Resenhas

A Submissão de Resenhas deve ser feita exclusivamente pelo site da revista e estar de acordo com as seguintes diretrizes:

A resenha deve tratar de livros publicados originalmente em português ou em língua estrangeira nos últimos 3 (três) anos. Caso o livro tratado seja uma tradução para o português de um livro estrangeito, a resenha deverá comentrar não apenas o livro original, mas também a tradução. As informações sobre o livro, tais como título, autoria, editoria, ano de publicação e etc., devem ser incluídas no arquivo submetido.

A Dissonância disponibiliza uma lista de lançamentos e sugestões de resenha.

A resenha deve vir acompanhada da referência completa do livro que foi resenhado. Isso inclui o nome do livro, o nome dos autores e tradutores, o número de páginas, a editora, o ano de publicação e etc.

A resenha deve abordar criticamente o livro em questão, apontando a importância do livro pra o debate local ou internacional.

Os livros resenhados devem se relacionar com o escopo da revista.

As resenhas submetidas para a seção livre devem se enquadrar ao Foco e Escopo da revista. No entanto, se houver dúvida por parte dos autores em relação a esse enquadramento e se todas as outras diretrizes já foram cumpridas, recomenda-se realizar a submissão para que os editores possam avaliar o enquadramentro do resenha.

As resenhas submetidas à seção temática devem se enquadrar ao tema e a proposta da chamada escolhida e estar dentro do prazo determinado por ela. Por isso é recomendado checar as chamadas temáticas que estão ativas. Em caso de dúvida sobre o enquadramento da resenha, recomendamos proceder como informado no item anterior.

A resenha pode ser escrita em português, espanhol ou inglês e deve ter um título.

A resenha deve ser submetida em um arquivo no formato ".odt" (Libreoffice), ".doc" ou ".docx" (Microsoft Office).

A resenha deve ter entre 7.000 e 10.000 caracteres, excluindo espaços e referências bibliográficas.

A resenha deve seguir as normas de formatação informadas no site da revista. Para isso recomendamos ao autoreschecar as normas para o corpo do texto, citações e referências bibliográficas.

A lista de referências bibliográficas citadas ao longo da resenha é obrigatória. Ela deve constar no final do artigo e seguir as normas de formatação para referências bibliográficas destacadas no site.

A resenha não deve conter resumos ou palavras-chave.

Recomenda-se o uso mínimo de notas de rodapé