Asadoya Yunta

da resistência ao amor pelo colonizador

  • Gabriela Shimabuko Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Apropriação cultural, Colonialismo, Okinawa, Línguas de Ryukyu

Resumo

Músicas folclóricas comumente expressam sentimentos generalizados entre aqueles que as criam e interpretam: ora transmitem o espírito de celebrações e rituais, ora articulam sofrimento e resistência política. Asadoya Yunta, das ilhas Yaeyama (Okinawa), é um exemplo de insatisfação popular para com as empreitadas colonizadoras conduzidas pelo Japão, particularmente no século XIX; mas, quando é traduzida para o japonês, a temática anticolonialista desaparece, dando lugar a uma canção de amor, inofensiva em seu conteúdo. Assim, este trabalho procura demonstrar, através do estudo de caso de Asadoya Yunta, como a retirada de elementos contextuais de textos criativos serve um propósito estratégico em relações de poder assimétricas, esvaziando o texto de sentido e despolitizando seu significado.

Biografia do Autor

Gabriela Shimabuko, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduanda de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

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Publicado
2020-08-18
Como Citar
Shimabuko, G. (2020). Asadoya Yunta. PROA Revista De Antropologia E Arte, 1(10), 86-100. Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3455