Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista URBANA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Contribuições enviadas para a URBANA devem seguir as seguintes normas:

1 - Deverão orientar-se pela linha editorial do periódico, ou seja: destinam-se ao público acadêmico e propõem o estudo de temas relativos à produção do universo urbano (tais como: história da cidade e do urbanismo, políticas públicas, intervenções urbanas, políticas de preservação e patrimônio, avaliações críticas e reflexões sobre a cidade, cultura e linguagens urbanas, espaço político/público, saberes eruditos e especializados sobre a cidade, tensões sociais e cidadania). O periódico destina-se à publicação de: resenha, traduções e pesquisas originais, autorais e inéditas (excepcionalmente, com a devida justificativa, publica artigos já apresentados em eventos acadêmicos).

 

2 - Tamanho do texto: a extensão de no máximo 55 mil caracteres, em fonte Verdana 11, espaço entre linhas 1,5, parágrafos justificados e margens de 2cm, sem numeração de páginas [seguir modelo (template) disponível no seguinte link: http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/manager/downloadLayoutTemplate].

 

3 - As referências bibliográficas (em ordem alfabética) devem seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e colocadas no final do texto, em ordem alfabética, de acordo com os exemplos abaixo:

Livro: SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

Artigo de periódico: PIQUET, R. P. S.; RIBEIRO, A. C. T. Tempos, ideias e lugares: o ensino do Planejamento Urbano e Regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 10, n. 1, p. 49-59, mai. 2008.

Capítulo de livro: LAFER, C. O Planejamento no Brasil: observações sobre o Plano de Metas (1956-1961). In: LAFER, B. M. Planejamento no Brasil. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 29-50.

Trabalho publicado em Anais: VAINER, C. B. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 9, 2001, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional da Anpur. Rio de Janeiro: ANPUR, 2001. p. 140-151.

* Se houver até três autores, todos devem ser citados; se mais de três, devem ser citados os coordenadores, organizadores ou editores da obra (por exemplo: LEME, M. C. (Coord.). O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999); ou utilizada a expressão “et al.” (por exemplo, LEME, M. C. et al. O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999).

3.1 - As citações no decorrer do texto devem seguir a forma (Autor, data) ou (Autor, data, página), como nos exemplos: (LEME, 1999) e (SANTOS, 1996, p. 217). Se houver mais de um título do mesmo autor publicado no mesmo ano, eles devem ser diferenciados por uma letra após a data: (SANTOS, 1996a); (SANTOS, 1996b), etc.;

 

3.2 - Quando não houver informações sobre as referências, utilizar “s.n.”, “s.l.” e “s.d.” para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco (sem o local de edição) e sine data (sem referência de data);

 

3.3 - As notas de rodapé devem ser utilizadas apenas para informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar 5 linhas, em fonte Verdana tamanho 9, espaçamento simples;


4 - Os artigos serão acompanhados de resumo (no idioma do artigo: português ou espanhol) de no máximo 10 linhas e três palavras-chave. Deverá constar também de abstract e de três keywords.

 

5 - O título do artigo será escrito no idioma original (português ou español) e em inglês (localizado logo abaixo do título original).

 

6 - Dados de identificação de autoria e instituição de vínculo são EXCLUSIVOS dos metadados (não identificar a autoria no artigo). Informar nos metadados: nome completo, instituição de origem e enderço e-mail

 

7 - As resenhas terão a extensão de no máximo 15 mil caracteres (aproximadamente 6 páginas) e deverão ser um comentário crítico-teórico ao livro do autor, e não somente a sua descrição. Deverão abordar obras publicadas nos últimos 5 anos.

 

8 - Todos os trabalhos devem ser encaminhados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas -  SEERATENÇÃO: ao se cadastrar no sistema, marcar as opções de usuário como LEITOR e AUTOR (sem esta indicação de AUTOR, não será possível enviar o artigo);

 

9 - Os arquivos serão encaminhados em formato "Word" ou similar (que permita editar o arquivo para padronização final da formatação), com a identifação do volume e número da edição).

 

10 - Todas as imagens utilizadas devem estar inseridas no próprio texto, numeradas e referenciadas, bem como indicada a sua origem (autor, instituição, ano etc.). O autor deve apontar, no texto, a localização das imagens. A verificação quanto ao direito de usos da imagem, caso necessário, é de responsabilidade dos autores.

 

11 - Todos os textos (excluindo-se traduções e resenhas) serão submetidos a pareceristas, sejam eles membros do conselho editorial, do conselho consultivo ou, em determinados casos, pareceristas ad hoc. A decisão final quanto à oportunidade da publicação das contribuições recebidas cabe ao Conselho Editorial.

 

12 - É de total responsabilidade dos autores a revisão ortográfica e/ou gramatical, bem como a adequação formal de acordo com as normas acadêmicas viegentes. (ABNT NBR 6023, 6028 E 10520). O Mecanismo Online de Referências pode auxiliar na formatação: http://www.more.ufsc.br/

 

13 - O autor, no momento da submissão do seu trabalho, está ciente e concorda com todas as regras acima.

 

14 - ATENÇÃO: artigos e demais trabalhos que não atendam a estas orientações serão arquivados, e o autor deverá fazer uma nova submissão com a devida formatação. Somente após o recebimento segundo estas normas o artigo será encaminhado para avaliação de pareceristas.

 

15 - O periódico recebe artigos nos idiomas: português e espanhol.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor", inclusive quando se tratar de original publicado anteriormente em Anais de eventos.

  2. O arquivo da submissão está em formato "word" ou outro editor de textos compatível.
  3. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  4. É de total responsabilidade dos autores a revisão ortográfica e/ou gramatical, bem como a adequação formal de acordo com as normas acadêmicas vigentes (ABNT NBR 6023, 6028 e 10520). É de responsabilidade exclusiva do autor eventuais problemas jurídicos de direito autoral para o caso de uso indevido e sem autorização de imagem, texto e outros. A Revista URBANA não será responsabilizada pelo uso indevido.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página: Sobre a Revista. Em caso contrário, será arquivado.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Indicar o dossiê para o qual se destina a submissão no item "Comentários para o editor". Indicar se a contribuição seguirá para o Dossiê (DOS), os artigos (ART) ou as resenhas (RES).
 

Declaração de Direito Autoral

Autores e autoras deste periódico aceitam integralmente, no momento do envio de suas contribuições, as condições da política editorial da revista Urbana:

cada autor(a) mantém os direitos autorais e concedem à revista Urbana o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Revista Urbana foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.