O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Unicamp foi criado em 1974 e é um dos mais tradicionais e importantes do País. Desde 2005, além do mestrado acadêmico, o programa conta também com o curso de doutorado. Atualmente, o PPGCP é composto por 20 docentes (15 permanentes e cinco colaboradores) altamente qualificados e que desenvolvem pesquisas em várias áreas.

Os principais objetivos do PPGCP são a produção de pesquisa científica de ponta em Ciência Política e a formação de profissionais especializados para o meio acadêmico (atividade de pesquisa e docência em universidades), para centros e institutos de pesquisa (governamentais, de opinião pública, de marketing, etc.) e também para a prestação de serviços de planejamento, consultoria e assessoria em órgãos públicos, associações da sociedade civil e empresas. O sucesso nessas duas frentes de atuação pode ser medido pela projeção nacional e internacional dos pesquisadores do PPGCP e pelas posições de destaque em universidades e instituições públicas e privadas ocupadas por nossos ex-alunos.

O PPGCP possui cinco linhas de pesquisa: (1) Estudos sobre participação política e ação coletiva; (2) Estudos sobre instituições políticas; (3) Estudos sobre Estado, economia e sociedade; (4) Estudos internacionais; e (5) Teoria e pensamento político. Para mais informações sobre as pesquisas desenvolvidas em cada linha, ver Linhas de Pesquisa.

O desenvolvimento das atividades de pesquisa ocorre a partir de Centros e Núcleos que, além de reunirem os pesquisadores e os alunos em um ambiente colaborativo, possuem parcerias com outros grupos no País e no exterior. Os docentes e discentes do PPGCP integram os seguintes Centros e Núcleos: Centro de Estudos Marxistas (Cemarx); Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop); Centro de Estudos Internacionais e de Política Contemporânea (Ceipoc); Centro de Estudos Brasileiros (CEB); Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (Nepac); Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e Arquivo Edgard Leuenroth (AEL).

A formação profissional acontece, especialmente, a partir dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos anualmente pelo PPGCP, com ingresso realizado por meio de processos seletivos públicos. O mestrado tem duração de 24 meses e o aluno deve cursar quatro disciplinas obrigatórias nas áreas de teoria política e de metodologia de pesquisa em Ciência Política, além de duas disciplinas optativas e do Seminário de Dissertação, voltado a auxiliar na elaboração das pesquisas. Ao final, o aluno deve apresentar e defender sua dissertação de mestrado. O doutorado dura 48 meses. O aluno deve cursar duas disciplinas obrigatórias, em que são abordados de maneira aprofundada temas e/ou autores fundamentais da Ciência Política, duas disciplinas optativas e o Seminário de Tese. O final desse processo se dá com a apresentação e a defesa da tese de doutoramento.

Ao longo de cada ano acadêmico, o PPGCP realiza uma série de eventos com o objetivo de aprofundar a formação dos alunos e o diálogo entre pesquisadores do País e do exterior. Mini-cursos sobre temas específicos tanto de aspecto teórico quanto metodológico são realizados com freqüência, assim como seminários com professores e pesquisadores do Brasil e do exterior.

Por fim, o PPGCP conta com boa infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível. A biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp está entre as melhores da América Latina e alunos e professores têm acesso fácil a arquivos, bases de dados e periódicos nacionais e internacionais.