Machado de Assis e o seu convite à leitura do Jornal das Famílias

Autores

  • Daniela Magalhães da Silveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n22/23.1202

Palavras-chave:

Machado de Assis, Jornal das Famílias, Leitura

Resumo

Machado de Assis publicou vários contos, entre 1864 e 1878, numa revista de moda e literatura, denominada Jornal das Famílias. Sua participação naquelas páginas foi marcada pela necessidade de corresponder às expectativas de um editor cioso pela manutenção da revista e de um público que variava entre pais cautelosos e jovens mocinhas. Enquanto os primeiros tentavam vigiar aquilo que suas filhas liam, as outras pareciam mais interessadas pelas movimentadas tramas, protagonizadas por personagens femininas imaginativas, e que invertiam a ordem social na qual estavam submetidas. Este artigo tem como objetivo principal analisar os espaços oferecidos por Machado de Assis aos seus leitores e leitoras, bem como a importância dada pelo literato para a leitura, como prática de formação feminina.

Biografia do Autor

Daniela Magalhães da Silveira, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

BROCA, Brito. “Entre a política e as letras”. In:Machado de Assis e a política. São Paulo: Polis, 1983.

CHARTIER, Roger. A história cultural –Entre práticas e representações. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

EL FAR, Alessandra. Páginas de sensação: literatura popular e pornográfica no Rio de Janeiro (1870-1924). São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

GRANJA, Lúcia. “Novas Confissões sobre um conto polêmico de Machado de Assis”. Machado de Assis em linha . N. 1. Junho de 2008.

MAGALHÃES Júnior, Raimundo. Machado de Assis: Vida e obra. Rio de Janeiro: Record, 2008. v. 1.

MASSA, Jean-Michel. Dispersos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: INL, 1965.

PEREIRA, Cilene Margarete. Jogos e cenas do casamento: construção e elaboração das personagens e do narrador machadianos em Contos Fluminenses e Histórias da Meia-noite. Tese de doutorado em Teoria Literária, Unicamp, 2008

SILVEIRA, Daniela Magalhães da. Contos de Machado de Assis: leituras e leitores do Jornal das Famílias. Dissertação de mestrado em História, Unicamp, 2005.

_________. Fábrica de contos: literatura e ciência em Machado de Assis. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

Downloads

Publicado

02-07-2013

Como Citar

Silveira, D. M. da. (2013). Machado de Assis e o seu convite à leitura do Jornal das Famílias. História Social, (22/23), 41–60. https://doi.org/10.53000/hs.n22/23.1202