Um panorama sobre as mudanças técnicas e as transformações de sensibilidade nas fotografias de guerra entre 1854 e 1938

Autores

  • Erika Zerwes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n22/23.1208

Palavras-chave:

Regimes de visualidade, Fotografia de guerra, Fotojornalismo

Resumo

Este artigo intenta traçar um panorama das modificações técnicas e de sensibilidades – do olhar, da estética, de um regime de visualidade – que ocorreram entre as primeiras experiências de registrar guerras por meio da fotografia. Parte-se de Roger Fenton na Guerra da Criméia, indo até a Guerra Civil Espanhola, com Robert Capa – que foi considerado pela revista inglesa como o “maior fotógrafo de guerra do mundo” em 1938.

Biografia do Autor

Erika Zerwes, Universidade Estadual de Campinas

Pós doutorado pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

Referências

BECK, Tom.David Seymour (Chim) . London: Phaidon Press, 2005.

CLARKE, Graham.Alfred Stieglitz . London, New York: Phaidon, 2006.

FREUND, Gisèle. La Fotografía Como Documento Social. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.

FRIZOT, M. (ed).The New History of Photography . Köln: Köneman, 1998.

GOLDBERG, Vicki.The Power of Photography, how photographs changed our lives. New York: Abbeville Press, 1991.

HOOD, Robert E.12 At War, Great photographers under fire. New York: G. P. Putnam’s Sons, 1967.

HÜPPAUF, Bernd. “Experiences of Modern Warfare and the Crisis of Representation”. New German Critique , nº 59 (spring – summer, 1993).

LEMAGNY, Jean-Claude; ROUILLE, Andre (ed). Histoire de la Photographie. Paris: Larousse, 1998.

LEWINSKI, Jorge.The Camera at War: a history of war photography from 1848 to the present day. London: Octopus Books, 1986.

MORRIS, John G.Get The Picture, A personal history of photojournalism. Chicago and London: University of Chicago Press, 2002.

NEWHALL, Beaumont. The History of Photography. New York: The Museum of Modern Art, 1982.

RITCHIN, Fred. Close Witnesses, The involvement of the photojournalist. In: FRIZOT, M. (ed). The New History of Photography. Köln: Köneman, 1998.

TRACHTENBERG, Alan.Reading American Photographs, images as history, Mathew Brady to Walker Evans. New York: Hill and Wang, 1989.

WHELAN, Richard. ¡Esto Es La Guerra! Robert Capa en acción. Barcelona, New York, Göttingen: Museu Nacional d’Art de Catalunya /International Center of Photography / Steidel, 2009.

Downloads

Publicado

02-07-2013

Como Citar

Zerwes, E. (2013). Um panorama sobre as mudanças técnicas e as transformações de sensibilidade nas fotografias de guerra entre 1854 e 1938. História Social, (22/23), 197–215. https://doi.org/10.53000/hs.n22/23.1208

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)