Foco e Escopo

Missão 

Publicar trabalhos inéditos vinculados à temática rural, em abordagens ligadas à Antropoliga, à Ciência Política, à Sociologiaà História, à Economia e à Geografia. 

Escopo

Publicar trabalhos e pesquisas produzidos em contextos nacionais e internacionais que envolvam atores, instituições e situações relacionados ao mundo rural, abordando tanto questões relativas às dinâmicas dos processos históricos referidos ao mundo rural, quanto temas e as questões que emergem dos processos sociais contemporâneos. 

A revista comporta um arco temático substantivo composto por etnografias referentes a processos de sociabilidade e identitários no mundo rural, relações de produção e trabalho, análises de políticas públicas, estudos sobre movimentos sociais e sobre o Estado.   

Público alvo

Estudantes, professores e pesquisadores ligados ou interessados na área.

 



Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos submetidos à revista Ruris são submetidos à avaliação duplo-cega realizada por pares com produção relevante na área tematizada em cada artigo.  

Ruris apenas publica artigos e resenhas aprovados integralmente pelos pareceristas, casos de impasse na avaliação são resolvidos com a submissão à uma terceira avaliação, nos mesmos moldes descritos acima. 

Além de artigos avulsos, a revista também publica dossiês organizados por professores e pesquisadores convidados. Os critérios de avaliação dos artigos que compõem o dossiê seguem os mesmos procedimentos descritos acima. 

Os artigos podem ser publicados em português ou espanhol.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Ruris é uma publicação semestral do Centro de Estudos Rurais (Ceres), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publica trabalhos produzidos em contextos nacionais e internacionais que envolvam atores, instituições e situações relacionados ao mundo rural, abordando tanto questões relativas às dinâmicas dos processos históricos referidos ao mundo rural, quanto temas e as questões que emergem dos processos sociais contemporâneos.