Diretrizes gerais

A Dissonância aceita submissões independentemente da titulação do(as) autor(as), desde que a contribuição se enquadre no escopo temático da revista. A Dissonância não cobra taxas do(as) autor(as), seja para a submissão, avaliação ou publicação dos artigos.

As submissões podem ser feitas tanto para a seção livre quanto para a seção temática da revista. Essas seções funcionam de maneiras diferentes. A seção livre segue o fluxo contínuo  e, por isso, aceita submissões ao longo de todo o ano, ininterruptamente. As seções temáticas funcionam por meio de chamadas com durações específicas; deste modo, para enviar submissões às seções temáticas é necessário checar no site quais chamadas estão abertas.

O material submetido, seja ele um artigo, uma resenha ou uma tradução, deve estar de acordo com as normas de formatação de corpo do texto, citações e referências bibliograficas presentes no site da revista. O material que estiver fora dessas normas será devolvido para o(a) submissor(a) .

São aceitas submissões em português, espanhol e inglês.

O nome do submissor ou da submissora não deve constar no material submetido, para que a autoria não possa ser identificada durante a leitura do manuscrito. Em caso de dúvidas, consultar, por favor, as instruções  disponíveis em Garantindo o Blind Review.

O material submetido deve ser original e inédito e não deve estar em avaliação para a publicação em outro veículo. Por isso, o submissor ou a submissora deverá se comprometer a não submeter o mesmo trabalho a outro veículo antes do processo de avaliação editorial da Dissonância estar completo.

Antes de enviar uma submissão, os editores solicitam a leitura da página com as informações e normas específicas à subimissão de artigos, resenhas e traduções. Essas páginas estão no item "Submissões" do menu de navegação do site da revista.

Para iniciar uma submissão é necessário primeiramente criar um cadastro no website da revista, que utiliza o OJS (Online Journal System). Assim que o cadastro estiver pronto é só clicar no botão "Enviar submissão", presente no menu do usuário cadastrado, e seguir as etapas indicadas pelo site até o fim. Como o OJS não está otimizado para a maioria de navegadores mobiles, recomendamos configurar o navegador para visualizar as páginas do site como desktop.

O(as) autor(as) que tiver(am) um artigo publicado em algum volume da revista somente poderão retornar a publicar artigos em um volume da Dissonância 1 ano e meio (567 dias) depois de sua última publicação. Um mesmo autor ou autora também não poderá ter uma resenha e um artigo publicados no mesmo volume. As traduções podem ser publicadas livremente. Após passar por processo editorial da Dissonância que resulte em recusa, um mesmo manuscrito não pode ser novamente submetido para avaliação da revista.