Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista RURIS - Revista do Centro de Estudos Rurais - UNICAMP?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Contribuições enviadas para a RURIS devem seguir as seguintes normas:

  1. Serão publicados resenhas, traduções e artigos e/ou ensaios inéditos em língua portuguesa e espanhola que cumpram com os procedimentos aqui especificados.

  1. Todos os trabalhos devem ser encaminhados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER.

  1. Deverão obedecer ao sistema de citação autor-data, 25 (vinte e cinco) laudas (incluindo imagens e bibliografia), apresentando a seguinte formatação: fonte Arial; tamanho 12; entrelinha 1,5; margens: superior = 3.0 / inferior = 2.5 / laterais = 3.0.

  1. Excluir as informações institucionais e nome de autores do arquivo. Dados de identificação de autoria e instituição de vínculo são EXCLUSIVOS dos metadados. Informar nos metadados: nome completo, instituição de origem, endereço e-mail, URL para o Lattes ou similar, ORCID (ver orientações abaixo).

  1. Notas devem aparecer em tamanho 10 (dez) ao final de cada página, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato entre parênteses: sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação, páginas, conforme o exemplo: (WEBER, 1977, p. 160-162).

  1. Referências bibliográficas ao final (com subtítulo: Referências), listadas em autor-data, iniciando, no caso de mais de uma obra de um mesmo autor, pela data mais antiga de publicação.

Importante: a lista de referências deve também ser copiada nos metadados do artigo, no momento da submissão.

  1. Traduções devem vir acompanhadas da respectiva autorização do autor do artigo e/ou do periódico.

  1. As resenhas devem conter entre 3 (três) e 5 (cinco) laudas, e o livro resenhado deverá ter sido publicado (ou reeditado) no máximo até três anos, no caso de edição nacional, e no máximo cinco anos, no caso de edição estrangeira.

  1. Cada artigo deverá conter o título e resumo no idioma do artigo e em inglês (abstract), com 100 (cem) palavras e, no máximo, 4 (quatro) palavras-chave no idioma do artigo e inglês (key words). Deverá constar também de resumen e tres palabras-clave e de abstract e de três keywords. Inserir resumo/palavras-chave/abstract/keywords nos metadados.

  1. Os arquivos serão encaminhados em formato que permita editar o arquivo para padronização final da formatação.

  1. Todas as imagens utilizadas devem estar inseridas no próprio texto, numeradas e referenciadas, bem como indicada a sua origem (autor, instituição, ano etc.). A localização das imagens deve ser apontada no texto. A verificação quanto ao direito de usos da imagem, caso necessário, é de responsabilidade dos autores.

  1. É de total responsabilidade dos autores a revisão ortográfica e/ou gramatical, bem como a adequação formal de acordo com as normas acadêmicas vigentes. (ABNT NBR 6023, 6028 e 10520).

  1. O Mecanismo Online de Referências pode auxiliar na formatação: http://www.more.ufsc.br/, bem como a publicação: SANTOS, Gildenir Carolino. Percurso científico: guia prático para elaboração da normatização científica e orientação metodológica. Campinas-SP: Arte Escrita, 2012, tamém acessível online pelo sistema de Bibliotecas da Unicamp (disponível em: https://issuu.com/revistaetd/docs/percurso).

  1. Exemplo nas referências bibliográficas:

Livro

WOLF, Eric R. Sociedades camponesa. 1a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

Coletânea

GROSSI Miriam; MOTTA, Antonio; CAVIGNAC, Julie Antoinette (Org.). Antropologia francesa no século XX. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editor Massangana, 2006.

Capítulo de livro

PONTES, Heloisa. Elias, renovador da ciência social. In: WAIZBORT, L. (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo: Edusp, 2001, p. 17-36.

Artigo em periódico

BERGAMASCO, Sonia. A realidade dos assentamentos por detrás dos números. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 31,p. 37-50, set./dez. 1997.

Monografias, dissertações e teses acadêmicas

ROSA, Marcelo. O engenho dos movimentos: reforma agrária e significação social na zona canavieira de Pernambuco. 2004. Tese (Doutorado) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Home page 

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ISSN: Número Nacional Normatizado para Publicações Seriadas. Brasília: IBICT/Ministério da Ciência e Tecnologia, maio 2002. Disponível em <http://www.ibict.br/>. Acesso em 3 fev. 2017.


Atenção: artigos, traduções e resenhas que não atendam a estas orientações, serão rejeitados, devolvidos ao autor para ajuste e reenvio pela "submissão ativa" com a devida formatação.

  1. O autor, no momento da submissão do seu trabalho, está ciente e concorda com todas as regras acima.

Observações:

MANTER SUBMISSÃO ATIVA:

  • Caso seja necessário parar a submissão para ajustes no original, clique em cancelar e após a revisão reinicie a submissão, clicando em “submissão ativa”. Ao longo de todo o processo editorial, o autor deverá acompanhar e atuar sempre sobre a "submissão ativa", a fim de evitar duplicidades de arquivos.


CADASTRO NO ORCID

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da RDBCI tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.


O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID gratuitamente. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Passo a passo para criação do ORCID.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.