Memória Digital. Iniciativa ligada ao Departamento de História da UnB, o Centro de Memória Digital oferece acesso a uma parte dos manuscritos do Arquivo Histórico Ultramarino, digitalizados pelo Projeto Resgate. Atualmente, são mais de 27 mil documentos de nove capitanias e da Colônia do Sacramento. O sistema de buscas é excelente, porém é preciso experimentar com diferentes palavras chaves e variantes ortográficos para identificar a documentação com referências a índios. O processo de visualização pode requerer a instalação de uma versão adequada da plataforma Java. Ademais, o processo pode ser muito lento dependendo da capacidade do equipamento usado. O CMD edita o Boletim Eletrônico Resgate, com artigos curtos com informações sobre o acervo que trazem algumas referências à temática indígena.
Portal Laboratório Liber. Projeto da Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pelo professor Marcos Galindo, este portal permite acessar versões digitalizadas de documentos manuscritos, livros e imagens, relativos sobretudo à história regional. De especial interesse para a temática da história dos índios são os seguintes projetos: Ultramar, que disponibiliza mais de 23,000 documentos digitalizados pelo Projeto Resgate, referentes à Capitania de Pernambuco e anexos; Monumenta Hyginia (em construção), que visa disponibilizar a documentação holandesa do século XVII referente a Pernambuco, transcrita por José Hygínio Duarte Pereira no século XIX; e Visão Holandesa (também em construção), que irá disponibilizar em formato digital sete obras raras de holandeses sobre o Brasil
AER Archivos Españoles en Red. Iniciativa do Ministério de Cultura da Espanha, este portal permite acesso a um vasto acervo digitalizado de documentos dos principais arquivos espanhóis. Existe muita documentação relevante para o estudo da história dos índios no Brasil, sobretudo no Archivo General de Indias de Sevilha, porém também no Archivo General de Simancas e no Archivo Historico Nacional. Dentre muitos outros temas, há algum destaque para o período da União Ibérica (1580-1640) e para questões de fronteiras intercoloniais, seja na Amazônia, no Chaco ou na região platina. Os recursos de busca são bastante elaborados, permitindo diferentes estratégias de localização e listagem de documentos. É preciso se cadastrar para ter acesso à rede e é necessário fazer o download de um recurso de visualização para ler os textos digitalizados.
Biblioteca Nacional Digital. Organizado pela Biblioteca Nacional de Lisboa (www.bn.pt), a BND oferece alguns recursos de interesse para o pesquisador em história dos índios. Versões digitalizadas de muitos livros e de alguns manuscritos do acervo da BNL e de interesse para a história dos índios podem ser consultadas neste site. No site temático "As Viagens dos Portugueses" (http://bnd.bn.pt/ed/viagens/) há um projeto temático sobre Brasil 500 Anos com materiais textuais, iconográficos e cartográficos. Alguns dos mapas são de grande interesse para a história dos índios.
Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. Projeto da Escola do Futuro da USP, permite a consulta ou download de várias obras digitadas (atenção para os erros de transcrição e a escolha das edições) em língua portuguesa. Destacam-se, para a temática indígena, obras de Anchieta (Auto de São Lourenço e Feitos de Mem de Sá); Gandavo; Brandônio; Frei Vicente do Salvador; e Gonçalves Dias, entre outros. O site apresenta também cópias digitalizadas de todas as imagens dos três volumes da primeira edição da Voyage Pittoresque de Debret. Finalmente, na parte de Especiais, é possível assistir vídeos, incluindo Araweté de Murilo Santos e a série A Quarta Parte do Mundo, um projeto referente aos 500 anos (precisa do Real Player para reproduzir os vídeos).
Gallica Bibliothèque Numérique de la Bibliothèque Nationale de France. Este site disponibiliza textos e imagens de domínio público que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional da França. Inclui muito material digitalizado referente aos índios no Brasil e os textos integrais podem ser visualizados e baixados. Além das primeiras edições de obras fundamentais tais como as de Léry, Thevet, Abbeville, Evreux, Lafitau, La Condamine, Dénis e Saint-Hilaire destacam-se obras raras de viajantes que descreveram populações indígenas.
Profa. Carla Oliveira. Página de uma professora de História da Universidade Federal da Paraíba, oferecendo entre outras coisas uma Biblioteca Virtual de História Colonial, com acesso aos textos completos de várias obras relevantes para os estudos sobre a história dos índios, algumas armazenadas no site, outras disponibilizadas através de links a outras páginas.
Abanheenga Rogûera Página do Tupi Antigo. Site criado por Kûarasy e Iperusununga (Emerson José Silveira da Costa), inclui transcrições integrais da Arte de Gramática e de poesias em tupi, dos jesuítas José de Anchieta e Cristóvão Valente. Atualizada pela última vez no início de 2003.
FGV/CPDOC Centro de Pesquisa e Documentação História Contemporânea do Brasil. O acervo do CPDOC inclui alguns documentos interessantes referentes à política indigenista, os quais podem ser identificados através do recurso de busca no site.
SciELO Scientific Electronic Library Online. Biblioteca eletrônica que disponibiliza textos integrais de artigos publicados em periódicos científicos brasileiros. No que diz respeito à temática da história indígena, pode-se encontrar artigos relevantes nas revistas História, Ciências, Saúde-Manguinhos; Horizontes Antropológicos; Mana; Revista Brasileira de Ciências Sociais; Revista Brasileira de História; e Revista de Antropologia.
Série Antropologia. Esta página do Departamento de Antropologia da UnB disponibiliza boa parte dos títulos publicados na Série Antropologia, com 369 números desde 1972, com vários textos abordando aspectos da etnologia sul-americana, da política indigenista e do indigenismo.
Centro de Pesquisas sobre os Mundos Americanos CERMA. Página em português do Centre de Recherches sur les Mondes Américains, sediado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Inclui resenhas e informações sobre seminários e pesquisas em andamento. Embora não enfoque a história indígena no Brasil como prioridade, traz aportes significativos para a discussão da relação entre história e antropologia no que diz respeito aos estudos sobre as sociedades coloniais da América. Possui uma revista eletrônica, Nuevo Mundo-Mundos Nuevos, cujos textos podem ser baixados.
2. Informações sobre Sociedades Indígenas
Programa Povos Indígenas no Brasil ISA. Projeto iniciado nos anos 70 no antigo CEDI e hoje componente do Instituto Socioambiental, Povos Indígenas no Brasil é o melhor lugar para começar a buscar informações sobre os índios no Brasil. A Enciclopédia traz verbetes organizados por etnias específicas, com alguns verbetes temáticos que tratam de assuntos transversais ou de áreas pluriétnicas (população, terras, identidades emergentes, Parque Nacional do Xingu, Noroeste da Amazônia). Nos verbetes dos povos, as informações históricas costumam ser agrupadas no item "Histórico do Contato" que, apesar de uma grande variabilidade, trazem aportes muito significativos. Também são muito úteis as listagens bibliográficas e de sites na internet.
FUNAI Fundação Nacional do Índio. Não há, neste site oficial do órgão indigenista, muitos recursos para a história dos índios. O texto "História e Política Indigenista" deixa a impressão de que esta história começou apenas com a criação da Funai. Do mesmo modo, os textos da legislação referente à política indigenista também começam com a criação do órgão, passando pelo Estatuto do Índio (1973), pelos artigos relevantes da Constituição de 1988 e desembocando com dispositivos mais recentes sobre educação e saúde. O setor "Personagens" traz pequenas biografias de Rondon, os irmãos Villas-Bôas, Darcy Ribeiro, Noel Nutels e Curt Nimuendaju, o que expressa claramente a mitografia vinculada aos ideais do sertanismo e dos "índios isolados".
Arqueologia Brasileira. Página visualmente requintada, organizada pelos arqueólogos Erika Marion Robrahn-González e Paulo Zanettini, com informações bastante variadas e abrangentes sobre a arqueologia no Brasil. O setor "Serviços" inclui indicações de instituições, exposições, bibliografia, cursos e links bastante úteis para a temática da história dos índios. Traz abordagens mais elaboradas da Arte Rupestre, dos Sambaquis e dos estudos realizados em Canudos.
IDETI Instituto das Tradições Indígenas. Página da ONG sediada em São Paulo e presidida por Jurandir Siridiwê Xavante, cujo objetivo é "divulgar o pensamento, o conhecimento, a beleza e força das culturas indígenas de nosso país". O site traz informações históricas e culturais sobre os povos Guarani, Kaxinawa, Karajá, Krikati, Mehinaku, Pankararu, Tukano, Xavante e Yawanawá. A Loja Virtual disponibiliza livros, CDs e Vídeos produzidos em parceria com várias instituições.
CEDEFES Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva. ONG em atividade desde 1985 dedicada à questão da terra em Minas Gerais, com um forte interesse em assuntos indígenas da região, "voltado para o resgate, registro e preservação da história dos povos indígenas, no estado de Minas". O site inclui informações históricas sumárias sobre estes povos, bem como alguma indicação da extensão do acervo de livros, revistas e vídeos sobre esta temática.
Fotografia e História Junto a Povos Indígenas. Página organizada pelo historiador, fotógrafo e indigenista Paulo Humberto Porto Borges, voltada sobretudo para discutir o ensino da história sobre e junto aos Guarani. Contém ensaios fotográficos, textos de vários autores e informações sobre comunidades Guarani, sobretudo no RJ, SP, MS e PR. Reproduz algumas fotografias e gravuras históricas.
Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP. Página com informações sobre as atividades, os pesquisadores e o acervo do Núcleo, instituição pioneira no estudo da história dos índios no Brasil.
Iepé Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena. Página da ONG sediada em São Paulo com a finalidade de promover o "fortalecimento cultural e político" das comunidades indígenas que vivem no Amapá e norte do Pará. Pode ser realizado o download do livro Povos Indígenas no Amapá e Norte do Pará, de Dominique Tilkin Gallois e Denise Fajardo Grupioni, que inclui uma abordagem da história destes povos.
CTI Centro de Trabalho Indigenista. Página da ONG indigenista criada em 1979, com informações sobre os povos Guarani, Marubo, Matis, Terena e Timbira. Podem ser baixados textos de vários autores versando sobre temas de etnologia e história dos índios. Também há uma listagem dos documentos do acervo institucional da organização, abrangendo mais de 25 anos de atuação indigenista.
HOME Curso de Pós Simpósio de História Bibliografia Comentada Estudos Teses Galeria