Arte, Arquitetura e Design

Palavras-chave: Dossiê, Arte, Arquitetura, Design

Resumo

O ano de 2019 foi marcado por uma ostensiva marcha contra a ciência e a educação brasileira. O descaso e a omissão do atual governo nos obrigam a começar esse texto chamando atenção para os riscos que a guerra travada contra professores e pesquisadores traz para o presente e o futuro da ciência em nosso país e, por extensão, para a melhoria da qualidade de vida da população e para a ampliação da cidadania.  Mas nem tudo foi perdido em 2019.  O ano marca também uma década de existência da Proa: Revista de Antropologia e Arte. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, concebida como um fórum de divulgação de pesquisas e, a um só tempo espaço, de formação de futuros cientistas sociais, ela é uma empreitada dos alunos de mestrado e doutorado.  Ao longo desses dez anos, a revista se firmou no cenário nacional como uma publicação voltada para o diálogo e o entrelaçamento da antropologia aos aportes teóricos de outras disciplinas na investigação das dinâmicas sociais acopladas às formas expressivas e à produção artística.

A demonstração desse vigor pode ser entrevista no perfil dos autores que integram o dossiê Arte, Arquitetura e Design, provenientes da sociologia, da arquitetura, do design e da antropologia. Essa diversidade profissional e de formação dá tônus aos enquadramentos escolhidos por eles para o escrutínio dos nexos sociais, simbólicos e materiais presentes nesses três universos.

Biografia do Autor

Heloísa Pontes, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular do Departamento de Antropologia da Unicamp. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela Stanford University (2002), livre-docente pela Unicamp (2008). Pesquisadora do Pagu, Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp, bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq . É membro do Comitê Acadêmico de Ciências Humanas da Fapesp (a partir de agosto de 2014).

Nathanael Araújo, Universidade Estadual de Campinas e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Sou graduado em licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Atualmente curso o doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU) e ao Ateliê de Produção Simbólica e Antropologia (APSA). Trabalho no campo da Antropologia Urbana, Antropologia da Arte, Sociologia dos Intelectuais e História Social da Edição, Desenvolvo pesquisas sobre cultura letrada, mercado editorial, mercado de arte, produção arquitetônica das cidades e aspectos de raça, gênero e sexualidade em manifestações artísticas contemporâneas.

Referências

Arte, Arquitetura e Design
Publicado
2019-12-15
Como Citar
Pontes, H., & Araújo, N. (2019). Arte, Arquitetura e Design. PROA Revista De Antropologia E Arte, 2(9), 13 - 17. Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3969