Um recorte da música japonesa na Exposição Universal de 1900

  • Mateus Bruno Hayasaka Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Exposição Universal, Oriente, Música japonesa

Resumo

O interesse ocidental pela música japonesa através do Exotismo em Madama Butterfly de Puccini e outros foi estendido para as Exposições de 1889 e 1900 em Paris que viabilizaram o primeiro contato em larga escala da música oriental no ocidente. Este trabalho discorre sobre esta ocorrência na Exposição de 1900, procurando analisar como a música japonesa, ainda sem traços de ocidentalização, foi percebida, identificada e assimilada pelo ouvinte ocidental.

 

Biografia do Autor

Mateus Bruno Hayasaka, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado
2020-08-18
Como Citar
Hayasaka, M. B. (2020). Um recorte da música japonesa na Exposição Universal de 1900. PROA Revista De Antropologia E Arte, 1(10), 37-50. Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3444