A construção de um “outro Século”

milenarismo e Imaginário no movimento Do contestado

Autores

  • Márcia Janete Espig Universidade Federal de Pelota

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n7.486

Palavras-chave:

Milenarismo, Imaginário

Resumo

A data é dezembro de 1913, e o local, o interior dos sertões catarinenses, um lugarejo chamado Taquaruçu. Um grupo de pessoas, reunidas desde o mês de outubro, dispõe-se a aguardar a ressurreição de um líder religioso, morto em combate contra forças legais, um ano antes. O ajuntamento cresce pouco a pouco, causando temores entre as autoridades locais. Um padre, bastante respeitado na região, vai ao encontro do grupo, com a missão de dispersá-lo pacificamente.

Biografia do Autor

Márcia Janete Espig, Universidade Federal de Pelota

Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2008)

Referências

BACZKO, Bronislaw, 1991. Los imaginários sociales - memorias y esperanzas coletivas.Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión.

BOURDIEU, Pierre, 1990. Coisas ditas. São Paulo, Brasiliense.

CARVALHO, Fernando Setem-brino de, 1916. “Relatório apresentado ao General de Divisão José Caetano de Faria, Ministro da Guerra”. Rio de Janeiro: Imprensa Militar.

CHARTIER, Roger, 1990. A história cultural - entre práticas e re-presentações. São Paulo: Difel.

COHN, Norman, 1981. Na senda do milênio - milenaristas revolucionários e anarquistas místicos da Idade Média. Lisboa: Editorial Presença.

D’ASSUMPÇÃO, Herculano Teixeira, 1917. A campanha do Contestado (as operações da Columna do Sul). Belo Horizon-te: Imprensa Oficial, vol. I .

DERENGOSKI, Paulo Ramos, 1987. Os rebeldes do Contestado – a saga dos caboclos expulsos pela ferrovia da Soutehrn Lumber Corporation em Santa Catarina e Paraná. Porto Alegre: Tchê!

ESPIG, Márcia Janete, 1998. “A presença da gesta carolíngia no movimento do Contestado”. Dissertação de Mestrado em História. Departamento de História. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

GUIMARÃES, Alba Zaluar. 1986. “Os movimentos “messiânicos” brasileiros: uma leitura”. In: BIB - o que se deve ler em Ciências Sociais no Brasil, v. 1, n° 1 a 10.

MENEZES, Eduardo Diatahy de. 1992/1993. “O imaginário popular do sertão: rumos para uma pesquisa em antropologia histórica”. In: Revista de Ciências Sociais, XXIII / XXIV, nº 1 e 2.

ORO, Ari Pedro. 1988. “Messianismo, milenarismo e religiosidade popular”. In: Revista de Ciências Sociais, v. 2, nº1.

PEREIRA DE QUEIROZ, Maria Isaura, 1977. O messianismo no Brasil e no mundo. São Paulo: Alfa-Ômega.

Downloads

Publicado

18-05-2023

Como Citar

Janete Espig, M. (2023). A construção de um “outro Século”: milenarismo e Imaginário no movimento Do contestado. História Social, (7), 85–97. https://doi.org/10.53000/hs.n7.486

Edição

Seção

Dossiê