A presença da colonialidade na constituição de grades curriculares dos cursos de graduação em música de instituições de ensino superior da América Latina e Caribe
Resumo
O presente artigo busca evidenciar a presença da colonialidade no ensino superior musical Latino Americano. Foram recolhidos dados de Universidades hispano-latino americanas e analisadas suas grades curriculares. Com base na análise, pode-se notar semelhanças entre estes cursos, que comprovam a perpetuação da colonialidade, como a reprodução naturalizada do saber musical eurocêntrico e a exclusão de outros saberes, e a implicitação da música erudita como meio pertinente de estudo e prática musical. Com base bibliográfica sobre decolonialidade e colonialidade, o artigo visa refletir como o ensino superior posiciona-se ao representar a educação musical, questionando a possibilidade de abertura à coexistência de diversas manifestações musicais no meio, partindo de um olhar decolonial.
Referências
AHARONIÁN, C. Música, educación, sociedad. Conferência editada no 10º seminário do FLADEM, São Paulo, 2004.
ESPERIDIÃO, N. Educação profissional: reflexões sobre o currículo e a prática pedagógica dos conservatórios. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 7, 69-74, set. 2002.
GROSFOGUEL, R.; MIGNOLO, W. Intervenciones Descoloniales: una breve introducción. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9: 29-37, julio-diciembre 2008.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, cultura y conocimiento en América Latina (Análisis). In: Ecuador Debate. Descentralización : entre lo global y lo local, Quito : CAAP, (no. 44, agosto 1998): pp. 227-238.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Edgardo Lander (comp.) CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina. Julio de 2000. p. 246.
SHIFRES, F.; GONNET, D. (2015). Problematizando la herencia colonial en la educación musical. Epistemus, 3(2), 51-67.
SHIFRES, F,; ROSABAL-COTO, G. Hacia una educación musical decolonial en y desde Latinoamérica. RIEM, Revista Internacional de Educación Musical. 2017, Ed nº5, p. 85.
Licença Crative Commons (CC-BY) https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/