Paz, justiça, liberdade e glitter

  • Vanessa Sander Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Fotografia, Prêmio Mariza Corrêa de Antropologia Visual

Resumo

Paz, Justiça, Liberdade e Glitter mostra cenas da primeira Parada LGBT acontecida dentro da Penitenciária masculina de São Joaquim de Bicas, em 2018. Essa instituição abriga, desde 2009, a primeira Ala LGBT do sistema prisional de Minas Gerais, onde ficam abrigados em um pavilhão anexo qualquer detento ou detenta que opte por firmar uma autodeclaração em que se identifique como travesti ou homossexual. O ensaio está vinculado ao curso de uma pesquisa que se debruça sobre as dinâmicas de criminalização e encarceramento de travestis e transexuais, tendo como um de seus lugares-chave (Lins França, 2010) esse espaço específico da unidade penitenciária.

Biografia do Autor

Vanessa Sander, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2012/2. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Unicamp. Doutoranda no Programa de Ciências Sociais da Unicamp.

Publicado
2019-12-15
Como Citar
Sander, V. (2019). Paz, justiça, liberdade e glitter. PROA Revista De Antropologia E Arte, 2(9), 320 - 325. Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3872