Carlos V e Tiziano

a construção da imagem imperial por meio de retratos

Autores

  • Isabel Hargrave Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n22/23.1207

Palavras-chave:

Retrato de corte, Tiziano, Carlos V

Resumo

Entre 1530 e 1550 o pintor Tiziano Vecellio e o imperador Carlos V desenvolveram uma das relações de mecenatos mais frutíferas do século XVI. Em duas ocasiões, com quinze anos de separação entre elas, Tiziano pintou quatro retratos de Carlos V, através dos quais foi capaz de criar a representação do poder imperial, e de transmitir à posteridade a imagem de Carlos V, tal como a conhecemos hoje. Ao traduzir em imagem o concetto do imperador em sua dupla função, como militar e como governante civil, Tiziano criou tipologias que seguiram como modelo de retratos nos séculos seguintes, como o retrato de corpo inteiro e o retrato equestre.

Biografia do Autor

Isabel Hargrave, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas. Doutoranda na University of Delaware. 

Referências

BEYER, Andreas.Portraits: a history . New York: Abrams books, 2003.

BUESCU, Ana Isabel. “Corte, poder e utopia: o Relox de Príncipes (1529) de Fr. Antonio de Guevara e a sua fortuna na Europa do século XVI”, In:. n. 8, 2009, pp.69-101.

CAMPBELL, Lorne. Portrait Renaissance: european portrait-painting in the 14th, 15th and 16th centuries. New Haven and London. Yale University Press, 1990.

CASTELNUOVO, Enrico. “Fortuna e vicissitudini del ritratto cinquecentesco”, In: Tiziano e il ritratto di corte, da Raffaello ai Carracci (CAT.) Napoli: Electa, 2006. pp.28-35.

CAVALCASELLE, G. B., CROWE, J. The Life and Works of Titian. Londres, 1877.

CHECA, Fernando,Tiziano y la monarquia hispanica: usos y funciones de la pintura veneciana em España (siglos XVI y XVII), Madrid: Nerea, 1994.

DOLCE, Lodovico,Dialogo dei Colori . Carabba Editore Lanciano. 1913.

FLETCHER, Jennifer. “ ‘La sembianza vera’. I ritratti di Tiziano”, In:Tiziano e il ritratto di corte, da Raffaello ai Carracci (CAT.) Napoli: Electa, 2006. pp.36-50.

FREEDMAN, Luba.Titian’s Portraits Through aretino’s Lens . Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press, 1995.

GUEVARA, VALDÉS, VIVES, SAAVEDRA FAJARDO, GRACIÁN. Moralistas Castellanos. Estudio Preliminar de Ángel del Río. Cidade de México:

Editorial Oceano, 1999.

HOPE, Charles. “Titian as a court painter”, in: Oxford Art Journal , vol. 2, Art and Society (Apr. 1979), pp.7-10;

HOPE, Charles. Titian , London: Chaucer Press, 2003.

Horloge des Princes (L’), Verbete do LAFFONT-BOMPIANI,Dictionnaire des Oeuvres de tous les temps et tous les pays, Vol. III, 1968.

JEDIN, Hurbert.Breve Historia de los Concilios . Trad.Alejandro Ros. Barcelona: Editorial Herder, 1960.

JENKINS, Marianna. “The State-Portrait: Its Origin and Evolution by Marianna Jenkins”. Reviewed by D. T. Piper. The Burlington Magazine, Vol. 90, N. 547 (Oct., 1948), p.302.

MANCINI, Matteo. Tiziano e le Corti d’Asburgo nei Documenti degli Archivi Spagnol. Venezia: Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti, 1998.

MARQUES, Luiz. “From Charles V Restitutor Artis to Philip II’s Museo celebratissimo. The Italian Renaissance Art History according to Giovanni Paolo Lomazzo”. Texto inédito cedido pelo autor, a ser publicado na Revista Figura em julho de 2012.

PALLUCCHINI, R. Tiziano. Florença, 1969. 2 vol.

POMMIER, Edouard. “Consideratións marginales à propos du Pouvoir en face”, In:Titien, le pouvoir en face . Musée du Luxembourg. Paris, 2007. pp.15-24.

REDONDO, Augustin.Antonio de Guevara (1480?-1545) et l’Espagne de son temps: de la carrière officielle aux oeuvres politico-morales. Genève:Librairie Droz, 1976.

TIETZE, Hans. Titian: the paintings and drawings with three hundred illustrations. 2ed. London: Phaidon. 1950. (1ed. 1936).

ULLOA, Alfonso de.Vita dell’invittissimo e sacratissimo imperatore Carlo V. Veneza: dalla bottegha d’Aldo Manuzio, 1575.

VASARI, Giorgio.Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architett. Roma: Grandi Tescabili Economici Newton, 1993.

WARNKE, Martin. O artista da Corte – os antecedentes dos artistas modernos. São Paulo: Edusp, 2001.

WHETEY, H. E. The Paintings of Titian. Londres, 1975. 3 vol.

Downloads

Publicado

02-07-2013

Como Citar

Hargrave, I. (2013). Carlos V e Tiziano: a construção da imagem imperial por meio de retratos. História Social, (22/23), 167–196. https://doi.org/10.53000/hs.n22/23.1207