Sagrado ou profano?

a festa de todos os santos na comunidade quilombola de Jurassaca, Tracuateua - PA

Palavras-chave: Sagrado, Profano, Festa de todos os santos, Comunidade quilombola, Jurassaca

Resumo

Este ensaio fotográfico, que está baseado na antropologia visual, narra a Festa de Todos os Santos, manifestação cultural- religiosa tradicional, que acontece na comunidade quilombola de Jurussaca, Tracuateua-PA. Essa Festa surgiu devido a uma promessa feita por um morador da comunidade: com o temor de que os homens da comunidade fossem para a guerra Seu Bibiano prometeu, caso não fossem, faria uma festa em homenagem a Todos os Santos, festa essa que acontece até os dias atuais (2014).

Biografia do Autor

Giselle da Silva Silva, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia da Universidade Federal do Pará. Sim 

Francisco Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Biologia Ambiental, com ênfase em Biologia de Organismos da Zona Costeira Amazônica, pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental da Universidade Federal do Pará. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia da mesma universidade.

Jair Francisco Cecim da Silva, Universidade Federal do Pará

Professor Doutor da Faculdade de Letras, Universidade Federal do Pará.

Referências

SILVA, Jair Francisco Cecim da. O português afro-indígena de Jurussaca/PA: revisitando a descrição do sistema pronominal pessoal da comunidade a partir da textualidade. Tese de Doutorado, Programa de Filologia e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo, Brasil, 2014.

SILVA, Isaac Coriolano da; SILVA, Anieres Barbosa da. O tempo sagrado da festa profana: reflexões sobre a Festa das Neves na cidade de João Pessoa‐PB. Revista OKARA: Geografia em debate, v.7, n.1, p. 165-185, 2013.

PEREIRA, Teresa Matos. O Sagrado e o Profano na obra de Paulo Kapela ou a dialética da Criação como processo artístico. Revista :Estúdio, Artistas sobre Outras. Vol. 5 (10): 20-27, 2014.

Publicado
2020-12-15
Como Citar
da Silva Silva, G., Pereira de Oliveira, F., & Cecim da Silva, J. F. (2020). Sagrado ou profano?. PROA Revista De Antropologia E Arte, 2(10), 211-226. Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/4123
Seção
Ensaios (Áudio) Visuais